Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Advertisements

Agência Nacional de Transportes Aquaviários
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
APRESENTAÇÃO – FORUM PERMANENTE ENERGIA E AMBIENTE UNICAMP
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Gersina N.da R. Carmo Junior
Regularização Ambiental
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Estrutura de um Processo de Licenciamento
FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO. FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Licenciamentos com AIA na RMBS
a advocacia no século XXI: o caso do direito ambiental
ASPECTOS DESTACADOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
Análise e Projeto de Sistemas
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
GESTÃO DE QUALIDADE Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Os Novos Marcos Regulatórios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONJUNTA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA Caraguatatuba - SP 11 de dezembro.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O que é:  Agencia do Governo do Estado que responde por :  Fiscalização;  Monitoramento e licenciamento.
VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Licenciamento e Gestão Ambiental em APLs de Base Mineral Campina Grande – PB, 06.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS) COMDIAL 13 de novembro de 2009 Projeto de Caracterização Ambiental da Bacia de Santos.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Regularização Ambiental dos Portos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
Fundamentos do licenciamento ambiental
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Requisitos Legais e Outros Requisitos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Especialização Em Engenharia De Segurança Do Trabalho n Proteção do Meio Ambiente n Prof. Francisco Rodrigues da Cunha Neto n Prof. José Carlos de Campos.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
RNP AR PROCESSO DE APROVAÇÃO OPERACIONAL. ROTEIRO RNP AR Processo de certificação para operações RNP AR Processo de aprovação operacional – Problema atual.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
A ETAPA DE ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Transcrição da apresentação:

Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias GESTÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Indutor da boa Gestão Ambiental dos portos: o compromisso, por parte dos responsáveis pela implantação e operação do porto, com a proteção do meio ambiente. Importante para assegurar que o porto seja instrumentalizado com todos os equipamentos de controle, vigilância e combate a desastres.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Instrumento capaz de garantir o reconhecimento público de que as atividades estão sendo desenvolvidas em conformidade com a legislação ambiental, em observância à qualidade ambiental e a sustentabilidade.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Para obtenção da licença ambiental, além do atendimento aos padrões estabelecidos, os impactos ambientais originados da implementação de empreendimento ou de atividade serão prevenidos, corrigidos, mitigados, eventualmente eliminados ou compensados, de modo a garantir a qualidade e a sustentabilidade da região sob influência da atividade portuária.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Os estudos e programas ambientais necessários, identificarão e qualificarão os impactos ambientais, sugerindo ações sejam de compensação, mitigação ou controle ambiental .

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária O Licenciamento ambiental no Brasil é caracterizado por três fases distintas: Licença Ambiental Prévia – LP, Licença Ambiental de Instalação – LI e Licença Ambiental de Operação – LO.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária A Licença Prévia - solicitada na fase preliminar -de planejamento da atividade: Apresentar estudos ambientais, que contenham o diagnóstico ambiental da região de interesse, a caracterização do empreendimento e os requisitos básicos a serem atendidos na fase de localização. observar a legislação ambiental e os planos municipais, estaduais e federais.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Na segunda fase, devem ser elaborados os projetos executivos e os planos e programas ambientais detalhados, que aprovados, autorizam o início da implantação do porto. A terceira fase se constitui na autorização para a operação do porto e de seus equipamentos, quando é realizada a verificação do cumprimento das exigências ambientais.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária O processo de licenciamento ambiental é, sem dúvida, um importante instrumento de Gestão Ambiental, pois sua consolidação só ocorrerá, por meio do cumprimento de normas de controle ambiental, que garantam o adequado funcionamento do porto.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Porém, muitas vezes, a complexidade do processo de licenciamento ambiental brasileiro, acarreta em morosidade dos procedimentos, que é prejudicado pela falta de uma legislação específica para o licenciamento ambiental portuário, impedindo um melhor uso deste instrumento, que é primordial na melhoria da gestão ambiental portuária.

Licenciamento – Instrumento de Gestão Ambiental Portuária Assim, é recomendável uma avaliação isenta da necessidade da criação de instrumentos legais, seja por meio de uma Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, seja por meio de uma Lei ou Decreto específico, que garantam ao setor portuário um processo de licenciamento ambiental, que fortaleça a gestão ambiental portuária.

"A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra "A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Disto temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará". Trecho da CARTA DO CACIQUE SEATTLE ao Presidente dos EUA em 1855. .

Pedro Luiz Fuentes Dias fuentes@onda.com.br