Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Federação Portuguesa de Atletismo
Cursinho Primeiro de Maio
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
José Salomão Schwartzman
Mediunidade na infância
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
TDAH Sônia Maia de Farias.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
ESTUDO DE CASO.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
ESQUIZOFRENIA.
Alexandre de Araújo Pereira Psiquiatra, Msc
VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
CRIANÇAS ÍNDIGO: Doentes hiperativos ou precursores de um novo homem?
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Inclusão que bicho é esse?
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
Hiperatividade.
Universidade Estadual de Feira de Santana
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
INTERVENÇÃO CLÍNICA COM CRIANÇAS
Crianças Especiais Crianças Especiais.
ESQUIZOFRENIA.
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
ESQUIZOFRENIA Infantil
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia. “Mentes Inquietas” Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.

TDA/TDAH TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- Anna Karen Soutello Mendes Psicóloga SEDUC - COEES/PA‏

O TDA/H Transtorno Neurobiológico de causas genéticas. surge na infância. comumente acompanha o indivíduo por toda a vida. caracterizado por: Desatenção. Inquietude. Impulsividade.

O TDA/H 2 Reconhecido pela organização mundial de saúde. É fundamental reconhecer a sua existência. Afirmar o contrário é sinônimo de desinformação.

O QUANTO QUE O TDA/H OCORRE: Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ocorre em 2 a 5% das crianças e adolescentes em várias regiões diferentes do mundo. Mais comum em meninos do que em meninas (80% dos casos). Em mais da metade dos casos, acompanha o indivíduo na vida adulta, com sintomas mais brandos.

TDA/H- CONDIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO Os sintomas devem ter iniciado antes dos 7 anos. Os sintomas devem estar presentes por ao menos 6 meses. Os sintomas devem manifestar-se em ao menos 2 ambientes.

Hiperatividade-impulsividade TDA/H-SINTOMAS COMBINAÇÃO DE DOIS TIPOS DE SINTOMAS: Desatenção Hiperatividade-impulsividade

TDAH com predomínio dos sintomas de desatenção. TDA/H - 3 SUBTIPOS TDAH com predomínio dos sintomas de desatenção. TDAH com predomínio dos sintomas de hiperatividade / impulsividade. TDAH combinado. ( american psichiatric association,1994)‏

TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido. Ter dificuldades para concentrar- se em tarefas e/ou jogos. Não prestar atenção ao que lhe é dito- “estar no mundo da lua”.

TDAH- DESATENÇÃO

TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO (2) Ter dificuldades em seguir regras ou instruções e/ou não terminar o que começa. Ser desorganizado com as tarefas e materiais. Evitar as atividades que exijam esforço mental continuado.

TDAH- DESATENÇÃO

TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO (3) Perder coisas importantes. Distrair-se facilmente com coisas que nâo tem nada a haver com o que está fazendo. Esqucer compromissos e tarefas.

TDA/H- DESATENÇÃO

TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE DESATENÇÃO Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de desatenção. Não apresentam ou tem poucos sintomas da lista de sintomas de hiperatividade e impulsividade.

TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE DESATENÇÃO (2)‏ É mais comum entre meninas. Está associado a maiores dificuldades de aprendizado.

TDA/H- DESATENÇÃO

TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE Ficar remexendo as mãos e/ou pés quando sentado. Não parar sentado por muito tempo. Pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude.

TDA/H- HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE

TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE (2)‏ Ser muito barulhento para jogar ou divertir-se. Ser muito agitado ( a 100 p/hora / parece foguete). Responder perguntas antes de terem sido terminadas.

TDAH- HIPERATIVIDADE

TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE (3)‏ Ter dificuldade em esperar a vez. Intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

TDA/H- HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE

TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE. Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de hipratividade/impulsividade. Não apresentam ou tem poucos sintomas da lista de sintomas de desatenção.

É mais comum em crianças menores. TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE. (2)‏ É mais comum em crianças menores. Está associado a maiores dificuldades de relacionamento, e a mais problemas de comportamento.

TDA/H - COMBINADO Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de hiperatividade / impulsividade. Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de desatenção. Está associado a prejuizos globais maiores na vida da pessoa.

TDAH- combinado

PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DO TDAH • Baixo desempenho escolar TDA/H- CONSEQUÊNCIAS PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DO TDAH • Baixo desempenho escolar • Dificuldades de relacionamento • Baixa auto-estima • Interferência no desenvolvimento educacional e social • Predisposição a distúrbios psiquiátricos

TDA/H - PARTICULARIDADES INTELIGÊNCIA NORMAL NA MAIORIA DAS VEZES. PICOS DE HIPERATENÇÃO - ATIVIDDES DE SEUS INTERESSES. BOM DESEMPENHO ESPORTIVO. CRIATIVIDADE PRONUNCIADA.

TDA/H- TRATAMENTO Orientações a família. Intervenção psicoterápica. Intervenção psicopedagógica Medicamentos. Orientações para professores.

TDA/H - TRATAMENTO INTERVENÇÃO PSICOTERÁPICA Baixa auto estima. Diferenças na comparação com irmãos e colegas. Insucessos-“não vou conseguir”. Dificuldade de relacionamento interfamiliar. Relacionamentos com pessoas problemáticas. Muitos sob uso de álcool e outras drogas.

TDA/H - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 25-30% das crianças e adolescentes com tdah apresentam problemas de aprendizado. Na maioria das vezes o diagnóstico é dado tardiamente, quando grandes lacunas de aprendizado já se formaram. É necessário um trabalho de reconstrução das habilidades e conteúdos.

Todas as crianças com TDAH necessitam da medicação? TDA/H- MEDICAMENTO Todas as crianças com TDAH necessitam da medicação?

TDA/H- MEDICAMENTO (2)‏ Algumas podem necessitar apenas de intervenções psicopedagógicas e psicoterápica. As com sintomas leves. Com boa capacidade cognitiva. Quem não apresente prejuizo significativo.

TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PAIS Listar as dificuldades e estabelecer prioridades: Qual a maior dificuldade da criança? Qual a que mais lhe causa prejuizo? Qual a que a incomoda mais? Escrever em ordem de prioridade. Estabelecer estratégia para a pior delas. colocá-la em prática. havendo melhoras partir para outra.

TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PAIS (2)‏ Manter constância de estratégias. Antecipação dos problemas. Estabelecer comunicação clara e eficiente. Proporcionar atividade física regular. Escolher cuidadosamente a escola Planejamento das atividades futuras. Atenção sustentada e focalizada. Reforço positivo

TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES Divida as tarefas grandes em várias tarefas pequenas. Utilize vários recursos de ensino, e não somente a voz. Permita escrever de outras maneiras.

TDA/H-ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES (2)‏ Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos. Estimule que ele tome nota dos pontos mais importantes do conteúdo.

TDA/H- ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES (3)‏ Elimine ou reduza a freqüência de testes cronometrados. Avalie mais pela qualidade e menos pela quantidade das tarefas executadas. O importante é que os conceitos estejam sendo aprendidos.

Obrigada! annaksout@gmail.com