Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FTAD Formação Técnica em Administração
Advertisements

PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO
Cadeia logística integrada supply chain
UNIDADE 03 – REPENSANDO A LOGÍSTICA
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Administração da Produção: Conceitos
Logística Empresarial
Administração da Produção I
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
GESTÃO DE EMPRESAS Semana 4 Estratégia de Produção
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
LOGÍSTICA Grupo 97..
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
24/04/07Prof. Luís Lócio1 GESTÃO DA PRODUÇÃO 9. 24/04/07Prof. Luís Lócio2 GESTÃO DA PRODUÇÃO OBJETIVO CONFIABILIDADE Confiabilidade significa fazer as.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Administração da Produção I
Repensando a Logística
Organização Industrial
LOGÍSTICA INTEGRADA – Supply chain management Repensando a logística
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
GRUPO 6.
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Profª. Selma Maria da Silva
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Estratégia de Operações
Administração da produção II
Natureza do Planejamento e Controle
Administração da Produção
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Estratégias de Produção Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
Controle de estoque.
Funções de apoio à Função Produção
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
QUALIDADE.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Função produção.
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Estratégia de Operações
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
E STUDO DAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade; Aquilo que o mercado quer; Diferentes organizações,
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO OBJETIVOS “Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimento científico e tecnológico. É necessário integrar questões de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, fatores humanos, fatores ambientais, etc.”Francisco Soares Másculo/UFPB “A administração da produção pode ´fazer ou quebrar´ qualquer empresa.”Slack, 2009

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Ambiente de negócios Competição baseada em custos; Expectativas de qualidade mais altas; Demandas por melhor serviço; Rápido desenvolvimento tecnológico; Frequente surgimento de novos produtos; Maior sensibilidade ética; Impactos ambientais mais transparentes.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Respostas Globalização da rede de operações; Tecnologias baseadas em internet; Gestão da rede de suprimentos; Gestão do relacionamento com o cliente; Parceria com fornecedores; Projeto ambientalmente sensível; Projeto de processo enxuto; Análise de falhas.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Papel da função produção Implementar Apoiar Impulsionar A Estratégia

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Papel da função produção Implementar a estratégia Papel mais básico Intangível = Procedimento

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Papel da função produção Apoiar a estratégia - Qualidade da produção: desenvolver capacidades, melhorar, evoluir, atualizar.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Papel da função produção Impulsionar a estratégia (o mais difícil) Cria vantagem única ?

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS (Planejamento, stakeholders) OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA A PRODUÇÃO - Satisfazer consumidores - Contribuir para a competitividade

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Qualidade - Velocidade - Confiabilidade - Flexibilidade - Custo

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Qualidade “Conformidade coerente com as expectativas” * Varia de acordo com o tipo de operação; * Diretamente relacionada com a percepção;

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Qualidade HOSPITAL   - Pacientes mantidos informados - Funcionários amigáveis e corteses FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - A montagem atende às especificações - O produto é atraente e sem defeitos EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Os ônibus são silenciosos - O horário é rigoroso SUPERMERCADO    - Os produtos estão em boas condições - A loja é limpa e organizada

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Criação orgânica de animais A criação orgânica de animais é um regime duro. Não são usados fertilizantes artificiais, ração geneticamente modificada ou agentes de promoção de crescimento. Toda carne vendida pela fazenda é própria e pode ser rastreada ao animal de origem. “A qualidade do nosso rebanho é o mais importante”, relata o gerente. “Nossos consumidores confiam que nosso gado será organicamente e humanamente criado e abatido de forma a minimizar o sofrimento. Se você quiser entender a diferença entre culturas convencional e orgânica, veja a forma como utilizamos a ajuda de veterinários. A maioria dos fazendeiros convencionais faz uso dos veterinários como um serviço de emergência para consertar situações quando aparece algum problema com o animal. Usamos os veterinários como consultores para ajudar-nos a prevenir problemas”.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Velocidade “Tempo decorrido entre a requisição e o recebimento de produtos” # Enriquece a oferta (externo) # Reduz estoques (interno) # Reduz riscos

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Velocidade HOSPITAL   - Tempo entre a solicitação de tratamento e sua realização - Tempo de emissão dos resultados de exames FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Tempo entre o pedido de um modelo específico e a entrega - Tempo de espera pela assistência técnica EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Tempo do trajeto até o destino - Intervalo entre veículos SUPERMERCADO   - Tempo gasto no processo de compra pelo cliente - Tempo de reposição do produto na prateleira

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Confiabilidade “Agir de maneira a entregar bens e serviços quando necessários e/ou quando prometidos” * Julgada na entrega e no desempenho * Pode ser mais importante do que qualquer outro critério * Economiza tempo e dinheiro

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Confiabilidade HOSPITAL - O cancelamento de consultas é mínimo - As consultas são realizadas nos horários programados FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS   - Entrega de veículos e peças de reposição é feita no tempo previsto EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS)  - Cumpre o horário em todos os pontos - Mantém veículos em atividade numa quantidade que atende à demanda prevista SUPERMERCADO - Horário de funcionamento definido e cumprido - A proporção de bens em falta é mínima

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Taxi Stockholm A empresa possui uma política de optar por confiabilidade no lugar de velocidade, de acordo com seu presidente. “Comparada a outros concorrentes, a produtividade em nossa central telefônica é baixa. Nossos funcionários não respondem tantas chamadas por hora, mas essa é a nossa escolha. O foco de nosso negócio não é a quantidade de chamadas recebidas mas a quantidade de consumidores satisfeitos.” Tal confiabilidade é auxiliada pela tecnologia de rota automática – Ao solicitar um taxi o sistema localiza o cliente e instrui o deslocamento do taxi mais próximo até ele. A empresa pretende incluir no futuro tecnologia para fornecer tempos estimados de chegada e confirmação automática por telefone. “Meu trabalho”, diz o gerente, “é colocar a frota na rua quando o consumidor requisita, não o contrário”.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Flexibilidade “Capacidade de alterar a operação de alguma forma” # De produtos, de composto, de volume e de entrega. # Oferecer coisas diferentes a clientes diferentes(impacto em custo). # Agiliza a resposta, economiza tempo, mantém a confiabilidade.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Flexibilidade HOSPITAL   - Introdução de novos tipos de tratamento (Produtos) FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Ampla variedade de opções nos modelos disponíveis (Composto) EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Habilidade em se ajustar à demanda (Volume) SUPERMERCADO  - habilidade em repor estoque de itens em falta devido a alteração da demanda (Entrega)

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Custo * Quanto menor o custo, menor o preço e maior a margem de lucro. * Todas as empresas se interessam em manter o custo baixo * Sua influência depende do tipo de operação

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Custo HOSPITAL   - Funcionários - Tecnologia e instalações - Materiais e serviços FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) SUPERMERCADO  - Materiais e serviços

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO QUALIDADE Produtos conforme especificação VELOCIDADE Tempo de entrega reduzido Processo livres de erro Atravessamento rápido Habilidade para mudar Operação confiável Alta produtividade total FLEXIBILIDADE Ampla variedade de oferta Ajuste de volume e entrega CONFIABILIDADE Entrega confiável CUSTO Preço baixo, margem alta ou ambos

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - EFICÁCIA- QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA OBJETIVO PARA O SEU NEGÓCIO?

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO CUSTO CONFIABILIDADE VELOCIDADE QUALIDADE FLEXIBILIDADE