GESTÃO DA QUALIDADE Carlos Sousa Leão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Custeio da Qualidade: Mensuração e Controle
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Normalização
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
NORMA ABNT ISO 9000.
Garantia de Qualidade do software
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
José Melo N.º Rodrigo Moretti N.º 10966
O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Vagner José Diegas ISO 9001.
Qualidade – ISO 9000.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Qualidade e Certificação ISO 9001:2000 A monitorização dos Processos como factor determinante para aumentar a Satisfação dos Clientes Novembro 2007 Susana.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Guia informativo da TÜV Rheinland Portugal Grupo TÜV Rheinland
Auditoria e Certificação Ambiental
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
Auditoria da Qualidade
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
QUALIDADE: CONCEPÇÕES
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Introdução à Qualidade
International Organization for Standardization(ISO) 14000
Abordagem por processos
QUALIDADE EMPRESARIAL
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Modelo de processos para la industria de software.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Gestão da Qualidade.
Qualidade na Manutenção
O que é ISO 9001? Aplicação no mercado
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Acadêmica: Berta Denise Biá
Sistemas de Informação para processos produtivos
Q - Normalização calendário Introdução Conceito Objetivo Níveis
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Evolução das Normas série ISO 9000
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Sistema de Gestão da Qualidade
Aula 9 – Conceito de Conformidade
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Gerenciamento de Projetos
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Qualidade e a ISO 9001.
Conteúdo programático
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Gestão da Qualidade Conceitos básicos Maria Antónia Gonçalves.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
NORMAS DA GESTÃO DA QUALIDADE Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade ISO 9000 QS 9000 Helder Vago.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Teoria dos Sistemas.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DA QUALIDADE Carlos Sousa Leão

Qualidade (ISO DIS 9000-2000) “Capacidade de um conjunto de características intrínsecas a um produto, sistema ou processo, para satisfazer os requisitos dos clientes e de outras partes interessadas.”

Produto – Resultado de um processo Consensualmente, considera-se que existem 4 categorias genéricas de produtos: Hardware Software Serviço Materiais processados (ex:lubrificantes)

Linhas sobre a Qualidade Satisfação: Cliente Accionistas Colaboradores meio ambiente ... tudo a um custo global optimizado. Perspectiva horizontal Cobrir todas as Actividades da empresa

Seis Fronteiras Satisfação do cliente Satisfação do fornecedor Envolvimento dos fornecedores Fácil Comunicação “horizontal e vertical” Interacção entre pessoas na empresa Ser solidário e não solitário

Sistema da Qualidade Conjunto de: Para Recursos e meios Procedimentos Prevenir e detectar não conformidades na concepção, produção, instalação e após-venda Implementar meios para evitar a sua repetição

Importância do sistema da Qualidade Dá confiança ao mercado Melhora a execução, coordenação, produtividade, e a organização interna. Implica maior concentração nos objectivos da empresa e nas expectativas do cliente Permite obter e manter a qualidade Contribui para reorganizar a gestão da produção Permite certificar a empresa Melhoria da competitividade (com empresas de maior dimensão) Proporciona o levantamento e o tratamento de resultados

Importância do Sistema da Qualidade Contribui para melhorar as competências das pessoas. É um meio de avaliar o cumprimento de expectativas. Não é condição suficiente para melhoria dos processos. Aplica-se a todo o tipo de empresas e a todos os aspectos da gestão (Marketing, vendas, finanças, produção, logística). As Normas do SQ são diferentes das dos produtos. Ambas, são meios de alcançar a satisfação dos clientes e aumentar a competitividade, e não se excluem mutuamente. Não significa excesso de burocracia, papeis ou de rigidez. É uma tarefa colectiva, transversal, e deve estar atenta às tecnologias de ponta. Não é uma “receita”. Ter em conta a realidade da empresa. Controlo, avaliação e optimização dos custos das falhas (sucata, cumprimento de datas, ocupação dos recursos). Melhorar a qualidade (além da mera função de controlo). Responder às exigências de qualidade dos consumidores.

Implementar o Sistema da Qualidade Analisar a cadeia de valor e escolher as actividades com maior impacto sobre a qualidade do produto. Definir processos, responsabilidades, recursos para garantir a correcta realização do produto. Determinar os parâmetros importantes a manter sob controlo em cada actividade, estabelecendo: O quê? Como? Quando? E Quem faz? Proporcionar formação aos envolvidos. Cadeia de valor da empresa: Comercial-Marketing-Concepção-Desenho-Aprovisionamento-Produção-Expedição-Pós-venda

ISO – International Standard for Standardization Normalização “Actividade conducente à obtenção de soluções para problemas de caracter repetitivo, essencialmente no âmbito da ciência, da técnica e da economia, com o objectivo de atingir um dado grau de organização num dado domínio.” Consiste em geral, na elaboração, publicação e promoção do emprego de Normas. ISO – International Standard for Standardization

Certificação Acção oficial que consiste em documentar o cumprimento dos requisitos. Nota 1 – Os requisitos dizem respeito a pessoal, processos, produtos, organizações e serviços. Nota 2 – A certificação é uma área na qual a garantia da Qualidade se baseia em regulamentos, aprovações e requisitos para os fabricantes satisfazerem as obrigações legais. É o meio pelo qual o produtor pode demonstrar o cumprimento destas condições.

Normas de sistemas de Garantia da Qualidade Estão pouco vocacionadas para garantir a “aptidão ao uso”. Possuem um carácter genérico, aplicando-se a todo o tipo de indústria. São indispensáveis como padrões de referência para aferição da organização da função qualidade. Possibilitam fixar contratualmente os requisitos da qualidade nas relações entre clientes e fornecedores.

Série de Normas NP EN ISO 9000 NP EN ISO 9000-1 – Normas para a gestão da qualidade e a garantia da qualidade. Linhas de orientação para a selecção e utilização. NP EN ISO 9001 (1995) – Sistemas da qualidade. Modelo de garantia da qualidade na concepção/desenvolvimento, produção, instalação e assistência após-venda. NP EN ISO 9002 (1995) - Sistemas da qualidade. Modelo de garantia da qualidade na produção, instalação e assistência após-venda. NP EN ISO 9003 (1995) - Sistemas da qualidade. Modelo de garantia da qualidade na inspecção e ensaios finais. NP EN ISO 9004-1 (1995) - Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade. Linhas de orientação.

Série de Normas NP EN ISO 9000 Para empresas de serviços NP EN 29 004-2 (1994) - Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade. Linhas de orientação. Para empresas de software EN ISO 9000-3 (1997) – Quality management and quality assurance standards. Guidelines for the application of ISO 9001:1994 to the development, supply, installation and maintenance of computer software.

Outras Normas da série ISO 9000 ISO 9000-2:1997 – Quality management and quality assurance standards. Generic guidelines for the application of ISO 9001, ISO 9002 and ISO 9003. ISO 9000-4:1993 – Quality management and quality assurance standards. Guide to dependability programme management. ISO 9004-3:1993 – Quality management and quality system elements. Guidelines for processed materials. ISO 9004-4:1993 – Quality management and quality system elements. Guidelines for quality improvement.

Normas para a implementação e Certificação de Sistemas de Gestão do Ambiente ISO 14001 (1996) – “Environmental management systems. Specifications with guidance for use.” ISO 14004 (1996) – “Environmental management systems. General guidelines on principles, systems and supporting techniques.” ISO 14010 (1996) – “Guidelines for Environmental auditing. Audit procedures. Auditing of environmental management systems.” ISO 14012 (1996) – “Guidelines for Environmental auditing. Qualifications criteria for environmental auditors.” ISO 14020 (1998) – “Environmental labels and declarations – General principles.” ISO 14040 (1997) – “Environmental management life-cycle assessment. Principles and framework.” ISO 14041 (1998) – “Environmental management-Life cycle assessment. Goal and scope definition and inventory analysis.” ISO 14050 (1998) – “Environmental management-Vocabulary.”

As actuais ISO 9000 ISO 9000:2000 – Conceitos e Terminologia. ISO 9001:2000 – Substitui a ISO 9001:1994 (tecnicamente alterada). Tidas em consideração as disposições das normas ISO 9002:1994 e ISO 9003:1994. As ISO 9002:1994 e ISO 9003:1994 foram retiradas. ISO 9004:2000 – Gestão da qualidade. ISO 10011:2000 – Auditorias da qualidade.