Plano de Aplicação Plurianual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
Advertisements

PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
O Estado e o BNDES no apoio à
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
I - a água é um bem de domínio público;
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
5ª Oficina ANA de Agência e Cobrança
Mercado Institucional para a Agricultura Familiar
PLENÁRIA FINAL.
Usuários cadastrados. Cobrança pelo Uso da Água na Bacia do Rio Paraíba do Sul e Aplicação dos Recursos.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
Agência Nacional de Águas Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos Contrato de Gestão: Evolução e novos indicadores Fernanda Laus Brasília,
Gestão Estratégica na Política Pública
Cobrança pelo Uso da Água
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
José Alberto Ribeiro Carvalho
Integração - Modernização - Descentralização
CARTA AOS CANDIDATOS Desenvolvimento para sempre Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014 Carta aos candidatos à Presidência da República, aos governos.
Orçamento Tradicional:
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
Plano de Bacia do Rio Caí
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Printed CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA A utilização deste material sem a permissão expressa da McKinsey & Company é estritamente proibida Modernização.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Plano de Aplicação Plurianual xdsdsd - SAG -

Fundamentos - PAP Organizar em programas todas as ações que resultem em bens ou serviços para atendimento das demandas da sociedade (expressos nos Planos de Bacia); Foco e seletividade na aplicação dos recursos buscando maximizar os resultados junto à sociedade; Programas alinhados com a Orientação Estratégica do Comitê de Bacia e compatíveis com a previsão de disponibilidade de recursos; Alocação anual de recursos de forma compatível com os objetivos, diretrizes e metas;

Fundamentos - PAP Melhoria do desempenho gerencial da ED; Estímulo à articulação entre União x UF x Municípios. Aumento da transparência na aplicação dos recursos e divulgação dos resultados obtidos; Explicitação da distribuição regional de metas e gastos; Gestão estratégica, com a seleção de programas considerados prioritários, proporcionando-lhes um controle de fluxo diferenciado.

Objetivos Específicos - PAP Dimensão Territorial (Estratégia de Execução das ações e programas dentro do Território); Macro objetivos e Desafios; Diretrizes. Estabelecer de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas. Ações e programas previstos no Plano de Aplicação elaborados em consonância com o Plano de Bacia. Guiar as ações da Entidade Delegatária; Estimar a receita e fixar as despesas para cada um dos exercícios do PAP; Materializar os desejos (Usuários, Sociedade Civil e Poder Público);

Planejamento Plurianual x Recursos Cobrança x SINGREH - Construção -

Diretrizes Baseado nos Planos de Recursos Hídricos; Quantidade reduzida de Ações  Programas passíveis de investimento; Recursos financeiros reduzidos; Recurso Incontigenciável; Fluxo racional; Forte controle e interação social na definição das prioridades; Normatização. ...

Identificação das ações e programas ...

Identificação das ações e programas ...

Materialização dos desejos Espacialização territorial das ações, de acordo com a priorização dada pelo Plano de Bacia. Piranga Piracicaba Santo Antônio Suaçuí Caratinga Manhuaçu São José Santa Maria do Doce Guandu Ação Subprograma - Descrição A.1 P11 Programa de Saneamento da Bacia P41 Programa de Universalização do Saneamento A.2 P24 Programa “Produtor de Água” P52 Programa de Recomposição de APP’s e nascentes P52.a Projeto de recuperação de lagoas assoreadas e degradadas A.3 P61.b Estudos complementares para elaboração de proposta de enquadramento dos corpos d’água A.4 P72 Programa de Educação Ambiental P 73 Programa de Treinamento e Capacitação Materialização dos desejos

Premissas Conhecimento pleno do fluxo de contratação; Pactuação; Peça única; Existência de fluxo racional; Adesão ao Plano de Bacia; Quantificação de recursos x valor despesas Elementos mínimos ao processo. ...

Execução pela Lei 8.666 e regra de Contrato de Repasse CBH Comitê de Bacia aprova Proposta orçamentária anual Comitê de Bacia aprova Hierarquização Edital chamamento Público Execução pela Lei 8.666 e regra de Contrato de Repasse Lista hierarquização Contratação Candidatos ED Agente Financeiro Tomador X Projeto X Agente Técnico Ordem de serviço Acompanha execução

100% pela Resolução 552 ED Candidatos Empresa Projetista Comitê de Bacia aprova Plano de Aplicação Plurianual 2012 – 2015 Ex. P.11 – R$40milhões - 2012/15 Edital chamamento Público P.11 2012/15 Lista hierarquização 100% pela Resolução 552 Editais Contratação Emp.Projetista 2012/15 Candidatos ED Projeto Cand. C Edital Contratação Emp. Gerenciadora ... 2012/15 Elabora Edital Empresa projetista Empresa Projetista Projeto Cand. X Projeto Cand. S Projeto Cand. ... Ordem de serviço Empresa Gerenciadora Fiscalizadora Acompanha execução

Quantificação das despesas x receitas Subprograma - Descrição Nível Relevância 2012 (%) 2013 (%) 2014 (%) 2015 (%) A.1 P12 Programa de Controle de Atividades Geradoras de Sedimentos 2 6,54% 5,14% P13 Programa de Apoio ao controle de efluentes em pequenas e micro empresas 6,85% 5,39% A.2 P21 Programa de Incremento de Disponibilidade Hídrica 8,70% 6,84% P22 Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura 1 4,35% 3,42% A.3 P11 Programa de Saneamento da Bacia 40,00%

Ciclo orçamentário Plano de Bacia Revisão Plano de Aplicação Plurianual Avaliação Controle Interno ANA Execução orçamentária Controle Externo Prestação de Contas

Plano de Aplicação Plurianual - Conteúdo mínimo - ...

Conteúdo mínimo - PAP Objetivos; Recursos disponíveis (origem) Definição dos programas e ações priorizados, frisando: Escopo; Nível de prioridade; Valores por exercício; Condições específica da execução. ...

Conteúdo mínimo - PAP Definição do fluxo de hierarquização. Limites destinados a pagamentos por meio de mecanismo diferenciado. Critérios de hierarquização por programa. Mecanismo de avaliação da execução (p. ex. indicadores/metas) ...

Obrigado.