Glauce-Mônica Vilela Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Regina Célia Baptista Belluzzo
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Está pautada em três pilares: 1. A Gerência de Desenvolvimento de Pessoas - GDP Está pautada em três pilares: Motivação Capacitação Valorização.
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
SÉCULO XX.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
A Importância da Educação Continuada
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Sistema de Administração de Carreiras
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Currículo Quais são as finalidades do curso?
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Laboratório de Ensino a Distância
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Ministério da Educação
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
PROCESSO SELETIVO.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Sugestão de Vídeo Parte 1
Classificando as competências
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Transcrição da apresentação:

Glauce-Mônica Vilela Souza Palestra 9 - Banco de Talentos e Licença para Aprimoramento Profissional Palestrantes Glauce-Mônica Vilela Souza Simônia Peres da Silva

Importância do Banco de Talentos O grande desafio da era do conhecimento é a capacidade que as organizações tem de obter tecnologia associada às pessoas, com a finalidade de identificar os conhecimentos explícitos e implícitos de cada funcionário. Para tanto se torna necessário conhecer as competências das pessoas, que são consideradas um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Importância do Banco de Talentos Quantas competências, habilidades e conhecimentos estão escondidos nas organizações? Quantas pessoas desejam executar atividades mais desafiadoras? As organizações cientes da importância de identificar essas pessoas e de posicionar a pessoa certa para o lugar certo, procuram meios de tornar tangíveis as competências das pessoas, com aquelas requeridas para a função que ocupam, orientando as ações necessárias para que os resultados sejam alcançados.

Importância do Banco de Talentos As organizações que desejam alcançar seus objetivos é necessário identificar culturas e sistemas em que essas pessoas possam utilizar seus conhecimentos, habilidades e competências. Perrenoud (1999) define competência como "a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos (saberes, técnicas, saber fazer, atitudes, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia determinada situação"

Banco Talentos - aspectos gerais É um banco de dados e informações sobre pessoas, que vão desde informações cadastrais (nome, endereço eletrônico, etc.) até informações sobre sua vida profissional, formação acadêmica, experiência profissional, atividades desenvolvidas e atividades que estão aptos a desenvolver, idiomas de domínio, etc.

Banco Talentos - aspectos gerais O armazenamento destas informações pode ser utilizado para várias aplicações na organização, desde contratação, promoção de cargos até identificação de competências e habilidades.

Banco de Talentos deve ser capaz de: Identificar quem é quem dentro de instituições e mercado de trabalho. Proporcionar o levantamento de indicadores estatísticos dentro da área de gestão de pessoas, tais como: grau de escolaridade de colaboradores, nº de colaboradores por área de atuação, nº de colaboradores por setores da organização, nº de colaboradores capacitados,etc.

Banco de Talentos deve ser capaz de: 3. Permitir a estruturação de currículos de colaboradores. 4. A publicidade da produção científica dos colaboradores. 5. Identificar os sujeitos internos e externos para a organização. 6. Levantamento histórico dos colaboradores dentro da instituição.

Características dos bancos de talentos Inovação na gestão pública, ao permitir a utilização da informação de dados para mapeamento das carências da formação do quadro de servidores; Permite a identificação dos talentos ocultos disponíveis na organização; Permite o desenho de planos individuais de capacitação. Considerável redução de custos na gestão e localização de profissionais. Auxilia nas tomadas de decisão relativas a remanejamentos, promoções, formação de grupos de sucessão e aconselhamento. Prepara as pessoas para a avaliação do desempenho.

Banco de talentos nas organizações MEC criará Banco de Talentos com dados do ENEM - Estudantes poderão ser avaliados por empresas a partir do desempenho no exame Os quase três milhões de estudantes que fizeram o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) poderão entrar no Banco de Talentos que deve ser criado pelo MEC (Ministério da Educação) ainda este ano.

Banco de talentos nas organizações Câmara de dirigentes Lojistas de Goiânia Associação Brasileira de Supermercado – ABRAS. Serviço Social da Industria – SESI. Serviço Social de Transporte - SEST Serviço Nacional de Aprendizagem e Transporte - SENAT

O que é o Banco de Talentos na Seduc? É um projeto que tem como objetivo identificar os servidores da Seduc que possuem formação acadêmica em graduação, especialização, mestrado ou doutorado e que tenham interesse em participar de projetos promovidos pela Secretaria de Educação, tais como: participação em pesquisa, grupo de estudo, etc.

O que é o Banco de Talentos na Seduc? A Secretaria de Estado da Educação de Goiás criou o Banco de Talentos, com o intuito de valorizar seus servidores, atender suas necessidades profissionais e pessoais, descobrir potencialidades e, concomitantemente, atender às demandas institucionais.

O que é o Banco de Talentos na Seduc? O Banco de Talentos será utilizado pela Seduc na identificação e localização de servidores com capacidade e habilidade para trabalhar em projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Quais as vantagens de se cadastrar no Banco de Talentos? Por meio dos dados do Banco de Talentos a Seduc terá condições de conhecer o perfil individual e coletivo dos seus servidores, possibilitando um planejamento de ações que contemplem mais adequadamente as expectativas dos profissionais.

Quais as vantagens de se cadastrar no Banco de Talentos? Localizar os profissionais com formação e/ou interesse profissional voltado para as áreas e subáreas de atuação da Seduc. O servidor após realizar o cadastro do Banco de Talentos poderá imprimir seu currículo configurado.

Quais as vantagens de se cadastrar no Banco de Talentos? A consulta dos currículos cadastrados no Banco de Talentos pelo público externo pode possibilitar ao servidor oportunidades de trabalhos também fora da Rede Estadual, como por exemplo, nas redes municipais e Instituições de Ensino Superior.

Como é a divulgação das informações cadastradas no Banco de Talentos? A Seduc se compromete a não divulgar os dados pessoais dos servidores (endereço, matrícula funcional, telefones, data de nascimento, RG e CPF). Estarão disponíveis ao público externo somente o endereço eletrônico e os demais dados, como formação acadêmica e profissional.

Quem pode cadastrar no Banco de Talentos? Poderão cadastrar no Banco de Talentos os servidores efetivos e comissionados da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Texto do slide Texto texto Texto texto Texto texto Texto texto

Banco de Talentos

Estatísticas do Banco Talentos 1338 servidores cadastrados. 9 Doutores. 136 Mestres. 950 especialistas. Destes 1338, 499 são de Goiânia. O curso que tem maior número de inscritos é Pedagogia (30%). Foi usado em todos os cadastros de Duplas Pedagógicas, como uma forma de verificar o currículo da pessoa.

Banco Talentos - possibilidades futuras Cadastro de licença para aprimoramento profissional. Aumento do número de servidores cadastrados. Criar relatórios de gestão com dados do banco de talentos. Disponibilização de notícias aos servidores sobre oportunidades de trabalho, pesquisas e formação.