Projeto Empreendimentos Turísticos I Apresentação I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Educar Para Preservar Acadêmicos: ANA ELISE CARDOSO INÁCIO; BETINA SOUZA MENDES; JEAN COELHO; REJANE ESTHER VIEIRA; RULYAN ALMEIDA.
Avaliação como Mecanismo de Accountability
Prof. Ms. Vagner Custódio
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE EXTRATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PROGRAMA NACIONAL DE ECOTURISMO.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
Plano Estratégico Regional de Turismo
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
O que são Parques Nacionais.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Zoneamento Marinho Litoral Norte
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Política Nacional do Meio Ambiente
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
O poder do marketing para o desenvolvimento
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
João Elves da Silva Santana Nayara Franzini Lopes Thuany Araújo Silva Reserva de Desenvolvimento Sustentável MAMIRAUÁ.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

Projeto Empreendimentos Turísticos I Apresentação I

Projeto Noronha Descrição: Duração: Ecoturismo em Fernando de Noronha ------------------------------------------------------------------------ Descrição: Desenvolvimento de estudos e projetos para o estabelecimento e implementação do sistema de trilhas interpretativas no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha Duração: 1995 - em andamento  Localização: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Estado de Pernambuco. Apresentação I

Contexto: O Arquipélago de Fernando de Noronha fica a 345 km da costa do nordeste brasileiro. Em 1988, o antigo território da União, sob administração da Aeronáutica, foi incorporado ao Estado de Pernambuco. De origem vulcânica, Fernando de Noronha possui um dos maiores índices de biodiversidade marinha do Brasil. Além do impacto socioeconômico gerado por esta dependência, o arquipélago possui limitada capacidade de suporte ambiental, não tolerando crescimento contínuo da ocupação humana. Em 1995, o WWF foi convidado pelo Estado de Pernambuco para, juntamente com a Administração Estadual do Arquipélago de Fernando de Noronha, o IBAMA, o Projeto TAMAR/IBAMA e outros representantes da sociedade civil, delinear as diretrizes para a organização, regulamentação e promoção do ecoturismo em Fernando de Noronha. Apresentação I

O respeito à natureza é um dos objetivos do projeto. Na divisão de responsabilidades, WWF e IBAMA se ocupam da implementação das atividades no âmbito do Parque Nacional e a Administração Estadual se encarrega da execução de atividades elaboradas de forma participativa no restante do Arquipélago. O respeito à natureza é um dos objetivos do projeto. Apresentação I

Fonte de Recursos: Outros Parceiros: Participação do WWF: - IBAMA e WWF Outros Parceiros: -IBAMA, Projeto TAMAR/IBAMA, Administração Estadual do Arquipélago de Fernando de Noronha, outras representações da sociedade civil. Participação do WWF: O projeto de trilhas interpretativas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha integra o programa estratégico do WWF de desenvolvimento do ecoturismo como atividade promotora da conservação de ecossistemas no Brasil. Através deste projeto, o WWF visa desenvolver uma experiência modelo da adequada utilização de uma unidade de conservação pelo público, cuja operacionalização inclui atividades Apresentação I

recreativas e interpretação ambiental recreativas e interpretação ambiental. O WWF é o executor e coordenador técnico do projeto e responsável por assegurar a participação da equipe do Ibama. O projeto está sendo realizado de forma coordenada com a regulamentação do turismo no restante da ilha principal do arquipélago (sob responsabilidade da Administração Estadual), de forma a assegurar integração conceitual e de elementos visuais na interpretação ambiental dentro e fora do Parque. Este projeto está em execução no momento. Elaboração e aprovação do projeto de uso recreativo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR/FN), em julho de 1997. Elaboração e aprovação do projeto de engenharia e arquitetura da infra-estrutura de suporte às trilhas interpretativas, cujas obras já foram iniciadas. Apresentação I

Atividades Previstas: Elaboração do projeto de interpretação ambiental e comunicação visual dos ambientes terrestres e marinhos.   Atividades Previstas: Em 31 de março de 1998 foi firmado novo convênio entre WWF e IBAMA para viabilizar a supervisão dos trabalhos de implantação dos projetos de engenharia, interpretação, monitoramento de impacto e de reflorestamento ao longo das trilhas terrestres. Apresentação I

Projeto Silves Descrição: Duração: Localização: Ecoturismo em Silves ---------------------------------------------------------------------- Descrição: Desenvolvimento de um modelo de ecoturismo de base comunitária para a Amazônia.   Duração: 1994 - 1996 (1ª fase) 1997 - 1999 (2ª fase). Localização: Município de Silves, Estado do Amazonas. Apresentação I

Contexto: O ecoturismo é, atualmente, uma das atividades econômicas mais promissoras, além de ser uma rica fonte de recursos para a conservação do meio ambiente. A maioria dos empreendimentos existentes limita-se à exploração do "turismo na natureza", sem adotar os verdadeiros princípios do ecoturismo: uma fonte para a sustentação dos recursos naturais. O ecoturismo deve avançar no sentido de se tornar um instrumento de conservação e de desenvolvimento sustentável da natureza. Portanto, é fundamental a participação da população local na atividade turística. No caso de Silves, a pressão da comunidade levou à criação de uma Reserva de Proteção Ambiental municipal para controlar os lagos. Apresentação I

Executante do Projeto: Descrição do Projeto: Se implantado corretamente, o ecoturismo pode contribuir para o manejo de áreas de relevância ambiental e, ao mesmo tempo, para a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. O objetivo deste projeto é viabilizar o primeiro empreendimento comunitário de ecoturismo da Amazônia, com renda utilizada em benefício da conservação do sistema de lagos de pesca da região. Executante do Projeto: Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural (ASPAC) Apresentação I

Fontes de Recursos: Participação do WWF: Governo da Áustria (1ª fase), Governo da Suécia (2ª fase), WWF.   Participação do WWF: Este projeto faz parte da estratégia do WWF para a conservação de áreas de várzea na Amazônia. Principais Resultados: O maior resultado do projeto até o momento foi a construção do hotel na Ilha de Silves. Os funcionários do hotel são selecionados entre os participantes. Apresentação I

A ASPAC criou a Canaçari Turismo, uma empresa operadora que ficará responsável pela organização dos roteiros e da administração do hotel. Segundo o estudo de viabilidade econômica, os públicos-alvo prioritários são os adeptos do "turismo de aventura", estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior. No componente de conservação, a ASPAC está trabalhando com voluntários de uma igreja local na fiscalização dos lagos de preservação que, pela primeira vez, contam com vigilância constante. A nova administração da Prefeitura Municipal de Silves fechou um acordo com a ASPAC para mútua atuação e investimento na fiscalização da Reserva. Dez membros da comunidade receberam treinamento do IBAMA para integrarem a estratégia de fiscalização contra pesca ilegal no município. Apresentação I

Atividades Previstas: A ASPAC estabeleceu uma parceria com o projeto Manejo de Várzea em Santarém para a implantação de um sistema comunitário de monitoramento de pesca e manejo dos lagos.   Atividades Previstas: O WWF vai continuar dando suporte à ASPAC na implementação das atividades de ecoturismo e conservação. As próximas ações estão voltadas para a consolidação do ecoturismo, o que inclui a implementação do plano de marketing, desenvolvimento de interpretação ambiental, material informativo para turistas e continuação do treinamento para capacitar a ASPAC para gerenciar o Hotel Aldeia dos Lagos. Será feito o monitoramento dos eventuais impactos ambientais e socioeconômicos decorrentes do turismo. Apresentação I

Projeto Tamar Descrição: Duração: Localização: 1995 - em andamento -------------------------------------------------------------------- Descrição: Apoio ao projeto TAMAR do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para desenvolvimento de atividades de ecoturismo e educação ambiental   Duração: 1995 - em andamento Localização: Arquipélago de Fernando de Noronha, Estado de Pernambuco. Apresentação I

Contexto: As tartarugas marinhas estão entre os animais mais antigos do planeta. Para proteger essas áreas iniciou-se, em 1980, o projeto TAMAR cujo enfoque principal é a conservação das espécies através da pesquisa científica, educação ambiental da comunidade e proteção das áreas de desova. Nos 17 anos de atividade, através do monitoramento das praias para proteção dos ovos, o TAMAR conseguiu reduzir drasticamente o consumo das tartarugas mães pelas comunidades costeiras, que foram integradas ao programa de proteção à espécie. Por um lado, desenvolve infra-estrutura e capacita pessoal no âmbito do ecoturismo, com ênfase para a visitação e interpretação do hábitat natural (utilização de recursos variados que permitam ao turista conhecer e compreender um ecossistema) das tartarugas marinhas. Por outro lado, desenvolve atividades de educação ambiental que envolva a comunidade local e os turistas, de Apresentação I

Parceiro/Executante do Projeto: forma a gerar e aumentar a conscientização sobre a fragilidade e importância da conservação das espécies. Desde 1997 a meta do projeto é desenvolver um programa de formação de guias-mirins, freqüentadores da Escola do Arquipélago de Fernando de Noronha, para a condução de visitantes e interpretação ambiental da ecologia das tartarugas marinhas.   Parceiro/Executante do Projeto: Fundação Pró-TAMAR, base de Fernando de Noronha. Principais Fontes de Recursos: Programa "Pennies for the Planet" da Earth Force, WWF e USAID (no programa de capacitação em ecoturismo de base comunitária). Apresentação I

Principais Resultados: Outros Parceiros: Escola do Arquipélago de Fernando de Noronha.   Participação do WWF O projeto TAMAR é uma das mais antigas e consistentes parcerias do WWF no Brasil. Além de suporte financeiro e técnico a diversas atividades, colabora também na formação de técnicos envolvidos no trabalho, na elaboração de propostas e sua divulgação, assim como nas atividades de ecoturismo no âmbito da rede internacional do WWF. Principais Resultados: Os principais resultados das atividades em Fernando de Noronha foram a construção e instrumentalização do Centro de Visitantes e o Museu da Tartaruga Marinha. Apresentação I

Haverá também continuidade do trabalho com os guias-mirins. A base de Fernando de Noronha do Projeto TAMAR, juntamente com a Escola Estadual do Arquipélago, concluíram a primeira fase do treinamento de guias mirins que passam a auxiliar o Projeto TAMAR em atividades de proteção e orientação de visitantes. Também estão sendo realizas atividades de educação ambiental na escola da comunidade local. Pelo trabalho desenvolvido com as tartarugas, os coordenadores nacionais do Projeto TAMAR, Guy e Neca Marcovaldi, receberam em 1997 o Prêmio Getty do WWF - considerado o Nobel de conservação ambiental. Haverá também continuidade do trabalho com os guias-mirins. Apresentação I

URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Acadêmicos: Aline Bieger Daniele Vieira Jocélia Müller Ponte Silvana Frederich da Costa  Professora: Helenice R. Reis Projeto Empreendimentos Turísticos I Apresentação I Mirandinha@via-rs.net - 0(xx) 359 – 2688 ou 9963-4162