Associação Fala Mulher

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
1.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA.
Crianças e Adolescentes
A Campanha Fundamentos
O campo da Psicologia no CRAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, de 7 a 9 de março, saudamos todas as.
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
PROGRAMA ACOLHER.
Sistema Único de Assistência Social
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Relatório de Atividade
Rio Mulher.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
No Âmbito da Assistência Social
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
Lei e as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente
PROJETO ESPERANÇA CRIANÇA E FAMÍLIA
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
A Politica de Assistência Social
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Coordenadoria de Proteção Social Especial
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
DIÁLOGO 4: Toda criança e adolescente deve viver e conviver em ambientes protetores e seguros 4º andar - SALA 745.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - MS COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL 21 e 22/02/13.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  O redesenho da Política Nacional de Assistência Social, materializada no SUAS – Sistema Único de Assistência Social,
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

Associação Fala Mulher Histórico Suzanne Marie Mailloux (psicóloga e teóloga) é canadense está no Brasil desde 1995 Trabalho social no Jardim Ângela com crianças Em 1999 fundou a Casa Sofia – violência doméstica contra as mulheres Em 2004 fundou a Associação Fala Mulher (AFM)

Associação Fala Mulher Diretoria Edwiges Lúcia Horváth (presidente) Eliana Faleiros Vendramini (vice-presidente) Wagner Aparecido Carneiro (tesoureiro) Luís Silvestre Oliveira Filho (secretário)

Missão e Objetivos Institucionais “Participar da construção de novos paradigmas para a atuação da mulher na sociedade, influenciando, a partir de uma visão multidisciplinar, na elaboração de políticas públicas para a promoção dos direitos da mulher e atuando diretamente na defesa e garantia dos direitos das mulheres em situação de risco, seja decorrente da vulnerabilidade social ou da violência doméstica, auxiliando-as no rompimento do ciclo de violência”

Missão e Objetivos Institucionais “Apesar das amplas garantias voltadas ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade destacadas nos itens anteriores, considerando a reafirmação nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, a Associação Fala Mulher também declina como finalidade precípua o atendimento à quaisquer manifestações de repúdio ou violação a esses direitos, sem distinção de gênero”.

Atuação Parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Administrou 2 Centros de Acolhida Especial para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica até 2009; Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo (SMADS). Em 2007 assumiu a administração do Centro de Integração Social da Mulher na região central de São Paulo.

3 Centros de Defesa e de Convivência da Mulher Atuação Atualmente administra oito projetos 3 Centros de Defesa e de Convivência da Mulher CISM I – Ipiranga (gerente - Vanessa Molina) CISM II – Casa Verde (gerente – Renata Felintro) CISM III – Santo Amaro (fase de implantação)

Atuação 2 Centros de Acolhida Especial para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (sigilosos) Casa Maria Rosa (gerente – Suzanne) 2º Centro de Acolhida - Fase de implantação

3 Núcleos de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico – NPJ Atuação 3 Núcleos de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico – NPJ Casa Verde (gerente – Pedro Ivo) Vila Maria (gerente – Rafael Santos) Freguesia do Ó (gerente – Zilda Novaes)

PREFEITURA SMADS SAS CRAS CREAS

CRAS A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA oferta um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social que visa prevenir situações de vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais, a partir do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

CREAS A PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas.

DENÚNCIA SAS CRAS CREAS CDCM DISQUE 100 DISQUE 180 SAÚDE MINISTÉRIO PÚBLICO

Violência contra a mulher A violência contra a mulher é uma forma específica de violência interpessoal, cometida geralmente, pelo homem e dirigida à mulher com quem mantém vínculo afetivo. Viola a condição de ser humano enquanto pessoa sujeito de direitos: liberdade pessoal, de autonomia, de ir e vir, de se manifestar e expressar, de se organizar e de opinar e pensar.

Violência doméstica: É a violência praticada dentro de casa (geralmente pelo marido, pai, irmão, padrasto, ou companheiro). Ainda hoje, a violência contra a mulher é vista por muitos como algo natural e, em muitos casos, a omissão de pessoas próximas se justifica com o dito: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

Tipos de Violência: Violência física (empurrão, rasteira, tapa, mordida, etc.) Violência sexual (ser obrigada a fazer sexo quando não tem vontade, etc.) Violência psicológica (ameaça, chantagem, xingamento, etc.) Violência patrimonial (quebrar móveis, eletrodomésticos, atirar objetos pela janela, rasgar roupas e documentos, etc.)

CONTATOS Rafael (Gerente do NPJ): rafael.santos@falamulher.org Associação Fala Mulher:falamulher@falamulher.org Curtam nossa Fan Page no Facebook: Associação Fala Mulher www.falamulher.org.br (Novo Site em Construção)