PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Instrumentos de Avaliação - MEC
Interação com os Alunos
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
11 º Congresso Internacional ABED
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Histórico do Monitor.
O papel do conteudista.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Docência universitária: repensando a aula
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Camélia Santina Murgo José Luiz Guazzelli Pirágine Telessala - Jau

Algumas reflexões iniciais A tecnologia na atualidade tem sido utilizada como forma de mediatizar o processo de ensino e de aprendizagem – Belloni (1999). A Educação a Distância tem se desenvolvido em paralelo com as tecnologias de comunicação e as tecnologias educacionais que são ferramentas diversas.

A tecnologia como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional Promover a aprendizagem ao invés do ensino; Colocar o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz; Auxiliar o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual (Neitzel, 2001).

Na Educação a Distância... A interatividade pode ser definida como veículo de construção do conhecimento. Embora a comunicação ocorra entre aqueles que se encontram geograficamente separados, esta pode se processar por meio de materiais digitais, impressos e audiovisuais.

Tutoria na Educação Superior à Distância As habilidades do tutor: Avaliar; Facilitar; Moderar; Motivar; Orientar; Criar ambientes de estudo motivadores; Preservar a empatia e compreensão na relação com os alunos; Estar atento a possíveis conflitos interpessoais no grupo de aprendizes; Ter atitude acolhedora, diretiva e eficaz no auxílio do aluno na resolução de atividades.

Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Objetivos Facilitar a formação de indivíduos competentes e autônomos; Formação para a competência em termos dos conhecimentos técnico-científicos que o mundo do trabalho exige; Formação para a competência política, social, cultural, ética e humanista.

Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Seleção e Organização dos Conteúdos Conteúdos devem ser situados no tempo e no espaço e organizados de forma a favorecer uma representação do conhecimento menos fragmentada. Perspectiva de um currículo interdisciplinar que favoreça a construção do conhecimento, uma vez que os conceitos, os contextos teóricos e as práticas se organizam em torno de unidades globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas pelas várias disciplinas. Uma concepção globalizante que permita analisar problemas, situações e acontecimentos dentro de um contexto abrangente, utilizando, para isso, conhecimentos da experiência social, cultural e laboral dos alunos deve priorizar as articulações do conhecimento a ser construído com a área profissional;

Em meio a inúmeras possibilidades desse casamento entre real e Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Procedimentos Metodológicos Em meio a inúmeras possibilidades desse casamento entre real e virtual, podemos destacar algumas: criação de fóruns de discussão, por área e por disciplina, oferecimento de monitoria aos alunos; apoio a projetos colaborativos, mesmo que realizados em sala de aula, por meio de recursos virtuais.

Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Avaliação da Aprendizagem Nos pólos presenciais deve ser permanente o incentivo aos alunos para o trabalho em grupo, e para a utilização da Internet na interação com os tutores a distância. Também deve ser favorecido o clima de interação propiciando o diálogo e a participação. A metodologia deve ser escolhida priorizando recursos que incentive os alunos à construção do conhecimento.

Para finalizar... As dificuldades inerentes da distância física entre professor e aluno aumentam a necessidade de professores preparados para a edição de cursos bem planejados, ambientes computacionais com recursos adequados e fáceis de serem utilizados e alunos motivados a adquirir conhecimento à distância.

Para finalizar As equações desafiadoras da educação a distância continuam sendo: Como ofertar educação de qualidade, a partir de centros produtores de conteúdos respeitando as características locais/regionais e dos indivíduos aos quais o programa é dirigido? Como gerenciar tecnologias educacionais para servirem a um projeto educativo que fomente a autonomia dos indivíduos nele envolvidos?

Para finalizar como tem se configurado, ou melhor, se assegurado, as relações entre professor e aluno nas modalidades de EAD? É aqui, exatamente nessa instância, que aparece o personagem do professor-tutor, cujo papel é mediar a relação educativa estabelecida entre o aluno e o conteúdo a ele apresentado, entre o aluno e as tecnologias e entre o aluno e os outros alunos. Se a educação a distância tira do professor-tutor um importante instrumento de acompanhamento, que é o feedback rico e instantâneo propiciado pelas atividades presenciais, oferece também novas possibilidades.

Para finalizar Pode-se dizer que estamos diante do aparecimento de um novo ecossistema cognitivo no qual se integram seres humanos e agentes artificiais. Cada vez mais a EAD deve se formatar num processo que reuni pessoas, conhecimento, estratégias e tecnologias para construir ambientes eficazes de ensino-aprendizagem.

Referências BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999. GUIMARÃES, A. S. Novo ecossistema cognitivo: pensamentos sobre tecnologias de Informação e a metamorfose do aprender. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. V1, n. 1. 2002. MORAN, J. M. (2002). Pedagogia integradora do presencial-virtual. Rio de Janeiro, setembro de 2002. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2002.