PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Localização de Empresas
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Projeto - Plano de Negócios
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
O que é gestão financeira
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA-ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Prof.: Ms Egon C. Feistel.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Gestão do Conhecimento na prática
Gestão de Projetos.
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A Construção do Plano de Negócio
Empreendedorismo Administrador X Empreendedor Planejar Inovador
Repensando a Logística
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Nossa empresa está em total reformulação
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
Repensando a Logística
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PLANO DE NEGÓCIO.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Repensando da logística
Raphael Brocchi 14G2 Rommel Cavalher 14G2
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Parte II – Plano de Negócios
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Planejamento Estratégico
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Identificando Oportunidades
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Planejamento Estratégico
Técnico em Administração
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Empreendedorismo ________________________________________
Plano de Negócios.
Empreendedorismo ________________________________________
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
 Material elaborado pelo prof. Luiz Fernando Gomes Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 5 Plano de Negócios 1.
A Construção do Plano de Negócio
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Administração Financeira e Orçamentária I
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Contabilidade Gerencial
PLANO DE NEGÓCIOS Prof. Glauco Carvalho. Idéia O que eu preciso saber para descobrir se meu negócio é viável? Você precisa fazer um bom Plano de Negócios.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CAPÍTULO 1 PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO Prof.Ms. Nilson Aguilar

Relembrando... O empreendedor: tende a assumir riscos e inovar continuadamente. destrói a ordem existente através da inovação. O Cliente: Vai tentar pagar o mínimo possível pelo produto que ele deseja. O fornecedor: Quer te arrancar o máximo pela mercadoria que você precisa. O Governo: Somente se importa com sua empresa se a pegarem na fiscalização.

Onde foi que eu errei?... Falta de experiência no ramo; Pouco tempo dedicado ao estudo de viabilidade do negócio; Falta de planejamento antes da abertura; Descuidos na administração do fluxo de caixa; Dedicação parcial ao negócio; Estrutura inadequada; Falta de clientes; Problemas legais; Impostos/ encargos elevados; Falta de apoio externo na concepção e administração do negócio.

1.1 – Indícios de problemas ou “fatos geradores de problemas sentidos” são: os problemas comuns que podem ocorrer por falta de observação de exigências dos clientes, falta de melhorias nos processos operacionais, pressões por melhores margens, necessidades de caixa e ineficiências recorrentes.

1.2 – Diagnóstico ingênuo Interpretação da realidade baseada em julgamentos pessoais. Dados inconsistentes para validação ou aprovação de projetos (ex.: volume de produção ou localização da planta industrial). Desejos dos proprietários levando a teorizações subjetivas. Decisões na forma de caprichos dos donos do negócio.

1.3 - Racionalização da intuição “A intuição não deve ser desprezada, mas também não pode ser tomada como verdade absoluta. Há que ser verificada.”

Racionalização da intuição: como tomar a decisão mais acertada? Fundamentar a sua decisão através de pesquisas exploratórias no ambiente de interesse. Exemplos de fontes de dados: IBGE, associação comercial do bairro ou da cidade, ações da concorrência, pesquisa de público-alvo, etc.

Racionalização da intuição: uso de um PN (Plano de Negócio) Um plano de negócios pode ser voltado para um novo empreendimento (para o empresário esclarecer dúvidas sobre sua viabilidade técnica, econômica e financeira). ou para planejar o reposicionamento no sentido de melhorar a percepção sobre o negócio existente. Para os dois é necessária uma avaliação dos fatores internos e externos ao negócio.

Fatores internos e externos Políticas de compra e venda; Processos produtivos; Ineficiências operacionais (por meio de indicadores) Externos: Entrada de novos concorrentes; Restrições legais que venham a afetar as atividades da empresa; Queda de barreiras às importações de produtos similares; Mudanças de processos operacionais por meio de novas matérias-primas; Mudanças de tendências

Tipos de tomada de decisão (TD): TD Estruturada TD Semi-Estruturada TD Não-Estruturada

Bibliografia CECCONELLO, Antonio Renato e AJZENTAL, Alberto – A construção do plano de negócio. Editora Saraiva, 2010