1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Equivalente à média dos países da OCDE
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Estrutura organizacional Comércio Exterior
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
O Cartório dos novos tempos
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão PEA – PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO ( uma proposta a ser discutida e aperfeiçoada.
TUTORIAL GESTÃO ESTRATÉGICA
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Proposta Técnica Preliminar
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Consultoria Leopoldo Nunes PLANEJAMENTO Pres. José Dias.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
COOPERAÇÃO MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior SCS - Secretaria de Comércio e Serviços Inmetro - Instituto Nacional de.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Excelência na Gestão Pública
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
Transcrição da apresentação:

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC” BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013

ANTECEDENTES – INÍCIO DE 2011 Contexto de mudança de Governo; Necessidade de diagnóstico organizacional; Alinhamento do MDIC com suas Entidades Vinculadas Início de uma gestão por resultados e inserção de cultura de planejamento – monitoramento – aperfeiçoamento.

PRIMEIRA FASE – 2011 / 2012 Diagnóstico baseado em entrevistas com dirigentes; Construção de cenários; Criação das instâncias de proposição, aperfeiçoamento e validação das atividades; Construção dos Objetivos Estratégicos, Indicadores, Mapa Estratégico e demais componentes do Plano, para o MDIC e Sistema MDIC;

MDIC: Síntese do Diagnóstico MDIC com atuação apagada na articulação com entidades vinculadas Delegação ou “perda” de seu papel de formulador de políticas públicas Papel secundário na Governança da Política Industrial Baixo apoio às vinculadas para cumprimento de suas competências

MDIC: Oportunidades Alinhar esforços para o alcance das metas institucionais Criar sinergias e canais efetivos de comunicação entre as organizações Aprimorar práticas gerenciais Integrar pessoas e processos com foco em resultado

Sistema MDIC: transformando potencial em realidade Uma Agenda Estratégica Comum para garantir força, foco, visibilidade, capital político e recursos necessários para a construção de um novo ciclo de crescimento econômico, sustentável e inclusivo, para o Brasil. Orientado pelas diretrizes estratégicas estabelecidas pelo Plano Brasil Maior e pela necessidade de cumprir com excelência suas competências legais, o MDIC está formulando, em conjunto com suas organizações vinculadas, uma Agenda Estratégica integradora e compartilhada que maximize a contribuição de cada organização, de acordo com suas capacidades e competências, na execução da estratégia. A idéia central deste movimento é a concepção do Sistema MDIC, composto pelo MDIC, BNDES, INMETRO, INPI, SUFRAMA, APEX-BRASIL e ABDI, com o propósito de proporcionar o alinhamento, a sinergia e a ação coordenada e tempestiva destas organizações para contribuir com o cumprimento das macrometas estabelecidas pelo PBM. O alinhamento das organizações do Sistema MDIC em torno de uma agenda comum garante a força, o foco, a visibilidade, os recursos e o capital político necessários para a construção de um novo ciclo de crescimento econômico, sustentável e inclusivo, para o Brasil. O SMDIC busca, por meio do Planejamento Estratégico Integrado, aprimorar substancialmente as práticas gerenciais de suas organizações para viabilizar as entregas dos resultados exigidos pela sociedade – de forma sustentável, valorizando as pessoas e potencializando da melhor forma possível os recursos disponíveis.

Entidades que compõem o Sistema MDIC: APEX-BRASIL ABDI INPI BNDES INMETRO SUFRAMA

Gestão da Estratégia: Modelo Balance ScoreCard (BSC): Traduz a estratégia em objetivos Cria parâmetros para avaliação dos resultados Alinha as unidades e pessoas em torno de metas organizacionais Associa iniciativas aos objetivos (próxima etapa) Balanced ScoreCard (BSC) Indicadores, objetivos e iniciativas Medidas Sucessivas Indicadores para Unidades e Pessoas alinhados com os objetivos gerais Sistema de Gestão Estratégica Alinha o BSC aos processos, tais como orçamento, gestão de pessoas, decisões etc. Mapa Estratégico Apresentação gráfica dos objetivos estratégicos Estratégia “Plano de Ação” para o sucesso Visão “Manchete” do futuro ideal Valores Princípios perenes Missão Objetivo principal O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da organização. Proporcionar significado estratégico para as ações operacionais do dia a dia, e assim para todas as pessoas da organização, é o grande diferencial dessa metodologia. BSC faz com que todas as pessoas da grande orquestra corporativa toquem a mesma música, executem a mesma partitura. Por meio de mapas estratégicos e alinhamento organizacional em torno de uma agenda única, a estratégia da organização é encarada na mesma dimensão por todas as pessoas: dirigentes, gerentes, servidores e colaboradores. O BSC também é classificado como um sistema de suporte à decisão, pois pretende reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia e também pode ser encarado como uma ferramenta de comunicação, uma vez que facilita os processo de comunicação interna na implementação da estratégia. No que tange à aplicação ao setor público, cujo desafio é de otimizar a alocação de recursos, reduzir despesas e ampliar a cobertura de atendimento, é necessário que o processo de formulação estratégica desvincule prioridades de governo dos desafios do Estado, estabelecendo, assim, uma agenda estratégica.

MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA MDIC MISSÃO DO SISTEMA MDIC Promover a competitividade, o comércio exterior, o investimento e a inovação nas empresas e o bem-estar do consumidor. VISÃO DO SISTEMA MDIC Ser referência na promoção integrada, permanente e efetiva da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas e do bem-estar do consumidor.

Sistema MDIC: Mapa Estratégico O Mapa Estratégico é essencialmente uma ferramenta de comunicação por reunir num único ambiente visual a missão, visão, valores e objetivos estratégicos, que articulados em Arranjos de Implementação, definem a melhor forma de atuação de cada organização na execução de estratégias prioritárias específicas. Os Objetivos Estratégicos do Planejamento Integrado do SMDIC foram distribuídos verticalmente em perspectivas de análise, que são: Perspectiva Institucional (Missão e Visão) Perspectiva do Impacto Econômico e Social Perspectiva de Execução das Políticas Públicas Perspectiva de Integração e Mobilização Importante notar que há uma relação de causa e efeito entre os objetivos dessas perspectivas.

Mapa Estratégico do Sistema MDIC Para alcançar sua Visão e cumprir a sua Missão, o Sistema MDIC deve indicar claramente qual o caminho a ser trilhado e quais os objetivos que terão que ser alcançados, em uma interação contínua, para o cumprimento das macrometas do Plano Brasil Maior (PBM). Para tanto, o Planejamento Estratégico Integrado do Sistema MDIC deverá estar alinhado para que os esforços necessários para o atingimento das macrometas do PBM possam ser coordenados e otimizados por meio de Arranjos de Implementação pactuados entre as organizações. É chamado "Arranjo de Implementação" o alinhamento de conjuntos de programas, projetos, produtos e/ou iniciativas estratégicas realizadas pelas diferentes organizações do Sistema MDIC (e outros parceiros) para alcance das macrometas do Plano Brasil Maior (PBM). O propósito dos Arranjos de Implementação é aumentar a coordenação, a convergência, a tempestividade e a sinergia das atividades realizadas, bem como, possibilitar aos gestores do Planejamento Estratégico Integrado a visualização da efetiva contribuição de cada ator na execução da estratégia do SMDIC. Importante notar que há uma relação de causa e efeito entre os objetivos dessas perspectivas. Essa é a essência do BSC: equilibrar as perspectivas e alocar objetivos estratégicos em forma de desafios, considerando a relação de causa e efeito que existe entre elas.

2 1 3 Gestão Estratégica: Metodologia de Implementação Concluído PRINCIPAIS ATIVIDADES: Mobilizar organizações do Sistema MDIC para o Planejamento Integrado Alinhar expectativas e levantar informações Elaborar Missão e Visão do Sistema MDIC Identificar Temas Estratégicos Definir Objetivos Estratégicos Alinhar o Planejamento Estratégico do SMDIC com o Plano Brasil Maior Gerar e difundir conhecimento sobre a estratégia do SMDIC PRINCIPAL PRODUTO FINAL: Mapa Estratégico do SMDIC Construir a Agenda Estratégica do Sistema MDIC 1 Implantar Mecanismos de Monitoramento e Avaliação 2 PRINCIPAIS ATIVIDADES: Definir indicadores de esforço e resultado para avaliação da execução da estratégia do SMDIC Concepção de Ciclo de Gestão Estratégica do SMDIC, para monitorar e avaliar a execução da estratégia Definir arquitetura de governança para Gestão Estratégica do SMDIC, articulada com as organizações do SMDIC e com os fóruns interministeriais de decisão PRINCIPAL PRODUTO FINAL: Quadro de Indicadores e Estrutura de Governança Alinhar a Estrutura de Implementação 3 PRINCIPAIS ATIVIDADES: Identificar a contribuição de cada organização do SMDIC para o cumprimento dos Objetivos Estratégicos Estruturar as contribuições das organizações em “Arranjos de Implementação” coerentes, com foco no cumprimento das macrometas do Planejamento Pactuação e contratualização dos “Arranjos de Implementação” junto às organizações do SMDIC PRINCIPAL PRODUTO FINAL: Arranjos de Implementação das Estratégias do SMDIC Concluído Concluído

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Competência: Política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços; Propriedade intelectual e transferência de tecnologia; Metrologia, normalização e qualidade industrial; Políticas de comércio exterior; Regulamentação e execução dos programas relativos ao comércio exterior; Aplicação dos mecanismos de defesa comercial; Participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior; Formulação da política de apoio à microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato; Execução das atividades de registro do comércio

Perspectiva Institucional Planejamento Estratégico – MDIC – 2011/2014 Perspectiva Institucional Representa o papel institucional do MDIC perante a sociedade e seus stakeholders e é sintetizada por sua Missão e Visão. Missão: Formular, executar e avaliar políticas públicas para a promoção da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas e do bem estar do consumidor. Visão: Ser referência em gestão de políticas públicas para a promoção da competitividade das empresas brasileiras .

Perspectiva do Impacto Econômico e Social Planejamento Estratégico – MDIC – 2011/2014 Perspectiva do Impacto Econômico e Social Agrupa os impactos e resultados que devem ser alcançados pela estratégia. Ao alcançar estes marcos o MDIC estará cumprindo sua Missão e Visão e terá o reconhecimento dos seus beneficiários. Impactos esperados: Colaboradores motivados; Gestão excelente; Políticas públicas efetivas; Empresas e cidadãos atendidos.

Mapa Estratégico do MDIC Planejamento Estratégico – MDIC – 2011/2014 Mapa Estratégico do MDIC

SEGUNDA FASE – 2013 / 2014 Revisão, ajustes e atualização do Mapa Estratégico do MDIC; Criação dos Mapas Estratégicos das Secretarias e seu desdobramento em indicadores, metas e iniciativas; Definição, análise e revisão dos processos críticos e alinhamento de estrutura e das atividades do MDIC à estratégia pactuada; Plano de Desenvolvimento dos recursos humanos com foco nas competências estratégicas; Implementação de metodologia de monitoramento, avaliação e ajuste da estratégia pactuada.

Evento de lançamento do Planejamento Estratégico SMDIC

Evento de lançamento do Planejamento Estratégico MDIC

Evento de lançamento do Planejamento Estratégico Secretários

Muito obrigado! se@mdic.gov.br