Apontamento dos problemas encontrados na

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARREIRA DOCENTE Reestruturação tem prazo de discussão até novembro.
Advertisements

Regime Jurídico dos Servidores públicos civis da União
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
CARGOS PÚBLICOS Criação, transformação e extinção: Art. 48, X, CF – existência de lei; Criação: formam-se novos cargos; Extinção: eliminação de cargos;
Escalas de Distribuição de Pessoal
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
CONTRAPROPOSTA APRESENTADA PELA ADMINISTRAÇÃO E REJEITADA EM ASSEMBLEIA REALIZADA NO DIA 23 DE MAIO DE 2013.
WEB CONFERÊNCIA Garantir a Carreira para valorizar os Profissionais da Educação. São Paulo, 16 de fevereiro de 2011.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
LEGISLAÇÃO EVENTOS DE CRESCIMENTO NA CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR.
POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
Novo Hamburgo, novembro de AS RAZÕES PARA A INICIATIVA Necessidade de reestruturar e ampliar o sistema municipal de saúde, diante da: Necessidade.
Filiação e Inscrição.
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
Plano de Cargos e Carreira no Setor Público
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
Luiz Henrique Schuch Vice –presidente do ANDES-SN
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
Uma proposta de mudança
A CONQUISTA DO PLANO DE CARGOS I Antecedentes....
Curso Direito à Memória e à Verdade
Aprovação das Contas do Inmetro
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Adrieni Ferreira Yassine
Conceito de salário CLT, artigo 457
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Agentes Públicos.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Conceito de salário CLT, artigo 457
Prorrogação e Compensação de Jornada
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
“ESCALAS DE SERVIÇO NA ENFERMAGEM”
MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Estatuto da OAB Aula 14.
Cronograma de Aulas : 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Assistência ao Idoso.
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Propostas de alterações na Lei 87/2000 Estatuto dos Profissionais da Educação Básica Comissão: 1.SED - Sec. Educação 2.SAD - Sec. Administração 3.SEGOV.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
DIREITO ADMINISTRATIVO
Natal, junho  É uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, com sede e foro em Brasília, vinculada.
Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
Transcrição da apresentação:

Apontamento dos problemas encontrados na minuta do projeto de Autarquia Especial

Usuários “O regime especial, a que se refere, caracteriza-se pela autonomia administrativa, orçamentária, financeira, patrimonial e de gestão recursos humanos, nos termos definidos nesta lei complementar; ceder, gratuita ou onerosamente, espaços e bens imóveis, bem assim seus equipamentos, nos termos do regimento; alienar bens móveis e imóveis, observada a legislação;”

Com a Autarquia Especial, haverá a possibilidade de venda dos serviços prestados pelo Iamspe, abrindo espaço para os convênios particulares, empresas nacionais e internacio-nais. A dupla porta é um grande prejuízo para a saúde dos usuários. Um bom exemplo é o Hospital das Clínicas, conhecido por priorizar o atendimento aos convênios, em detrimento da saúde da população; Todos os usuários que tiverem maior poder aquisitivo poderão ser atendidos em condições diferenciadas. Isso significa que a grande maioria de nós, usuários do Iamspe, que ganhamos baixos salários, seremos tratados de forma discriminatória, pois haverá pacientes de 1ª, de 2ª e de 3ª classe;

O projeto do governo cria um Conselho de Administração para gerir o Iamspe, que não passa de uma “peça de ficção”, pois a forma de indicação dos representantes do funcionalismo é desproporcional e vaga. Como o governo indicará o presidente e o vice-presidente do Conselho, terá sempre garantido que seus interesses sejam assegurados; O projeto também cria um Conselho Fiscal, cujos membros são todos indicados pelo governo. O projeto não garante que os trabalhadores do Iamspe e seus dependentes serão considerados como contribuintes ou usuários do instituto;

Direitos trabalhistas Todos plantões não regulamentados por lei serão extintos; Os trabalhadores que não têm direito aos plantões regulamentados por Lei, ao optarem pela Autarquia Espe-cial, ganharão menos do que o atual valor do salário com os plantões. Os administrativos (Lei 1080) serão mais prejudicados pois, além disso, voltarão a fazer 40 horas semanais.

Para atingir os valores mais altos da tabela apresentada com os futuros salários, é preciso passar por avaliações e provas. Pouquíssimas pessoas chegarão a receber o teto estipulado na tabela; Como se vê nas tabelas, a progressão funcional vai de “A” a “C”. Para tentar mudar de letra é preciso ter 3 anos trabalhados e só podem passar 20% dos trabalhadores a cada ano. Isso mediante avaliação da chefia; Depois de mudar de letra uma vez, é preciso esperar mais 3 anos para tentar mudar de letra novamente. Além disso, será novamente necessária a avaliação da chefia;

Também podemos ver na tabela que a promoção vai da referência 1 a 3 Também podemos ver na tabela que a promoção vai da referência 1 a 3. Para tentar mudar de um número para outro, é preciso ter chegado na letra “C”. Na melhor das hipóteses, se a pessoa for sempre muito bem avaliada, isso demorará 9 anos. Chegando na letra “C”, o trabalhador então poderá se submeter a uma prova, para tentar passar para a letra “A” do número de referência seguinte; Essa mesma avaliação que serve para a progressão também serve para demissão, caso o resultado da avaliação seja insatisfatório. Os trabalhadores perderão a estabilidade garantida pela constituição paulista e federal; O procedimento de avaliação periódica de desempenho será definido por Portaria do Diretor Presidente após aprovação da lei.

Todos conhecemos a dificuldade que é ficar 12 horas todos os dias para realizar os 10 plantões e melhorar nossos salários. Porém isso ainda é menos injusto do que a proposta apresentada pela Administração, na qual a possibilidade de aumentar os salários está atrelada a processos de promoção e progressão que não contempla a todos; A situação que vivemos hoje é, também, mais democrática que a proposta da Administração: apesar das dificuldades, podemos optar por fazer apenas as 30h e não fazer plantões. Na nova lei, todos os administrativos (Lei 1080) serão obrigados a fazer 40 horas semanais, o que significará 9 horas diárias;

O Adicional de Insalubridade será calculado sobre apenas 1 salário mínimo para todos que optarem pela Autarquia Especial; Outro problema, do ponto de vista trabalhista, é o fato de que a remuneração dos plantões regulamentados não será incorporada aos salários para quaisquer vantagens legais, não incidindo sobre ela vantagens de qualquer natureza (isso contraria a CLT); Os plantões regulamentados apenas em caráter excepcional;

Além de criar 148 novos cargos em confiança (124 na área administrativa e 24 na área da saúde), o projeto incorpora no quadro efetivo algumas funções que hoje são exercidas em confiança (caso ocorrido com as funções de Assistente Técnico II e III). Isso significa que pessoas que não são concursadas serão efetivadas em vagas de nível universitário que deveriam ser ocupadas por trabalhadores concursados para tal.

Transforma os profissionais da saúde de nível universitário em Agentes de Assistência a Saúde. Salário defasado, sem parâmetros para reajuste por categorias. Desproporcionalidade em reajustes salariais entre categorias. Quais índices/porcentagens utilizados?

Precisamos nos mobilizar!!!