A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
Advertisements

A Responsabilidade Social na Administração Pública
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Edson Rosa Gomes da Silva
Ministério da Cultura.
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Caderno de Textos: Subsídios para debates
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Encaminhamento aos poderes constituídos em Mato Grosso para que as crianças e adolescentes sejam tratadas como prioridade absoluta, de acordo com a Constituição.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
DEMONSTRATIVO DOS ATENDIMENTOS NOS CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MATO GROSSO / 2010.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Controle Social.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Recursos de coesão Prof. Rafael Costa.
Controle social e monitoramento das políticas públicas Um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA PÚBLICA ESTADO X SOCIEDADE SENTIDOS E SIGNIFICADOS INSTRUMENTALIDADES.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
PLANO DE GOVERNO – LIMEIRA
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Diretoria Regional de Brasília Diretoria Regional do Mato Grosso “Soluções postais para aprimorar a comunicação e logística das ações sociais.”
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
A importância da participação dos conselhos no controle social dos RPPS Fernando Ferreira Calazans 1.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social X ENCONTRO DE GESTORES SOCIAIS e PRIMEIRAS DAMAS PROGRESSO COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL Unindo Forças para Recuperar Cidades A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E REGULARIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E REGULARIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS por José Rodrigues História dos Conselhos: Os conselhos municipais têm sido tratados pela literatura como um importante espaço de participação na administração pública correspondendo a um dos mecanismos de ampliação da democracia e da participação política.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Contudo, um conjunto de estudos recentes tem procurado mostrar que a participação política é limitada e desigual, uma vez que o acesso à informação, à influência sobre o governo e ao controle sobre os assuntos públicos não é acessível a todos os setores da população.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Cabe destacar, porém, que não se trata aqui de exemplificar como um ou outro problema em particular foi produzido, mas de discutir as contingências através das quais os conselhos, constroem problemas sociais.

. Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social .

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Assim, o surgimento de um problema social ou a constituição de uma determinada situação como problemática pela ação de diferentes grupos sociais, estão relacionados a uma série de transformações objetivas na estrutura da sociedade.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Mas esse processo de legitimação de “causas sociais” passa por uma fase essencial que é o reconhecimento dado pelas instâncias estatais. O processo de consagração estatal dos problemas permite que esses sejam transformados em problemas sociais que exigem soluções coletivas, seja na forma de regulamentações gerais, direito e até mesmo fiscalizações.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social O objetivo dos Conselhos Municipais é a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. A proliferação destes Conselhos representa um aspecto positivo ao criar oportunidades para a participação da sociedade na gestão das Políticas Públicas.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social O Controle Social é "a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas", o Controle Social pode ser feito individualmente, por qualquer pessoa, ou por um grupo de pessoas.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Os conselhos Municipais, destituídos de personalidade jurídica, constituem no organismo público um mediador entre População e o Governo, com intuito de formular políticas públicas, que irão atender necessidades sociais.

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

JOSÉ RODRIGUES ROCHA JÚNIOR Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social MUITO OBRIGADO JOSÉ RODRIGUES ROCHA JÚNIOR Secretário Adjunto de Assistência Social www.setecs.mt.gov.br FaceBook: José Rodrigues Rocha Junior (joserodrigues33@gmail.com)