Para conhecer poesia hispano-canadense

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008/01- Pólo de São Leopoldo.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Plano Básico de Comunicação Interna
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Sérgio Elias Vieira Cury
Blog Programa Saberes Junho/2009.
Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Edna Maria Barbosa Arrebola
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Estratégias de leitura da língua espanhola
ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Biblioteca Virtual em Saúde:
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
O Uso Pedagógico do Blog
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Caderno Interfaces Curriculares
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
Literatura Linhas de Pesquisa
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Museu Memórias de Alfabetização
METODOLOGIA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS Artigo publicado em periódico
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
FÓRUM Potiguar de Escolas Leitoras Natal, 09 de Junho de 2009.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
Faculdade de Educação de Costa Rica
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Neste contexto, a Escola de Gente criou, em 2003, o projeto Oficineiros(as) da Inclusão, no qual jovens com e sem deficiência disseminam o conceito.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Elaboração de relatório
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
CURSO – SEMESTRE/ANO: Unidade curricular. 1 ª SESSÃO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE GESTÃO EM TURISMO – 1°/ ESPANHOL.
Os três pólos do espírito humano
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular.
Neblina Cuantas veces estamos despiertos y tenemos dificultades para observar. Quantas vezes acordados e temos dificuldade para enxergar.
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Pré-Projeto Multimídia
Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ Prof Silvia Maria Alves de Almeida DOSSIÊ TEMÁTICO O QUE É? 25/04/2017.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
Transcrição da apresentação:

Para conhecer poesia hispano-canadense UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ILA/ICHI - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LINGUAGEM, CULTURA E EDUCAÇÃO: UMA INTERFACE TEÓRICO - PRÁTICA NA ESCOLA Para conhecer poesia hispano-canadense ANDRÉIA ALVES PIRES RIO GRANDE 2009

Introdução Universo literário hispano-canadense Obra literária de Nela Rio Dissertação de Mestrado A obra narrativa de Nela Rio: Por uma Poética do Deslocamento O blog Quando Nela Rio Websarau Quando Nela Rio

Proposta do websarau Objetivos do estudo apresentar a obra literária da autora; promover leituras e interpretações da obra em diversas linguagens; criar um público brasileiro apreciador de Nela Rio; e propor interação e experimentação literária em meio virtual. Objetivos do estudo observar em que medida a estratégia de difusão obteve resultados; avaliar o movimento interativo ao redor da obra literária através do blog; e considerar as possíveis contribuições das experiências de leitura à formação de um público para a poesia hispano-canadense.

Metodologia Aporte teórico Atividade permanente do blog, o websarau foi elaborado segundo os seguintes procedimentos: convite a não-falantes de espanhol para seleção de poema de Nela Rio e gravação da leitura em vídeo; veiculação dos vídeos e transcrição dos poemas no blog com espaço aberto a comentários e contribuições de novas leituras; divulgação do websarau em sites de relacionamento e micropostagens, e em blogs na web. Aporte teórico As repercussões do websarau foram analisadas a partir de estudos de Roger Chartier (1999, 2001 e 2002) sobre leitura.

Alguns resultados Iniciado no dia 15 de setembro, em dois dias o websarau recebeu mais 400 acessos, foi comentado em blogs, mencionado em sites como Twitter e Orkut, e divulgado via MSN. Recentemente, tem sido divulgado em emissora local de tevê. A ideia circulou rapidamente no ciberespaço produzindo um movimento de leitura dos textos em múltiplas linguagens (escrita, imagem, som e hipertexto), gerando contínua repercussão da proposta, ora repetida, ora renovada na web. A leitura incentivada pelo Websarau é, nesse estudo, entendida como prática social, da ordem da transmissão eletrônica dos textos, ponto decisivo na evolução da história ocidental da leitura (CHARTIER, 2002). O ato e o sentido de ler são pensados por uma perspectiva de deslocamento.

Primeiras impressões “Por favor diles a Maria da Graça, a José Roig, a Leonardo Fernandez y a Thaise Moraes que estoy contentísima con la lectura que hicieron, y aprecio mucho los poemas que han elegido; la elección es siempre muy personal. Y me siento muy honrada por su decisión de seguirte en tus aventuras poéticas!” (Nela Rio por e-mail, 16/09/09) “Me ha parecido una idea interesante este esfuerzo que haces por dar a conocer en tu pais el trabajo de nuestra comun amiga, mi querida Nela Rio. De hecho, cuenta conmigo para lo que pueda ser(te) util. Ademas, gracias por poner em este blog un link a mi blog de Noticias.” (Marta Zabaleta por e-mail, 16/09/09) “Muchas gracias por mandarme tu mensaje. El sitio web es precioso y muy util!” (Edith Jonsson-Devillers por e-mail, 16/09/09)

A experimentação de recursos virtuais e a colaboração direta de Nela Rio e de pesquisadores qualificam o documento confiável que o blog pretende ser, podendo somar aos estudos sobre historiografia literária. Ao mesmo tempo, ações como o websarau, criam possibilidades infinitas – pois não se podem prever os limites da web – para dar visibilidade à literatura hispano-canadense de Nela Rio, através de intervenções criativas a partir dos poemas.

Silencio, por Thaíse Moraes

El dolor descobijado, por Leonardo Fernandes

Tango, por Fabrício Marcon

Sólo para verte, por Paulo Olmedo

www.quandonelario.wordpress.com

Referências Bibliográficas AMARAL, Adriana, MONTARDO, Sandra, RECURO, Raquel. Blogs: mapeando um objeto. Disponível em: http://pontomidia.com.br/raquel/AmaralMontardoRecuero.pdf, acesso em 10/11/2008. CHARTIER, Roger. “As revoluções da leitura no ocidente”. In.: ABREU, Márcia. Leitura, história e história da leitura. São Paulo: FAPESP, 2002. PIRES, Andréia. A obra narrativa de Nela Rio. Dissertação disponível em: http://www.ppgletras.furg.br/disserta/andreiapires.pdf, acessado em 15/09/09. ______. Quando Nela Rio: blog de informação sobre literatura Hispano-canadense. Disponível em: http://quandonelario.files.wordpress.com/2009/03/quando-nela-rio-blog-de-informacao-sobre-literatura-hispano-canadense-versao-final.pdf, acessado em 15, 09, 2009. RIO, Nela. Impressões sobre o Websarau Quando Nela Rio. Disponível em: http://quandonelario.wordpress.com/, acessado em 17/09/2009.