Método de Coleta de Dados

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Transcrição da apresentação:

Método de Coleta de Dados Prof. Herondino

2.1 Pesquisa e Dados A pesquisa é a atividade nuclear da Ciência. (...) é um processo permanente e inacabado. Processa-se por meio de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo-nos subsídios para uma intervenção no real.(Gerhardt, 2009) O tipo e a quantidade de dados a serem coletados dependem da natureza do estudo e dos objetivos da pesquisa.

Tipos de Dados Fonte: GERHARD, 2009

2.2 Tipos de Fontes de Dados A medida que explora seu problema ou tópico você considera diferentes tipos de fontes de informação, algumas mais valiosas que outras. Essas fontes são classificadas em três níveis: Primárias; Secundárias; Terciárias.

2.2.1 Fonte Primária São trabalhos originais de pesquisa ou dados brutos, sem interpretação ou pronunciamento que representam uma opinião ou posição oficial(COOPER). Memorando Cartas Entrevistas Discursos incompletos Leis e Regulamentações Decisões ou padrões judiciais Dados governamentais Censo Dados Econômicos Dados Trabalhistas

2.2.2 Fontes Secundária São interpretações de dados primários. Enciclopédias Livros Manuais Artigos de revistas e jornais Notícias Materiais de referência Análise de vendas Relatório anual

Método de coleta de dados Fonte: HAIR,2003

Observação São coletados com o registro sistemático da observação de pessoas, eventos ou objetos. Pode ser feito pela observação humana, mecânica ou eletrônica. Um guarda de trânsito Um radar de fiscalização eletrônica Imagem de satélites em torno da orbita da terra

Pesquisa Etnográfica Os pesquisadores passam longo período com os participantes e escrevem narrativas que descrevem o comportamento da pessoa. Ergo e o 3M

Análise de Conteúdo Obtém dados através da observação e análise de conteúdo ou mensagem de texto escrito. Relatório Contrato Anuncio Cartas O resultado final é às vezes usado para quantificar os dados qualitativos.

Análise de Conteúdo Exemplo Candidato a emprego com alta contagem de expressões negativas “nunca” , “nada” ou grande número de enunciados apreciativos “de certo modo” ou “eu não acho”, podem ser classificados como desonesto.

Questionário Um questionário é um conjunto predeterminado de perguntas criadas para coletar dados dos correspondentes (HAIR, 2003) Desenvolvido para medir características importantes de indivíduos, empresas, eventos e outros fenômenos.

Questionário Desenvolvimento geral Validação (testes) Definição do método para sua aplicação

Tipos de Questionários Questionários auto administrados: Pesquisas por correspondência Pesquisas eletrônica Pesquisas por e-mail Pesquisas web

Tipos de Questionários Questionários administrados por Entrevistador Entrevistas (faz as perguntas e registra as respostas) Entrevista não estruturada (sem a sequências de perguntas) Entrevista em profundidade ( treinado para a entrevista)

Brasil – ABNT – Qualidade ambiental Fonte:TACHIZAWA, 2008

Brasil – ABNT – Qualidade ambiental Fonte:TACHIZAWA, 2008

Brasil – ABNT – Qualidade ambiental Fonte:TACHIZAWA, 2008

Brasil – ABNT – Qualidade ambiental

Questionário Análise de questionário

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA TACHIZAWA, Takeshy; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão Socioambiental: Estratégia na nova era de sustentabilidade. Rio de Janeiro - Rj: Elsevier, 2008. 13-14 p. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Dinise Tolfo. Método de Pesquisa. Porto Alegre, Rs: Ufrgs, 2009. HAIR, Joseph F. et al. Método de Pesquisa em Administração.Porto Alegre, Rs: Bookman, 2003. COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S.. Método de Pesquisa em Administração. 7ª Porto Alegre, Rs: Bookman, 2001.