Propriedades físicas dos compostos orgânicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geometria Molecular e Interações Químicas Moleculares
Advertisements

As moléculas formadas por ligações covalentes podem apresentar de dois a milhares de átomos.
Centro de Apoio Pedagógico
Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Forças Intermoleculares
B SC PONTO DE EBULIÇÃO.
Forças Intermoleculares 3. Pontes de Hidrogênio Como conseqüência das fortes interações intermoleculares, a água apresenta algumas propriedades especiais.
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
Ligações Químicas.
Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos - Forças Intermoleculares - Ponto de Fusão - Ponto de Ebulição - Polaridade - Solubilidade.
As forças Intermoleculares
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono
ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a carbono(s) saturado(s).
L i g a ç õ e s i n t e r m o l e c u l a r e s.
QUÍMICA GERAL Aula 05 – LIGAÇÕES QUÍMICAS II
INTERAÇÕES E GRANDEZAS
O que você deve saber sobre
As forças Intermoleculares
QUÍMICA FLÁVIO SCHIFINO VESTIBULAR UFRGS
As forças Intermoleculares
POLARIDADE E LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
Ligações intermoleculares Polaridade de ligações
Álcoois Reações de Eliminação.
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Química Orgânica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Polaridade das ligações.
Trabalho de Bioquímica
FORÇAS INTERMOLECULARES
QUÍMICA ORGÂNICA Profº Evandro Rodrigo Pedão.
Ligações Químicas e Geometria Molecular
Hidrocarbonetos propriedades e características
Compostos Orgânicos I Funções Orgânicas.
Thales Galvão Fogagnoli Rodrigo Gasparotto Barbosa
PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS
As séries Orgânicas e as propriedades físicas dos compostos orgânicos
QUÍMICA ORGÂNICA Definição atual: é o ramo da química que estuda os compostos do carbono. Reação de Friedrich Wöhler (1828): NH2 NH4CNO  O.
Química Ensino Médio 1ª e 2ª Série Profª Valéria.
Geometria Molecular.
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES
COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO
Tipos de Ligação química
Geometria Molecular e Interações Químicas Moleculares
Pontos de Fusão e Ebulição de Compostos Orgânicos
Revisão para o simulado ENEM
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Ligações Intermoleculares
Aula II : Água, solubilidade e pH
FORÇAS INTERMOLECULARES
Água e suas propriedades, solubilidade e pH
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
2- Estrutura e propriedades das moléculas orgânicas
Aula 1: Noções de química orgânica
FORÇAS INTERMOLECULARES A natureza das forças que existem entre as moléculas nos estados sólido e líquido e que explicam propriedades como a solubilidade.
Funções Orgânicas Oxigenadas
Polaridade das Ligações
POLARIDADE e INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
ÁGUA SOLUBILIDADE pH Universidade Federal do Rio de Janeiro
Benzeno Prof° Marcelo Alves Cursinho da FEA-USP
GEOMETRIA MOLECULAR A forma geométrica de uma molécula pode ser
Compostos Moleculares / Covalentes e
Professor: Rubens Barreto
Combustíveis líquidos e sólidos: evidências da existência de forças intermoleculares 12º ano Química.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1.
Classificação do carbono na cadeia
INTERATÔMICAS INTERMOLECULARES
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

Propriedades físicas dos compostos orgânicos Professor: Johnathan

Propriedades Físicas Foco de estudo: Ponto de fusão; Ponto de ebulição; Solubilidade. Fatores relacionados: Forças intermoleculares; Massa molar; Superfície de contato.

Forças atrativas intermoleculares ou Forças de Wan der Waals Classificadas em: interação dipolo permanente-dipolo permanente; interação dipolo induzido-dipolo induzido ou forças de dispersão de London; ponte de hidrogênio ou ligação de hidrogênio.

Dipolo induzido-dipolo induzido ou forças de dispersão de London Ocorre com frequência nos hidrocarbonetos.

Dipolo-dipolo Ocorre comumente em orgânica entre moléculas de aldeídos, cetonas, éteres, ésteres, aminas terciárias, haletos de alquila e acila etc.

Ligações de hidrogênio moléculas que possuem átomos de hidrogênio ligados diretamente a átomos (ou grupos de átomos) bastante eletronegativos, como F, O ou N e outra molécula que possua átomos eletronegativos como os citados anteriormente com pares de elétrons não-ligantes. comum em álcool, fenol, ácidos carboxílicos, aminas 1ª e 2ª e amidas não subst. e monosubst.

Relação As forças intermoleculares estão intimamente relacionadas com as temperaturas de ebulição e fusão dos compostos orgânicos; Quanto maior for a intensidade das forças intermoleculares, maiores serão essas temperaturas.

Ponto de Ebulição Para moléculas com massa molecular semelhante, quanto maior a intensidade das forças intermoleculares, maior é o ponto de ebulição.

Temperatura de Ebulição (ºC) Substância Fórmula Massa molar Temperatura de Ebulição (ºC) Propano CH3CH2CH3 44 - 45ºC Metoximetano* CH3 – O – CH3 46 - 25ºC Etanal CH3CHO + 20ºC Etanol CH3CH2OH + 78ºC *Obs: éteres tem baixa polaridade

Moléculas com mesmo tipo de interação Fator 1: Massa molar O aumento na massa molar, leva um aumento na área de dispersão de cargas o que leva a um aumento na temperatura de fusão e ebulição.

formam ligações de hidrogênio duplas entre duas moléculas , dando origem a um dímero

Moléculas com mesmo tipo de interação e mesma fórmula molecular Fator 2: Ramificações Quanto maior o número de ramificações menor será a temperatura de ebulição; Aumento a quantidade de ramificações= estrutura mais compacta (superfície menor).

APOLAR, dissolve APOLAR Solubilidade Semelhante dissolve semelhante! POLAR, dissolve POLAR APOLAR, dissolve APOLAR

Solubilidade a maioria das substâncias orgânicas (que são apolares) não se dissolve na água (que é um líquido polar), mas são solúveis nos chamados SOLVENTES ORGÂNICOS: HIDROCARBONETOS, ÉTERES, HALETOS...

Interferência da cadeia na solubilidade Os compostos orgânicos polares com cadeia carbônica pequena são solúveis em água. A medida que a cadeia carbônica aumenta a solubilidade diminui. Álcool Fórmula Solubilidade (g/100g de H2O) Etanol CH3CH2OH Infinita 1-propanol CH3CH2CH2OH 1-butanol CH3CH2CH2CH2OH 7,9 1-pentanol CH3CH2CH2CH2CH2OH 2,3 1-octanol CH3CH2CH2CH2CH2CH2CH2CH2OH 0,05

Conforme haja predomínio do grupo R ou do OH, prevalecerão as propriedades do primeiro ou do segundo. Exemplo: poliálcoois de cadeia carbônica grande, que possuem muitas hidroxilas — esses compostos são polares e solúveis em água, como é o caso do açúcar chamado glicose:

Hidrocarbonetos (HC) Química Solubilidade em água PF e PE (ºC) São apolares e, portanto, pouco solúveis em água. *São solúveis em solventes orgânicos Aumentam conforme aumenta o número de carbonos (peso molecular).

Álcoois Química Solubilidade em água PF e PE (ºC) Muito solúveis até 3 carbonos. A partir de 4 carbonos a molécula torna-se mais APOLAR que polar. Aumenta conforme aumenta o tamanho da cadeia carbônica Até 10C = líquidos Acima de 10C = sólidos

Solubilidade (g/100g de H2O) Química Ácidos carboxílicos Solubilidade em água PF e PE (ºC) Até 4C são completamente solúveis em água. A partir disso a solubilidade diminui conforme aumenta o nº de C. Têm PF e PE maiores que de álcoois, cetonas, éteres, aldeídos e haletos de peso similar. Por quê? Ácido carboxílico Solubilidade (g/100g de H2O) Ácido acético Infinita Ácido pentanóico 3,7 Ácido hexanóico 1,0 Ácido heptanóico 0,79

Vitaminas e Solubilidade Vitamina C – Hidrossolúvel A presença de vários grupos OH garante que a vitamina C seja solúvel em água (hidrossolúvel ).

Vitamina A – Lipossolúvel A predominância da cadeia carbônica e o fato de ter apenas um grupo OH fazem com que a vitamina A não seja solúvel em água, mas solúvel em compostos gorduroso s (lipossolúvel ).

Densidade A densidade das substâncias depende principalmente de suas massas moleculares. Os alcanos líquidos , por exemplo, são menos densos que a água . É o que constatamos quando verificamos que a gasolina, o óleo diesel , a parafina; flutuam na água.