Relato de uma Prática intercultural na aula de português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Meeting the Intercultural education: The challenge of the Multicultural school” Lagos, 26/05/2012 INTERCULTURAL MANAGEMENT STRATEGIES FOR SCHOOL AGENDA.
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
Didáctica da Matemática
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Estudo de Cunho Etnográfico
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
DIVULGANDO A PESQUISA.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Colégio de Nossa Senhora da Conceição
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
SEMANA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MIRAFLORES MARÇO DE 2009
Questionário Diagnóstico
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A Importância da Língua Inglesa
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Componente Curricular
Componente Curricular
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Cursos Científico-Humanísticos Que saídas para o Ensino Superior? Serviços de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas de Estarreja.
Prof.ª Irislane Figueiredo
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1ª Formação de Professores Coordenadores
Professor(es) Apresentador(es):
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PLANO DE ENSINO Objetivo Geral: 2º Bimestre 1º Bimestre Objetivos EspecíficosConteúdosProcedimentos MetodológicosAvaliação Trabalho em grupo ( ) Pesquisa.
Escola Secundária de Caldas das Taipas Área de Projecto 4 – Discursos Multimédia 12º ano CCH Artes Visuais Turma E 2010/2011.
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
TRABALHO COLABORATIVO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Relato de uma Prática intercultural na aula de português NA PELE DOS OUTROS Relato de uma Prática intercultural na aula de português Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012 Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas PORTUGUÊS 10.º ANO CONTEXO 3 turmas: 10.ºD (Ciências e Tecnologias) 10.ºF (Ciências Socioeconómicas) 10.ºH (Curso de Artes Visuais) Total de alunos: 53 alunos Idades: entre os 14 e os 16 anos Origens: 42 Portugueses, 6 Moldavos, 1 Francesa, 1 Russo, 1 Alemã, 2 Ingleses Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas 2. Conteúdos Programáticos Sequência de Ensino-aprendizagem 4: Textos dos ‘Media’ – crónica Leitura de imagem Discurso direto/Discurso Indireto 3. ABORDAGEM INTERCULTURAL Fatores que impedem o diálogo intercultural: formas de discriminação Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas 3. ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS 1.ª Atividade: Pré-leitura – leitura de imagens Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Descrição da imagem (objetiva/subjetiva). Discussão: formas de discriminação representadas; origem da discriminação; outras formas de discriminação; auto consciencialização como agente de discriminação. Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas 2.ª Atividade: Crónica “Na pele dos outros” de Faíza Hayat in Xis (revista do Público) Faíza Hayat Giorgio ROMENO? BRASILEIRO? ITALIANO! NA PELE DOS OUTROS Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Tarefas: a) Exercício de compreensão escrita e sua correção; b) Discussão: - “Analogia entre a crónica, as imagens e as ideias anteriormente discutidas”; - “(Auto)consciencialização como alvo de discriminação”; c) Levantamento e registo de formas de discriminação. Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 Maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas 3.ª Atividade: Exposição fotográfica “Na pele dos outros” Levantamento e registo de formas de discriminação Organização da turma em grupos de trabalho Seleção de uma forma de discriminação Imaginar/fotografar uma situação ilustrativa da forma de discriminação seleccionada Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012

Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Exposição fotográfica “Na pele dos outros” Anabela Brás Escola Secundária Júlio Dantas Meeting Intercultural Education: the Challenge of the Multicultural School Lagos, Portugal 26 maio 2012