QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements


FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Violência: complexidade e subjetividade
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Alteridade.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
Prazer, Saúde e Competitividade: A Nova Trilogia da Gestão de Pessoas
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
ESTRESSE.
Comportamento Organizacional
Movimento é Equilíbrio
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Planejamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
O existencialismo de Sartre
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
Sejam todos bem-vindos!!
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligência Espiritual Dana Zohar
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
De onde tirar as ideias?.
O Coração tem Cérebro Esther Hicks Abraham.
Estatística de Resposta T.1
Rakell Aguiar Diretora de Vendas Independente Unidade Magníficas.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Mente Positiva.
Seja Líder em Sua Vida! Palestra Prof. Me. Daniela do Lago
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Competência Interpessoal
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Relacionamentos Mudança de hábitos Treinamentos Palestras Livros Mídia
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Inteligência Emocional
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
O que é Crescimento Pessoal? Luiz Antonio Batista da Rocha Eng. Civil / Segurança do Trabalho.
O que eu quero mais: parar de fumar ou continuar fumando?
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani.
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Como lidar com a pressão? Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE LEIZA PEREIRA TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE ROTEIRO: 1- Abordagem atual sobre Saúde Integral e Qualidade de Vida 2- Gerenciamento do estresse, via Qualidade de Vida e Saúde Integral 3- A Roda da Vida: as 8 áreas da roda da vida e a construção de plano de ação para a melhoria de qualidade de vida nas áreas deficitárias 4- O controle e o bom uso das emoções, reaprendizagem emocional, exercícios de regulação emocional TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE Bloco 1: Saúde Integral e Qualidade de Vida TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Alguns conceitos... SAÚDE: é um estado de completo bem- estar físico, social e mental, e não somente a ausência de doenças (OMS). SAUDE INTEGRAL: é o resultados do equilíbrio das quatro dimensões do ser humano: física, mental, emocional e espiritual, o que resulta em um bem estar integral. QUALIDADE DE VIDA: é a possibilidade de experimentar uma melhor saúde integral ou holística ( física, mental, emocional e espiritual), visando a realização plena do potencial do ser humano, com alegria, produtividade e bem-estar. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Saúde física Saúde espiritual Saúde profissiomal Saúde emocional SAÚDE INTEGRAL Saúde profissiomal Saúde emocional Saúde mental Saúde social Saúde intelectual TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

FATORES QUE INFLUENCIAM NOSSA SAÚDE E BEM-ESTAR ESTILO DE VIDA: 53% (hábitos cotidianos) MEIO AMBIENTE:20% BIOLOGIA: 17% ASSISTÊNCIA MÉDICA:10% Portanto: ter qualidade de vida significa dar valor à saúde integral , o que implica RESPONSABILIDADE PESSOAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SER HUMANO CAPACIDADE DE REFLEXÃO SER INSTITUAL – BAIXA REFLEXÃO ATOS AUTOMÁTICOS – RESPONSIVOS SER CONSCIENTE – ALTA REFLEXÃO PRÓATIVOS – RESPONSÁVEIS PRÓATIVIDADE – SER ADULTO ALTO NÍVEL DE REFLEXÃO E RESPONSABIDADE TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

3 ESTÁGIOS EMOCIONAIS SER CRIANÇA SER ADOLESCENTE SER ADULTO TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

CRIANÇA Não compreende o mundo adulto Precisa de um adulto para tomar conta (mãe, pai, avó, babá...) Não consegue se cuidar sozinho, precisa de um adulto para trocar de roupa, comer, tomar banho, etc...Vive no mundo da fantasia Não tem noção da realidade. Não sabe como o dinheiro entra na casa, como a comida vai para a mesa, como a roupa vai para o armário... Vê os pais de forma idealizada Super Mãe – Pai Herói TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

PROFISSIONAL CRIANÇA Não compreende o mundo do trabalho Precise de alguém que tome conta – um outro profissional para dizer tudo o que precisa fazer, controlar horário.... (babá diga o que fazer) Não consegue manter-se limpo, organizado, usar equipamentos de segurança, etc...., sem que um outro profissional monitore Não tem iniciativa própria Idealiza o superior como poderoso, rico... de forma fácil, mágica e sem esforço Vive no mundo da fantasia Baixa reflexão – responsivos e muitas vezes irresponsáveis TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

ADOLESCENTE Compreende parcialmente o mundo adulto Ainda precisa de um adulto para tomar conta (mãe, pai, avos....) Alguma autonomia, já consegue se cuidar sózinho, trocar de roupa, comer, tomar banho, mas.......deixa tudo bagunçado, fora do lugar, adora ser meio rebelde sem causa, etc... Já tem alguma noção da realidade mas ainda vive no mundo da fantasia Já sabe como o dinheiro entra na casa, como a comida vai para a mesa, como a roupa vai para o armário... Começa a humanizar os pais, eles deixam de ser os heróis,mas... está no momento de negar as qualidades,os pais não sabem tanto quanto sabiam TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

PROFISSIONAL ADOLESCENTE Compreende parcialmente o mundo do trabalho Ainda precisa de alguém que tome conta – “Profissional babá” para dizer tudo o que precisa fazer, controlar horário.... Consegue manter-se limpo, organizado, usar equipamentos de segurança , etc...., mas....., de vez em quando esquece, não acredita totalmente na importância do uniforme, dos equipamentos de segurança, acha que é implicância do superior. Precisa de uma profissional babá para lembra-lo das regras TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

PROFISSIONAL ADOLESCENTE Já tem alguma iniciativa Ainda vive no mundo da fantasia O superior já ão é tão poderoso, rico, mas ainda é idelaizado e se acha em algumas situações bem melhor que o superior, Se fosse ele faria melhor e diferente.Gosta de mudar regras. Alguma reflexão – média responsabilidade TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

ADULTO Compreende o funcionamento do mundo adulto Responsável por si-mesmo. Tem clareza que na vida adulta, a responsabilidade é dele mesmo. Total autonomia. Consegue se cuidar sózinho, trocar de roupa, comer, tomar banho, e sabe que é importante organizar o seu quarto, sua casa , sua vida. Total noção da realidade. Busca de forma consciente diversão e leveza na vida, sem se desligar das responsabilidades da vida adulta. Tem total noção que o dinheiro que entra na casa, assim como a comida vai para a mesa, como a roupa vai para o armário.... depende totalmente dele Humanizam os pais, eles deixam de ter o papel de pais e passam a ser amigos e companheiros de vida. Passam a enxergar as qualidades e compreender os defeitos como “foi o melhor que puderam fazer” TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

PROFISSIONAL ADULTO Compreende o mundo do trabalho como um universo coooperativo e que a liderança depende de muito investimento e comprometimento da equipe É independente e responsável, dispensa o “Profissional babá". Não precisa de ninguém que o oriente e controle. Sabe dos deveres e dos direitos. É consciente do seu horário e das suas tarefas, não precisa de ninguém para dizer o que precisa fazer e controlar seus horários Tem total consciência e responsabilidade em manter-se limpo, organizado, usando equipamentos de segurança , uniforme, pois, acredita totalmente na importância dos mesmos. Entende que o superior quer o melhor para a instituição e vê nos subordinados uma peça importante para o negócio. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

PROFISSIONAL ADULTO Tem iniciativa e sugere alterações no processo para melhorar a produtividade Vive no mundo da realidade e se vê fazendo parte atuante da engrenagem. Ação e reação Tem no superior como um parceiro, que é humano, erra e acerta. O dinheiro é proveniente do trabalho. Alta reflexão – Deixa de ser responsivo e passa a ser responsável TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SER HUMANO CAPACIDADE DE REFLEXÃO SER INSTITUAL – BAIXA REFLEXÃO ATOS AUTOMÁTICOS – RESPONSIVOS SER CONSCIENTE – ALTA REFLEXÃO PRÓATIVOS – RESPONSÁVEIS PRÓATIVIDADE – SER ADULTO ALTO NÍVEL DE REFLEXÃO E RESPONSABIDADE TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

LIBERDADE DE ESCOLHA AUTO PERCEPÇÃO RESPOSTA ESTIMULO CONSCIÊNCIA AUTO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO VONTADE NOVAS POSSIBILIDADES TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

TER SER RESPONSIVO RESPONSÁVEL Externo SER SER TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SER ADULTO Prazer no SER e FAZER Busca de missão pessoal Busca de um sentido para a vida Sentido que está em si e não no outro Toma posse de sua vida CUIDA DA SUA SAUDE QUALIDADE DE VIDA TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SAÚDE INTEGRAL CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA FÍSICA : QF É O RESULTADO DA UTILIZAÇÃO PLENA DOS POTENCIAS DO SER HUMANO dados pelas suas inteligências ou capacidades naturais. O MODELO DAS QUATRO INTELIGÊNCIAS: paradigma do ser humano integral CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA FÍSICA : QF CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA MENTAL : QI CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: QE CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL : QS TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Espiritual Mental Físico Emocional QUATRO INTELIGÊNCIAS C.G. Jung – Stephen Covey Espiritual Mental Função INTUIÇÃO Função RAZÃO Físico Emocional Função Sensação Função Emoção TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

QF: INTELIGÊNCIA FÍSICA Trata da capacidade que o corpo tem de auto-regulação dos sistemas vitais (coordenação física e bioquímica) e de rastreamento do ambiente externo, lutando pela sobrevivência , sem qualquer esforço consciente; é a área de estudo das ciências biomédicas e é desenvolvida nas pessoas que praticam esportes e atividades físicas. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

QI: INTELIGÊNCIA MENTAL OU RACIONAL Trata da capacidade de analisar, raciocinar,pensar de modo abstrato e lógico, usar a linguagem,formular hipóteses e relações de causalidade,entender os fenômenos da natureza; é desenvolvida nas pessoas que desenvolvem sua intelectualidade e se aprofundam nas diversas áreas do conhecimento. É o conceito tradicional de inteligência medido pelo quociente de inteligência ou QI. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

QE: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Trata da capacidade de auto conhecimento (pontos fortes e de melhoria), auto regulação da emoções, auto motivação pela vida, habilidades de relacionamento social, empatia e expressão adequada dos sentimentos; transfere valor sentimental e emocional a todos os segmentos da vida; é desenvolvida nas pessoas que desenvolvem competências intra e interpessoais. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

QS: INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL Trata da capacidade de conectividade (Religare) com algo maior do que o ego do ser humano (transpessoalidade ou transcendência); é a inteligência essencial e mais fundamental de todas, pois representa o impulso em direção a essência do ser humano; manifesta-se através dos valores transpessoais (espirituais) e da missão de vida ( propósitos/sentido).É a inteligência que diferencia o ser humano dos animais superiores. As outras três inteligências estão a serviço da Inteligência Espiritual pois sustentam a busca e a concretização de nossos propósitos. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

ESPIRITUAL MENTAL FÍSICA EMOCIONAL Clareza de valores e conexão, comprometimento, vocação, missão, sentido, meditação MENTAL Leitura, visualização, planejamento, estruturação, estudo, aprendizagem FÍSICA Exercícios, alimentação, sono, cuidados c/as doenças,disciplina EMOCIONAL Contato com as emoções, equilíbrio, empatia, automotivação, relacionamentos TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

QF QI QE QS Pessoa Integral Quatro necessidades Quatro inteligências Força-motriz Quatro atributos Corpo VIVER QF disciplina Ter vitalidade para fazer (recursos) Mente APRENDER QI visão Saber como fazer (talento) Emoções AMAR QE paixão Gostar de fazer (desejo) Espírito DEIXAR UM LEGADO QS consciência Fazer o que deve ser feito (propósito) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

QE PODER PESSOAL QF QI VOZ fazer acontecer QS PAIXÃO desejo INTENCIONALIDADE QF DISCIPLINA vitalidade QI VISÃO talento VOZ fazer acontecer QS CONSCIÊNCIA propósito VOZ= sentido único e pessoal ,vocação (razão da existência) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE Bloco 2: Gerenciamento do Estresse, via Qualidade de Vida e Saúde Integral TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

ESTRESSE NATURAL: é a resposta natural e ocasional do organismo a situações súbitas e ameaçadoras, com o objetivo de se adaptar as situações de risco; para tanto o corpo produz hormônios, entre eles a adrenalina, a qual deixa o corpo em estado de alerta e em condições de reagir (reações de luta ou fuga). ESTRESSE PATOLÓGICO:é a permanência da resposta natural, mesmo quando cessam os fatores ameaçadores que provocaram o stress original; o efeito imediato é a diminuição da qualidade de vida nos diversos níveis da saúde integral. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

CAUSAS DO ESTRESSE PATOLÓGICO (FATORES ESTRESSORES): SITUAÇÕES REAIS OU IMAGINÁRIAS acúmulo de raiva ou sentimentos negativos ( medo, tristeza,auto- depreciação,melancolia) excesso de atividade/ má distribuição de tempo problemas de relacionamento descontrole diante de situações críticas preocupação excessiva excesso de desafios ou falta de desafios (excesso de monotonia) falta de descanso e lazer dificuldade de lidar com perdas falta de um sentido para a vida falta de prazer e significado nas atividades TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SINTOMAS PSICOLÓGICOS DE ESTRESSE PATOLÓGICO Distração e falta de memória Diminuição do rendimento Dificuldade em tomar decisões, julgamentos errados, precipitados ou atrasados Insônia, sono agitado, pesadelos Irritabilidade, explosividade Incapacidade de se divertir e sentir prazer Não conseguir parar - Trabalhar nas férias Privilegiar o tempo do trabalho em detrimento das outras áreas da vida Diminuição do entusiasmo e prazer pelas coisas Sensação de monotonia Incapacidade de administrar o tempo Aumento do consumo de álcool, cigarro ou drogas ou alimentos que causam dependência química TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL Ansiedade e perda de produtividade Defensividade e busca por culpados Sentimento de menos valia e de impotência Emoções exageradas Depressão e melancolia TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

SINTOMAS FÍSICOS DE ESTRESSE PATOLÓGICO: Cansaço físico e mental Ganho ou perda de peso Infecções, gripes, e outras viroses (ex. herpes) Aumento da pressão arterial e do colesterol Dores de cabeça, dores musculares, dores da coluna, fibromialgia Bruxismo e agitação corporal durante o sono Má digestão, gastrites, úlceras,prisão de ventre Problemas de pele, alergias, psoríase Impotência sexual Doenças psicossomáticas Ataques de ansiedade Ataques de pânico ou síndrome do pânico Depressão aguda, crônica ,suicídio TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

GERENCIAMENTO REATIVO DO ESTRESSE: MECANISMOS COMPORTAMENTAIS DE CONTROLE, VIA QV E SI Dispor de modelos psicológicos para lidar com as adversidades Dispor de um rede de apoio psicológico Administrar um certo número de fatores de estresse, para evitar a sobrecarga Recarregar as baterias por meio de atividades auto-significativas Praticar relaxamento, meditação, atividade física ( promotores de serotonina e endorfina=antidepressivos naturais) Procurar ajuda profissional (psicoterapia ou consulta de apoio) para reorganizar a vida Focar e desenvolver a espiritualidade -BUSCAR SENTIDO PARA A VIDA TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

GERENCIAMENTO REATIVO DO ESTRESSE MECANISMOS COMPORTAMENTAIS DE CONTROLE VIA QV E SI Reconhecer as verdadeiras fontes de estresse ( os problemas estão em mim ou estão lá fora? ; são reais ou imaginários?) Eliminar,evitar, mudar ou se adaptar com relação as fontes de estresse Dar um tempo para encontrar as respostas e a evolução dos acontecimentos Evitar fazer muitas mudanças de uma só vez Não adiar a solução dos problemas Cuidar de mecanismos psicológicos compensatórios Deixar de sentir derrotado ou vítima do próprio destino Manter uma boa alimentação e disciplina biológica TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

PROMOÇÃO DA SÁUDE INTEGRAL,ACESSANDO AS SUAS QUATRO INTELIGÊNCIAS Dispondo de um sistema de crenças e modelos mentais positivos (QE) Aprendendo com a experiência e adquirindo novos conhecimentos em áreas diversas(QI) Mantendo a mente aberta e se adaptando aos desafios e adversidades (QE,QI) Aceitando e buscando novos desafios (QE,QI e QS) Desenvolvendo a conectividade e intencionalidade (QS) Avaliando periodicamente sua saúde física (QF) Mantendo e ampliando a rede de relacionamentos(QI,QE) Preocupando-se em valorizar a vida (postura de gratidão e sentido diante da vida) e em praticar seus valores transpessoais (QS) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

CONTA BANCÁRIA EMOCIONAL POUPANÇA Dividas “No vermelho” ESTRESSE Prazer Aprender a se nutrir Constatação Saber reconhecer o melhor em si Doação Ajudar o próximo (rede de troca) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE Bloco 3: A Roda da Vida ou a “Mandala do Bem-estar” TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

EQUILÍBRIO Vida interior Servir ao outro Relacionamentos Vida Profissional TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Roda da Vida EU Amigos Família Intelectual Espiritual Profissional Vinculos socialização Comunitário Trabalhos voluntário Ajuda/doação Intelectual Família Conjuge Filhos Pais Afetividade Vida afetiva e sexual Profissional Estudar Carreira Lazer Capacidade de se nutrir com prazer Saude Físico Emocional Espiritual Busca de um sentido Financeiro Capacidade de ganhar, gastar e poupar EU TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

ESTRUTURAÇÃO DOS PAPÉIS PAPEL PROFISSIONAL PAPEL FAMILIAR PAPEL CONJUGAL PAPEL SOCIAL PAPEL EDUCACIONAL PAPEL RECREACIONAL PAPEL PESSOAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Bloco 3 : A Roda da Vida ou “Mandala do Bem-estar” AVALIANDO SUA QUALIDADE DE VIDA NA RODA DA VIDA Reflita sobre as perguntas abaixo e avalie cada setor da roda vida, de acordo com o seu grau de satisfação. SETORES: FAMÍLIA, PAR, AMIGOS Há espontaneidade, amor, confiança, respeito nos relacionamentos que tenho? SETOR:EMOCIONAL Eu consigo administrar, expressar e conviver com minhas emoções (positivas e negativas)? SETORES: EMOCIONAL E INTELECTUAL Eu tenho um sentido e uma busca de desenvolvimento e expansão em termos de conhecimentos,atitudes e valores visando uma melhoria como ser humano? SETOR: ESPIRITUAL Eu pratico os valores transpessoais? Eu busco um sentido para minha vida? Eu acredito em um propósito maior para a minha existência? SETOR: FINANCEIRO Eu consigo lidar bem com a relação dinheiro que entra/dinheiro que sai? Consigo economizar? SETOR: PROFISSIONAL Estou demonstrando minhas competências e talentos através da minha profissão? Meu trabalho me permite expressar meus dons profissionais? SETOR: SAÚDE Sinto-me saudável e com vitalidade de modo a poder batalhar pela vida que quero viver? SETOR: LAZER Há espaço para curtir a minha vida? Se a vida é um jogo , estou me divertindo? Consigo desfrutar com prazer os meus relacionamentos? Desfruto das minhas férias? Arranjo tempo para me divertir? TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE Bloco 4: Auto-regulação e Reaprendizagem Emocional TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

REAÇÕES EMOCIONAIS EM SITUAÇÕES DE ESTRESSE: São hábitos comportamentais que foram aprendidos durante a vida e levam a uma perda de energia (doenças psicossomáticas) , gerando a perda de produtividade e bem-estar; Tais hábitos podem ser REPROGRAMADOS através do uso da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, o que nos leva a uma REAPRENDIZAGEM EMOCIONAL, pela aquisição de uma nova atitude e novos comportamentos que se tornarão hábitos de auto-regulação das emoções. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

AS QUATRO EMOÇÕES BÁSICAS RAIVA - dar limites , lutar/fugir TRISTEZA - luto, perdas MEDO - auto-preservação PRAZER - procriar, celebrar TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

AS SETE INTELIGÊNCIAS – HOWARD GARDNER Lógico-matemática Verbal Musical Espacial Cinestésico-corporal Intrapessoal Interpessoal INTELIGÊNCIA EMOCIONAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

cinestésico-corporal verbal ou lingüística lógico-matemática musical-rítmica intrapessoal visual-espacial interpessoal TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL AUTO-ESTIMA AUTO-MOTIVAÇÃO CRIATIVIDADE AUTO-PERCEPÇÃO AUTO-REGULAÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA (Voz Interior) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL COMUNICAÇÃO EMPATIA E INTERATIVIDADE EMOCIONAL CAPACIDADE DE CONVIVER - SOCIABILIDADE DIÁLOGO MOTIVAR O OUTRO DAR E RECEBER FEEDBACK CONFIAR LIDERAR ESTAR EM GRUPO E TRABALHAR EM EQUIPE TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

AS CINCO ÁREAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Inteligência Intrapessoal: Inteligência Interpessoal: 1- Autoconsciência 4-Empatia 2- Autoregulação 5- Habilidades Sociais 3- Auto-motivação Inteligência Emocional = RESILIÊNCIA ou QA (coeficiente de suporte às adversidades) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

RESILIÊNCIA Capacidade de responder aos eventos em situações de estresse, mediante o acesso às capacidades internas ou inteligências ambiente. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

OBRIGADA!!!! TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL