Aula 11- linguagem publicitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Persuasão por meio da comunicação.
Advertisements

Publicidade discute a Censura
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
Linguagem Publicitária
Linguagem Publicitária
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores.
Linguagem da Propaganda
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
Indicadores de Sustentabilidade Empresarial
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.
Redação Publicitária I
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
Questões preparação para exame Soluções
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
O que é slogan? É uma frase imperativa, de impacto, feita para ser lembrada facilmente. Tem como objetivo “vender” um produto ou uma ideia. Pode ser usado.
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
Publicidade e Propaganda – Categorias e conceitos
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
> > logos; ethos; pathos Retórica na Antiguidade
Primeiro Passo da Etapa 1
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Comunicação Publicitária e Criatividade
As funções da linguagem
Primeiro Passo da Etapa 1
Prof.ª Irislane Figueiredo
Considerações sobre o texto Língua: Mecanismo a partir do qual se produziu todo o conhecimento humano, bem como se divulgou toda a informação produzida.
Jornal como Recurso Didático
Dirceu Tavares Comunicação Social UFPE
ELEMENTOS DO TEXTO PUBLICITÁRIO
I Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos
Estratégias de Comunicação
Persuasão no texto publicitário
Campanha Publicitária. O que fizemos no 1º semestre...
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Anúncio publicitário.
Tendências da Linguagem Publicitária
EDITORIAL.
O anúncio publicitário
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Montagem do texto publicitário
Linguagem publicitária
Textos dos media Maria Serafina Roque
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Capitalismo e suas influências
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
Estratégias de Comunicação
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Estratégias de mensagem
TIPOS DE PUBLICIDADE Publicidade comercial
Estratégias de Promoção
A Publicidade.
Linguagem da Propaganda
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Planejamento do texto do anúncio
Profª. Taís Marlow Armanini Tomaselli
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Aula 11- linguagem publicitária Profª Ana Paula Freitas

O que é texto publicitário? É um texto que tem como objetivo promover um produto e estimular o interlocutor a consumi-lo. Situa-se no grupo dos gêneros argumentativos. São publicitários: os anúncios, as propagandas e as campanhas.

Características do texto publicitário Uso da função referencial (informativa); Geralmente apresenta verbos no indicativo e no imperativo; Linguagem dialógica; Linguagem persuasiva, apelativa, direta e clara. Imagem como parâmetro.

Órgãos divulgadores Jornais Revistas Outdoors Internet

Linguagem publicitária: Elementos verbais e não verbais; Uso de slogans, às vezes, populariza um produto. (bordões); Ex: Passa Gelol que passa; Vem pra caixa você também; Bom bril, mil e uma utilidades; Tomou doril a dor sumiu. Tom persuasivo e apelativo;

Tom persuasivo (trocadilho)

TROCADILHO

Qual a estratégia comunicativa?

Fatores considerados pela publicidade Psicológicos; Sociais; Econômicos; Efeitos retóricos: figuras de linguagem, técnicas argumentativas, mecanismos de persuasão, ambiguidades, neologismos etc Efeitos icônicos (imagens simbólicas);

Anúncio e Propaganda: objetivam apresentar, de forma rápida, produtos, serviços, ideias ou informações Anúncio: notícia ou aviso pelo qual se dá qualquer coisa ao conhecimento público.

Propaganda Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. O vocábulo propaganda também é usado com sentido de publicidade já que pode promover a venda de produtos ou serviços.