PLANO PEDAGÓGICO AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Qualidade Total.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
O Aluno a Distância.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
O TRABALHO COM PROJETOS
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Educação no contexto do Trabalho
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Perspectiva estratégica da qualidade
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

PLANO PEDAGÓGICO AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO: o estímulo à iniciativa, a curiosidade e a reflexão crítica frente à aprendizagem; a compreensão da cidadania como participação social e política; o reconhecimento das possibilidades e potencialidades de cada aluno conforme o momento em que vive; a percepção de ser agente atuante da transformação do ambiente; a utilização de diferentes linguagens para expressão, interpretação e uso de todas as produções culturais; a capacidade de desenvolver o conhecimento de si mesmo, a capacidade efetiva, física, cognitiva e ética; a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e produzir conhecimento; a compreensão do significado dos saberes das disciplinas e do processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.

PLANO PEDAGÓGICO Sua preocupação é... a de fazer refletir sobre si mesmo, sobre o mundo peculiar que cria e sobre as necessárias ligações com a sociedade ao redor. Seu interesse é... fazer perceber e analisar sucessos e insucessos, produzir conhecimento e discussão a partir deles, ou seja, pensar e pensar-se para fazer pensar. Sua necessidade é... fazer com que todos aqueles que compõem a comunidade educativa conheçam esses ideais e os compartilhem. Esses ideais se revelam através da:

O QUE É ? Por intermédio da VISÃO, a escola sabe para onde quer ir e o que quer ser no futuro. A VISÃO aponta a direção estratégica. A partir da VISÃO, a escola não precisa prever o futuro: ELA O CONSTRÓI.

A DO MATER DEI Sermos reconhecidos como uma ESCOLA DE QUALIDADE, onde todos os alunos tenham as melhores oportunidades de aprendizagem. Isto será alcançado com pessoas competentes, motivadas e comprometidas, centradas no desenvolvimento de competências requeridas ao homem contemporâneo.

O QUE É ? MISSÃO é a razão de ser de uma escola, é a justificativa por meio da qual ela serve à sociedade. Por que o MATER DEI existe? Para prestar serviços educacionais de qualidade para cada um e para todos que buscam na escola uma postura comprometida com a formação integral do indivíduo.

A DO MATER DEI Garantir uma EDUCAÇÃO INTEGRAL para todos os alunos, diferenciando-se pelo comprometimento com a formação PEDAGÓGICA, com a formação MORAL, com a formação SOCIAL, com a formação AMBIENTAL, com a formação FINANCEIRA e com a formação ÉTICA. Contribuir para a QUALIDADE DE VIDA dos alunos e de suas famílias.

O QUE SÃO ? Os VALORES representam a essência da identidade do MATER DEI. Eles refletem uma estrutura de como se comportar e se relacionar com as pessoas, dentro e fora da escola. A prática dos VALORES levará a escola a um nível elevado de desempenho, ao mesmo tempo em que transforma a todos em agentes de consolidação de uma cultura educativa com ALTO PADRÃO DE EXCELÊNCIA.

OS DO MATER DEI

FOCO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL Nosso OBJETIVO é atender, de forma harmônica, todas as necessidades educacionais de nossa comunidade, cuidando da aprendizagem, do desenvolvimento moral, da responsabilidade social, do comprometimento com o meio ambiente e da inserção na realidade econômica e profissional brasileiras, envolvendo neste processo todos os alunos de nossa escola.

FOCO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Alunos com as melhores e mais atualizadas oportunidades de aprendizagem de conceitos, procedimentos, atitudes e valores, planejadas e assumidas por toda a equipe e baseada em princípios éticos, estéticos, sociais, financeiros e ambientais. Parcerias responsáveis que compartilhem a MISSÃO da escola, ampliando e dando coerência e consistência às suas ações. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Comprometimento para alcançar os resultados propostos. Autonomia responsável, ética, confiança, comprometimento coletivo. Pleno conhecimento da MISSÃO, dos VALORES, do PLANO PEDAGÓGICO.

RESPEITO E INTEGRIDADE Respeitamos as diferenças, estimulamos a reflexão e a diversidade, a postura adequada e cidadã em nosso ambiente escolar, em termos de pensamento , idéias e atitudes. Valorizamos as capacidades e as contribuições de cada um, reconhecendo que o tempo que o aluno passa em nossa escola é parte fundamental de uma vida plena.

RESPEITO E INTEGRIDADE O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Garantir espaço para que se experimente a diversidade e o respeito à alteridade. Garantir afetividade nas relações pessoais e respeito pelo próximo, compreendendo o sentido universal dos direitos humanos e de cidadania. Aceitar e valorizar diferenças, mas ser capaz de fazer avaliações, opções e comparações éticas e estéticas. Desenvolver consciência crítica e princípios de solidariedade, como elementos essenciais na formação da pessoa e do cidadão. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Lealdade no seu relacionamento com os colegas e com a escola. Tratar os outros como gostaria de ser tratado. Transparência em seu comportamento e em suas comunicações, evitando mal-entendidos. Preservação das informações de caráter sigiloso da escola.

TRABALHO EM EQUIPE Temos orgulho de trabalhar em equipe para construir relações mais ricas e produtivas. Encarar diferenças de forma positiva, respeitar habilidades, potencial e criatividade de cada aluno nos levará a resultados superiores, que irão garantir posição de reconhecimento entre as escolas de referência em São José dos Campos, exercendo influência na educação brasileira.

TRABALHO EM EQUIPE O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Uma equipe de alta qualidade, motivada, comprometida e realizada com seu trabalho. Capacidade criativa e dinâmica de trabalho. Compartilhar e avaliar com os pais as preocupações educacionais e os resultados de suas ações. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Capacidade de partilhar a VISÃO institucional que deve servir-lhe de inspiração, motivando-o e envolvendo-o, dando coerência e consistência às suas ações. Capacidade reflexiva. Críticas construtivas, elogios e estímulo para que a equipe contribua para a tomada de decisões. Iniciativa para buscar informações a fim de resolver problemas, antes de que eles possam aparecer. Prática da comunicação formal e informal, de forma honesta, contínua e transparente.

CONFIANÇA Confiança CONFIANÇA é gerada a partir do trabalho responsável e bem realizado, da percepção das expectativas da comunidade escolar e da oferta de soluções e benefícios que atendam essas necessidades. A confiança plena será resultado da prática dos princípios que orientam o ensino do MATER DEI.

CONFIANÇA O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Um espaço de conhecimento marcado pela intenção educativa e pelo diálogo amplo. Relacionamento harmônico com seus clientes, cuja base é a relação respeitosa com as famílias de seus alunos. Antecipação das necessidades dos clientes, por meio do monitoramento contínuo do seu grau de confiança e de satisfação. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Entusiasmo para atender ao cliente e para ajudá-lo a resolver seus problemas. Comprometimento com a resolução do problema até a solução final. Compreensão e uso da prática do senso de prioridades para atender às diversas questões que se apresentarem. Ações inovadoras e criativas frente a problemas ou a situações imprevistas, recusando fórmulas irrefletidas e respostas predeterminadas.

COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA A COERÊNCIA é necessária em cada pessoa, em cada nível e em cada atitude do nosso Colégio. E sua prática constante levará à CONSISTÊNCIA de nossa ação educacional.

COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Definição de metas coerentes e constantemente avaliadas. Desenvolvimento da consciência crítica e de princípios de solidariedade, como elementos essenciais na formação da pessoa e do cidadão. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Iniciativa para melhorar e manter o seu desempenho tendo como eixo a MISSÃO definida para o Colégio. Abertura para novas idéias, buscando melhores práticas e melhores resultados dentro dos padrões de desempenho do Colégio. Orgulho do trabalho que se realiza e do Colégio a que pertence. Padrão de justiça e respeito nos critérios de comportamento e relacionamento com seu público.

ESTAR ENTRE AS MELHORES Trabalhamos para superar sempre metas organizacionais, preocupados com os conteúdos regulares de cada área, com os vínculos entre disciplinas, com a contextualização da aprendizagem, respeitando a peculiaridade do aluno de cada faixa etária e estabelecendo critérios para o seu constante crescimento pedagógico e pessoal . Ser ESCOLA DE REFERÊNCIA, reconhecida e fidelizada pelas famílias, aguça-nos a vontade de estar sempre entre as melhores e de oferecer sempre o “nosso melhor”- o esforço e a satisfação de realizar a educação comprometida a que nos propomos.

ESTAR ENTRE AS MELHORES O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Ambiente sadio onde o sentido de ser o melhor visa o bem-estar da comunidade. Oportunidade de melhoria pessoal e profissional. Incentivo a práticas educacionais que ajudem na conscientização pedagógica, na capacidade de tomar decisões, na importância da responsabilidade social, na busca do conhecimento e da formação cultural, na formação do estudante - cidadão. Incentivo à criatividade e engenhosidade. Oportunidade para o aluno ser ético e saber negociar. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Orgulho do trabalho que realiza e do Colégio a que pertence. Contribuição para que o Colégio seja reconhecido e respeitado. O melhor de si para o alcance dos objetivos do Colégio. Convívio harmonioso e ético. Práticas de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e felicidade das pessoas. Espírito de competição saudável.

www.materdei.g12.br