MAÇONARIA DO GOB-SC UM NOVO PERFIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Advertisements

Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Entrevista Motivacional
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Para contratação de empresas:
O Aluno a Distância.
SESSÃO SE FORMAÇÃO NÍVEL III
Programa aluno pesquisador
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
Voto e cidadania.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Frequência.
O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2013
Leblon Fitness Networking
Aula 2- Elaboração de Questionários
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500 ANO ROTÁRIO
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Questionário Sociolinguístico
O Uso Pedagógico do Blog
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
As origens dos problemas de comunicação
Disciplina: Prática Profissional II
Empreendedorismo pode ser aprendido
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
COMO INICIAR UM NÚCLEO Ouvi falar da ABU/ABS achei a ideia legal e quero muito participar, mas na minha universidade não tem núcleo e não tenho ideia de.
Relacionamento e Postura do (a) Secretário (a) no Clube
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
UM NOVO TEMPO TRG Tecnologia 12/06/2014. Todos temos o mesmo objetivo Ser Feliz Ter estabilidade Ter tempo para ser Feliz O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
Manual da Organização.
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Uma boa remuneração? Um carro da empresa? Benefícios extra?
Estágio Supervisionado
FIQUE BEM NA FOTO “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Informática & Eletrônicos
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Pró-Estágio Curso de Aprimoramento Profissional Elaboração de Currículo Prof. Edwan Almeida.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Diretrizes da Governança de Treinamento e Desenvolvimento NET
2 – TÉCNICAS E FASES DE VENDAS 3 – REMUNERAÇÃO E AVALIAÇÃO
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
O direito e o dever de emitir nossa Opinião GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 27 de novembro de 2012 LIGUE O SOM APÓS A LEITURA,
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
A velha máxima, mais atual que nunca! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja,
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 13 de agosto de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Organização do tempo DEUS FAMÍLIA CARREIRA
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

MAÇONARIA DO GOB-SC UM NOVO PERFIL

QUESTÕES PARA DEBATERMOS E RESPONDERMOS: O QUE DESEJAMOS? QUALIDADE OU QUANTIDADE? OU QUEREMOS AMBOS?

PROPOSTAS PARA GOB-SC E LOJAS COM A INTENÇÃO DE MANTER OU MELHORAR O NÍVEL INTELECTUAL E MORAL DOS CANDIDATOS E, CONSEQUENTEMENTE DOS FUTUROS IRMÃOS, E DA ORDEM MAÇÔNICA EM GERAL, E VOLTARMOS A PARTICIPAR ATIVAMENTE NA SOCIEDADE, TEMOS ALGUMAS SUGESTÕES FACTÍVEIS, QUE PODEM SER EXECUTADAS POR TODAS AS LOJAS ISOLADAMENTE, E PELO GOB-SC / GOB

QUALIDADE DO MAÇOM QUALIDADE IMPLICA EM NÍVEL INTELECTUAL E MORAL, QUE DEVE SER CADA VEZ MAIS APURADO (NIVELADO POR CIMA). A META É TERMOS PESSOAS INTELECTUALMENTE CAPAZES DE COMPREENDER OS RITUAIS, A SIMBOLOGIA MAÇÔNICA, O QUE VIEMOS AQUI FAZER, QUE, DE FATO, NÃO SOMOS UMA RELIGIÃO, NEM VIEMOS BUSCAR ALIMENTAR VAIDADES, OBTER CARGOS, VAIDADES, GRAUS, MAS SIM, SERMOS PREPARADOS PARA SER ÚTEIS À SOCIEDADE.

É PRECISO FICAR CLARO QUE NÍVEL INTELECTUAL NADA TEM A VER COM DIPLOMAS, MAS COM COMPROMISSO, SERIEDADE E COM O CONHECIMENTO (VONTADE DE ESTUDAR E DEBATER OS TEMAS QUE SE NOS APRESENTAM). O ASPECTO MORAL TAMBÉM DEVE SER MAIS BEM APURADO NAS SINDICÂNCIAS, POIS É MUITO FALHO, EM QUASE TODAS AS LOJAS DE TODAS AS OBEDIÊNCIAS. MUITAS SÃO FEITAS POR TELEFONE OU COPIADAS DE OUTROS IRMÃOS.

-SUGESTÕES: Requerimento e sindicâncias CRIAR MÉTODOS ADITIVOS DA PROPOSTA DE ADMISSÃO E DA SINDICÂNCIA COM NOVAS PERGUNTAS, MAIS ATUALIZADAS E DE TESTES DE CAPACITAÇÃO INTELECTUAL, A FIM DE CONHECER A CAPACIDADE DE REDAÇÃO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E LOCUÇÃO (ORALIDADE) DO CANDIDATO.

SINDICÂNCIAS - formulário As propostas e sindicâncias estão velhas em seu formato, perguntas defasadas, documentos solicitados que são desnecessários, (fotos, atestado de sanidade mental), ao passo que falta pedir prova sobre o trabalho do candidato, se é empresário, a situação da empresa, entre outros. Falta uma página com perguntas à esposa/noiva, para saber a opinião dela, se aprova ou não a decisão do marido/noivo, e a respeito da relação familiar sobre a ótica dela, sobre o comportamento do candidato. O mesmo na relação profissional.

Sindicância - extra SINDICÂNCIA EXTRA FEITA POR IRMÃO DE OUTRA LOJA DO ORIENTE, QUANDO POSSÍVEL, DETERMINADA PELO GM OU AUTORIDADE COMPETENTE – >>> COORDENDOR DA REGIÃO PARA INDICAR OU FAZER A SINDICÂNCIA. (interesse da Ordem) ENVIO DAS CERTIDÕES AO GOB-SC E OS PARECERES, PARA ANÁLISE (arquivo eletrônico), PORQUE AS LOJAS ESTÃO ESCONDENDO PEQUENOS “DELITOS” COMETIDOS PELOS CANDIDATOS QUE APARECEM NAS CERTIDÕES.

SUGESTÃO PARA LOJAS SEREM EFICIENTES MÉTODOS UTILIZADOS HOJE POR NOSSA LOJA, E QUE ENTENDEMOS, POSSAM SER UTILIZADOS POR OUTRAS E ATÉ MELHORADOS: INSTRUÇÕES E TRABALHOS MAÇÔNICOS PRESENÇAS E VISITAS TELHAMENTO, COBRIDOR DO GRAU E QUESTIONÁRIO DEBATES

CURSO DOS GRAUS MAÇÔNICOS APRENDIZES: 18 MESES COM 16 TRABALHOS (um por mês) C/ APRESENTAÇÃO EM LOJA E DEBATE DAS PEÇAS E 8 VISITAS (no mínimo). Eficiência cobrada de 85% de frequência (14 reuniões) COMPANHEIROS: 12 MESES COM 10 TRABALHOS E 5 VISITAS MESTRES: 3 TRABALHOS (do grau) E DEVEM APRESENTAR MAIS 3 TRABALHOS POR ANO COMO INSTRUÇÃO , UM EM CADA GRAU, NO MÍNIMO. Obs.- Os trabalhos apresentados após conferência dos mestres, pelo menos 3 por reunião, devem ser debatidos pelos irmãos. Reuniões são mensais + quinzenais de instrução, mês sim, mês não. Cada reunião tem 4 h com período de instrução de 3 h no mínimo. As de instrução com 2 a 3 h informais.

TELHAMENTO DE VISITANTES O APRENDIZ DEVE SABER O TELHAMENTO DE VISITANTES EM ATÉ 3 REUNIÕES JUNTAMENTE COM O COBRIDOR DO GRAU, DE COR. (INCLUSIVE COM AS DIFERENÇAS DOS DEMAIS RITOS). Obs. As Lojas devem cobrar o telhamento dos visitantes, pois é a “lei”, sem constrangimentos.

TELHAMENTO FINAL APRENDIZES E COMPANHEIROS PASSAM POR UM TELHAMENTO FINAL SOBRE AS INSTRUÇÕES (final do ritual) , ONDE ELE RESPONDE ÀS PERGUNTAS, E MAIS ALGUMAS POR ESCRITO, UM MÊS ANTES DA ELEVAÇÃO OU EXALTAÇÃO, ESTANDO ASSIM PREPARADO EFETIVAMENTE PARA SER COMPANHEIRO OU MESTRE. (sabatina)

FREQUÊNCIA Frequência deve ser computada em cerca de 85% das sessões programadas pela Loja para cada curso de grau. Cada Loja deve saber quando seu aprendiz está pronto, experiente, maduro para começar a estudar mais profundamente um grau que exige mais conhecimento filosófico e que, geralmente temos menor numero de Mestres que saibam ensinar algo. Aí, teremos que segurá-los mais ainda para que estudem, pesquisem sozinhos se preciso for, mas não os deixem subir de grau por decurso de tempo apenas, lembrem-se que estão formando MESTRES (professores).

Hoje, provavelmente, os grandes males da maçonaria são: Falta de cultura dos candidatos (massificação) Descaso na formação da cultura maçônica dos novos IIr.´. (simbologia, história e filosofia) Vaidade exacerbada (graus/cargos/títulos)por falta de objetivos sociais/políticos concretos

DEBATES NAS SESSÕES, DEVE HAVER UM PERÍODO PARA DEBATES SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE SÓCIO-POLÍTICO, SEM SECTARISMOS, MAS QUE ENVOLVA OPINIÕES DE TODOS OS IRMÃOS, ONDE ELES DEVAM SE PRONUNCIAR POR UM TEMPO LIMITADO, MAS QUE TENHAM A OPORTUNIDADE DE APRESENTAR O QUE PENSAM, SEM CONSTRANGIMENTO E EXERCITANDO A ORATÓRIA. PARA TODOS OS IIR. ALÉM DOS DEBATES SOBR OS TRABALHOS SIMBÓLICOS DOS TRES GRAUS. MAÇOM SURDO-MUDO É INÚTIL À LOJA E À SOCIEDADE.

COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃODA LOJA UTILIZAÇÃO DE GRUPO DE MENSAGENS PARA RESOLVER ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS, EVITANDO USAR A ORDEM DO DIA PARA ESSES TEMAS. SÍTIO (site) COM TRABALHOS (acesso restrito) E LINKS COM OUTRAS LOJAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS . REALIZAR PALESTRAS PÚBLICAS E MAÇÔNICAS IMPORTANTE ELABORAR UM PLANEJAMENTO ANUAL FACTÍVEL E CUMPRI-LO À RISCA OU O MÁXIMO POSSÍVEL (Calendário, instruções, apresentações, palestras)

ERACS VOLTAR A DESENVOLVER ENCONTROS REGIONAIS OU MESMO MUNICIPAIS, DE LOJAS, DO GOB-SC OU MESMO COM OUTRAS OBEDIÊNCIAS PARA FORMAR O ERAC (ou similar), ONDE SE ESTUDA, INTEGRA, CONFRATERNIZA. Trabalhos maçônicos do primeiro grau e temas de interesse público-regional, para debate e reflexão dos irmãos e da sociedade (se for o caso)

INICIAÇÕES PREPARO DO CANDIDATO (entrevistas prévias): Falar sobre finanças/frequência/trabalhos/ eventos sociais familiares/visitas a outras Lojas, tudo o que é preciso para não haver “surpresas”. BRINCADEIRAS NO DIA DA INICIAÇÃO

FINALIDADE /OBJETIVO A FINALIDADE DO TRABALHO QUE PROPOMOS É A MELHORA ACENTUADA NA QUALIDADE DO MAÇOM QUE DEVE SER PREPARADO EM LOJA, QUE NÃO ESTÁ SENDO FEITO HÁ MUITOS ANOS NA MAÇONARIA BRASILEIRA (EM GERAL), PARA QUE ESSE POSSA SER O GRANDE LÍDER QUE NECESSITAMOS NA SOCIEDADE. COMECEMOS PELO GOB-SC! NÃO SE ESQUEÇAM QUE NOSSOS FILHOS E NETOS SERÃO NOSSOS HERDEIROS, NÃO SÓ DOS NOSSOS BENS, MAS DE NOSSOS VALORES TAMBÉM. ESTE É O DESAFIO QUE NOS CABE:

O QUE DEIXAREMOS PARA O FUTURO?