Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Clique aqui e saiba mais
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Plano de Ação Enade Implementação
Programa Educação e Participação 2005
AUTORES: Achiles Batista Ferreira Junior Diego Figueiredo Dias Elizabeth Ribeiro Martins Franco de Souza Juliane Marise Barbosa Teixeira Karin Sell Schneider.
Sejam Bem – Vindos ao Nosso Encontro!.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Metodologia do Ensino Superior
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
Realizar Formação Continuada
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
EDILENE APARECIDA ROPOLI - UNICAMP -
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS FATEB 2019 ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS.
PROJETOS INSTITUCIONAIS FATEB 2019 ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS.
Transcrição da apresentação:

Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo PARFOR/ISERJ e Grupo de Pesquisa FORPROTEC juntos na formação docente através das TIC Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo UERJ/ProPEd e ISERJ PUC-Rio e ISERJ 25/11/2015

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ISERJ FORPROTEC PARFOR Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

O que uniu a tríade ISERJ/PARFOR e FORPROTEC Proposta inovadora para estes professores em formação, adotando para isso, os recursos da Educação a Distância (EaD). O colegiado do PARFOR acionou as pesquisadoras do FORPROTEC para inaugurar as salas virtuais e formar alunos e profesores do PARFOR para o uso dos recursos do AVA.

AVA ISERJ – Ensino Superior O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA ISERJ Criado em 2013 por iniciativa do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC/CNPq). AVA ISERJ – Ensino Superior O Ensino Superior dispõe, além das salas individualizadas para cada professor, espaços online para Pesquisa e Extensão e para o Grupo de Pesquisa FORPROTEC / ISERJ / FAETEC.

Desafios do planejamento participativo e adesão discente e docente para adoção do AVA ISERJ 16 alunos do PARFOR foram cadastrados em 11 salas virtuais das disciplinas ofertadas para o 4º período do curso, sendo duas destas, disciplinas eletivas;

As salas virtuais criadas para os alunos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) dispunham das seguintes disciplinas: Geografia I Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II Eletiva - Música e Filosofia Matemática I Eletiva - A cultura do/no corpo. O corpo da/na cultura Prática Pedagógica III Didática do Ensino Fundamental I Ciências e Saúde I História I Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I

PLANEJAMENTO COLETIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DAS TIC Articulação e planejamento coletivo prévio de todos os envolvidos.

Euforia inicial, adesões frágeis e continuidade. Desafios do planejamento participativo e adesão discente e docente para adoção do AVA ISERJ Euforia inicial, adesões frágeis e continuidade.

Sobre a experiência - o uso das TIC: O professor formador precisa ter familiaridade com as tecnologias e com o potencial do ambiente virtual de aprendizagem. A importância da formação dos docentes, dos coordenadores e dos discentes do curso de Pedagogia/ PARFOR pelo grupo de pesquisa FORPROTEC, para adoção refletida das mídias aos planejamentos pedagógicos.

Considerações O exercício do planejamento participativo com adesão e corresponsabilidade de todos os integrantes, inclusive com a participação dos parceiros acionados para implantação de uma política interna são fundamentais. Assim como, o acompanhamento próximo dos gestores para avaliar com o grupo a pertinência e eficácia das estratégias, seja para confirmar as boas escolhas, para revê-las e/ou reconstruí-las.

av.mafra@hotmail.com Kmelo@iserj.edu.br forprotec@iserj.net Obrigada!! av.mafra@hotmail.com Kmelo@iserj.edu.br forprotec@iserj.net