2 - Organização Básica na MB

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Transcrição da apresentação:

2 - Organização Básica na MB A Divisão É a unidade administrativa básica da organização naval. Segundo a Teoria Geral da Administração,a MB adota a estrutura do tipo linear .

Organograma clássico de uma OM

2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Ter perfeito conhecimento de todas as áreas de responsabilidade de sua divisão Zelar pela manutenção de material da Divisão Providenciar reparos e pedidos de material Inspecionar assiduamente a Divisão Adestrar o pessoal

2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Estabelecer as prioridades diariamente nas fainas rotineiras e demais tarefas Fiscalizar o regresso do pessoal licenciado (livros de parada e regresso de licenciados ) Dar pleno conhecimento de ordens,avisos e resoluções ( leitura do PD e BONO ) Manter acompanhamento em dia do pessoal enfermo (PMI)

2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Manter o pessoal da divisão informado acerca das atividades futuras Zelar pela boa apresentação e correção de uniformes do pessoal Ser responsável pela disciplina de sues subordinados (RDM , DGPM-315) Ser responsável pelos lançamentos nas folhas de CR

2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Conhecer as Normas sobre nomeação,movimentação,dispensa de serviço,licenças ,férias e outros afastamentos temporários (DGPM-310) Conhecer e fazer cumprir as normas sobre Declaração de Dependentes e Beneficiários (DGPM-303) Cumprir todas as disposições da legislação sobre o processo da carreira de praças (PCPM) Estar sempre pronto a emitir conceito e demais informações sobre o pessoal da divisão

2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Conhecer os seguintes livros : Livro de portaló - controle do quantitativo de pessoal municiado a bordo Livro de controle e entrada de saída de material - entrada de material adquirido e saída provisória de material Livro de quarto – É destinado ao registro cronológico de fatos a bordo e fornecer elementos indispensáveis à passagem de serviço entre oficiais Livro de Contravenções- Usado para lançamento ,pelos oficiais,das faltas disciplinares cometidas pelas praças ,observadas as instruções vigentes

2.3- Rotinas na MB Três categorias de rotina: Normal , domingo e Especial Rotinas Especiais – são elaboradas alterações necessárias à condução dos eventos. O cabo-auxiliar é responsável perante o oficial de serviço,pelo cumprimento das rotinas.

2.4- Obrigações e deveres do oficial de serviço Serviço de oficiais - Atribuição dada pelo comandante da OM a determinado oficial,executada por período limitado. O Oficial de serviço é o representante do comandante. Ao assumir serviço, deverá inteirar-se : Das condições de segurança da OM; Das ordens do comandante e imediato; Das fainas e reparos;

2.4- Obrigações e deveres do oficial de serviço Das emb. e viaturas que estão em serviço; Da situação de pessoal em cumprimento de pena disciplinar; Tudo quanto possa interessar ao serviço. O oficial de serviço a bordo de navio em regime de viagem,na estação de manobra, denomina-se oficial de quarto.

2.5- Principais funções exercidas pelas praças na MB Supervisor Mestre Sargenteante Fiel Contramestre Mestre D’armas Despenseiro Paioleiro Ordenança Rancheiro Encarregado de incumbência

2.6 – Organização das atividades administrativas na MB As OM na Marinha,são divididas em dois grupos: Unidades operativas OM de terra Nas unidades operativas, as atividades administrativas são regidas por uma Organização administrativa (OA) . Nessas unidades existe também uma Organização de Combate (ORCOMB), voltada para situações de emergência.

2.6 – Organização das atividades administrativas na MB Nas OM de terra as atividades administrativas são estruturadas com base em três documentos fundamentais: Ato de criação Regulamento Regimento interno