17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
Advertisements

TODAS AS FORMAS DE AMOR VALE A PENA, QUALQUER FORMA DE AMOR VALERÁ
Saúde: bem público global e direito fundamental
DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO Mitchelle Meira
Regimes de Bens Espécies.
Ação de Divórcio Consensual (art. 226, § 6º, CF c/c art
DIREITO DE FAMÍLIA É um complexo de normas que regulam a celebração do casamento, sua validade e seus efeitos que dele resultam, as relações pessoais e.
DIREITO DAS SUCESSÕES Sucessão do cônjuge – parte II
“O DIREITO E A FAMÍLIA HOMOPARENTAL”
REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Projeto: Promoção da Igualdade de Oportunidades no Setor Público no Brasil.
OS DIREITOS CIVIS GLBT NO BRASIL
Velhice e Família
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
As Diferenças entre Homens e Mulheres
Estrutura familiar e dinâmica social
AUSÊNCIA DE BENEFICIÁRIO
30/03/2017.
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
A Homofobia no Contexto Escolar
Trabalho realizado por:
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II:
Uma visão sobre HOMOSSEXUALIDADE
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
3ª Parte Agir.
DIREITOS HUMANOS Homofobia
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
UNIDADE 9: DIREITO CIVIL – Família
Na Roma Antiga era assim:
ESCOLA E DIVERSIDADE: CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
Sucessão Legítima (Cont.)
Ação de reconhecimento de união estável cc. dissolução
D IREITO DAS F AMÍLIAS : INTRODUÇÃO Paula Freire 6° Termo Faeso
UNIÃO HOMOAFETIVA “ O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela” Maria Berenice Dias Alunos: Alfredo Ferreira Diane Rossini Luiz Gustavo.
AULA 08 Dos efeitos do casamento. Arts a 1.570, CC.
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
SUCESSÃO DO DESCENDENTE EM CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE
IDENTIDADE SEXUAL Turma: D3 Alunos: Nátalie – 2067 Yasmine – 2161
Juventudes, laicidade e cidadania
SUCESSÃO DO COMPANHEIRO
Inovações e desacertos no novo Direito Sucessório
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI
HUMANIZAÇÃO NO ACOLHIMENTO DE GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NA ATENÇÃO BÁSICA
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
O Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB (Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais) foi lançado no ano de 2004 através de uma.
TEORIA DAS QUALIFICAÇÕES
PROJETO DE PESQUISA CADS – COORDENADORIA DE ASSUNTOS DE DIVERSIDADE SEXUAL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
HOMOSSEXUALIDADE.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
DIREITO DAS FAMILIAS PROFA. SANDRA REZENDE.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
Professora Luciane Gomes
Profª. Drª. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área de Direito Civil pela PUC/SP. Professora Titular de.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
O FIM DO CASAMENTO E O INTERESSE DOS FILHOS Professor Paulo Hermano.
Fontesdo Direito de Familia
DIREITO CIVIL VI Aula 6 Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

Por que um dia internacional? Para promover a conscientização em relação às consequências da homofobia, da lesbofobia e da transfobia na sociedade; Para discutir as propostas de políticas públicas de combate à homofobia e as que conferem direitos à comunidade GLBT; Para esclarecer que ao garantir direitos aos gays, lésbicas e transexuais, não se retira nenhum direito dos/das heterossexuais.

O que é homofobia? Preconceito, desprezo, antipatia e medo irracional ou não ou/e aversão em relação a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros;

O que é homofobia? Se manifesta em ações de violência veladas ou explícitas, na intolerância no meio institucional ou informal negando o direito a uma vida digna (direitos a igualdade e liberdade) aos/as lésbicas e transexuais;

Lesbofobia e transfobia Várias formas de discriminação em relação a mulheres lésbicas, casais ou grupos, incluindo diversos tipos de hostilidades e violências. Transfobia Várias formas de discriminação em relação a transexuais e transgêneros, incluindo diversos tipos de hostilidades e violências.

Violências Isolamento, difamação, atribuição de comportamentos generalizantes aos gays, lésbicas e transexuais com o objetivo de colocar a pessoa em situação de inferioridade em relação às demais pessoas; Recusa do Estado em conferir direitos ou estabelecer políticas públicas de combate à homofobia.

60% dos/das LGBT Brasileiros/as já foram discriminados/as; A cada 36 horas, 1 homossexual é assassinado no Brasil por causa da sua orientação sexual; 60% dos/das LGBT Brasileiros/as já foram discriminados/as; 20% dos/das LGBT Brasileiros/as já foram espancados/as; 60% dos/das profissionais de educação não sabem  lidar com LGBT; 87% dos/das brasileiros/as têm preconceito contra LGBT; 40% dos adolescentes masculinos não  querem nem saber de estudar  com LGBT; 39% do casos de Bullying nas escolas são cometidos contra estudantes LGBT; 33 % dos gays no Brasil já tentaram o suicídio por causa das discriminações que sofrem na rua, na escola ou em casa.

Direitos GLBT estabelecidos pela União Estável

Diferenças entre união estável e casamento civil O casamento é formalizado por meio de uma celebração feita por um juiz de paz ou de direito. Depois, o casamento vai para o registro civil e sai uma certidão de casamento. Já a união estável se forma da seguinte maneira: duas pessoas passam a viver juntas e formam uma família. As pessoas até podem fazer um pacto de união estável, mas é uma escolha do casal.

Diferenças entre união estável e casamento civil Na extinção do casamento (divórcio), se o casal possui filhos menores, ele tem de ser extinto perante o Poder Judiciário, na presença de um juiz de direito (em todos os estados), pois o Ministério Público precisa atuar para garantir os direitos dos menores.

Diferenças entre união estável e casamento civil No caso de não haver filhos menores e existir um acordo entre as partes, poderá o divórcio ser feito por escritura pública em um tabelionato de notas.

Diferenças entre união estável e casamento civil No caso da união estável, as pessoas deixam de morar juntas e extingue-se o instituto. Só é necessário provar que, nos planos dos fatos, não existe mais a união. Algumas formas de provar são por meio do contrato de locação que estava no nome dos dois e agora está no nome de um, a conta conjunta que não existe mais e, principalmente, com testemunhas, que é a mais usada.

Diferenças entre união estável e casamento civil Nos dois casos, os efeitos são os mesmos para ambas as entidades familiares. Tanto no casamento como na união estável, os dois têm direito à pensão alimentícia, por exemplo.

Diferenças entre união estável e casamento civil Efeitos após a Morte Na dissolução por morte de uma das pessoas que forma o casal, existem diferenças entre o casamento e a união estável. No primeiro caso, ocorre o seguinte: Comunhão parcial: neste caso, só os bens adquiridos onerosamente durante o curso do casamento é que se comunicam ao outro cônjuge. No caso de bens adquiridos antes do casamento, eles não vão para o cônjuge, somente quando se tratar de herança, porque o cônjuge é um herdeiro e ele concorre com os filhos do falecido. Separação Total de Bens: o cônjuge não tem direito à metade dos bens, mas é herdeiro sobre todos os bens do falecido, concorrendo com os filhos do falecido. Na união estável, por sua vez, o companheiro terá direito apenas aos bens que foram adquiridos onerosamente na vigência da união estável. Além disso, os companheiros não são considerados herdeiros necessários.

Saiba mais em... ADEH - Associação das Travestis e Transexuais da Grande Florianópolis MARCHA DAS VADIAS - FLORIPA Instituto Arco Iris NÚCLEO MARGENS - Núcleo de Pesquisa Modos de Vida, Família e Relações de Gênero NIGS – Núcleo de estudos de gênero e subjetividades

Onde baixar essa apresentação: www.sociologiacaze.wordpress.com