INSTRUCIONAL DERIVATIVO OU INOVATIVO? Andrea Filatro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Advertisements

Educação no Século XXI: tendências em Educação a Distância
(Student centered-instruction) Capítulo “The Lingo of Learning: 88 education terms every science teacher should know” General Instructional Approaches.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
CARTEIRAS DIGITAIS DIGITAL DESKS O objetivo é levar tecnologia para dentro da sala de aula. A conectividade digital é um fenômeno irreversível e não se.
Effects of Teaching Strategies supported by Information and Communication Technologies on satisfaction and learning of college students Andreia Araujo.
THE DEVELOPMENT OF THINKING AND SPEAKING: THE CENTRAL CONCEPT IN VYGOTSKY’S THEORY OF HUMAN PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT Peter Feigenbaum, Ph.D. Fordham University.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Seminário de Pesquisa em Administração Pesquisas quali e quanti para investigar desempenho na administração pública Dr. Adalmir de Oliveira Gomes Professor.
Presenter Name Date Presentation Title. HEADER Bullet Point.
From Digital Art to the Cultural Heritage Study, Conservation and Management Ciência 2010: Dimensões Científicas da Arte e Design em 2010: Sociedade, Cultura,
PRÁTICAS DE ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE TICs Liberato Silva dos Santos Professor de Inglês, FG, Campus Goiânia Doutorando, Iowa State.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.
“Eles não aprendem português quanto mais inglês” Moita Lopes, L.P Oficina de Linguística Aplicada Mercado de Letras. pp
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Pós-Graduação em Estudos de Linguagem Ambientes Sociotécnicos para o ensino/aprendizagem de Línguas.
SAITE STORE LOJA VIRTUAL DE E-BOOKS LIVRES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
Princípios/Objetivos e Práticas de Aprendizagem do Século 21 PowerPoint Slides and Resources at
Presentation Title Presenter Name Date Presentation Title.
Presenter Name Date Presentation Title. Title HEADER Bullet Point.
Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction or display. Design of Machinery An Introduction to the Synthesis and Analysis.
Novos Paradigmas para o Ensino da Engenharia
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias
Graduação em Enfermagem - EAD
Módulo 0: AULA INVERTIDA Faculdade de Comunicação –UnB
TicS na escola.
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Lifelong Education for Software Engineers - The World
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #6 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 2 | O CÉREBRO → A RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E DE AUTONOMIA DO SER.
Presentation Title Presenter Name Date.
Projecto E-learningUP|
Tutoria e Interação em Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
APLICAÇÃO DO ALGORITMO K-MEANS EM BASES DE DADOS DE MICROARRANJOS
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Aprender Digital: dimensões e indicadores para o estudo de um determinado território educativo quanto à integração de ferramentas digitais no currículo.
Data Warehousing & Business Intelligence
BATE BOLA COM KEYNOTES DO 22º CIAED
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Palestra: Educação a Distância e elementos de “presencialidade”
Design Instrucional para Disciplina de
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
APRENDIZAGENS DOCENTES E DISCENTES NA PRODUÇÃO DE REA
João Mattar PUC/SP UNINTER Neide A. A. de Oliveira UNIFATEA
EdTech & Metodologias Ativas
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
“Idosos de todo o mundo, uni-vos pela rede!”
Charles Dalla Costa Félix
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Prof. Jailson Dantas
LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA
Metodologia de Projetos Relato de Experiências
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Base Nacional Comum Curricular em Ciências
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
MOBILE LEARNING IN HIGHER EDUCATION:
Gamificação nas aulas de Geografia “Lendo imagens e
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Novos Paradigmas de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
ACESSIBILIDADE DIGITAL: ELABORAÇÃO DE ARTEFATO PARA REPRESENTAÇÃO INTERATIVA DE CONHECIMENTO INCLUSIVO Renan Binda; Cecília Henriques; Vânia Ulbricht Laboratório.
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
Presentation Title Presenter Name Date.
Educação 4.0 Podcast como ferramenta de Educação Corporativa
Transcrição da apresentação:

INSTRUCIONAL DERIVATIVO OU INOVATIVO? Andrea Filatro

http://bit.ly/1PiGSEO

No longínquo século XX ...

O Livro Verde I 1983 An Overview of Their Current Status II 1999 Vol. Data Tema I 1983 An Overview of Their Current Status II 1999 A New Paradigm of Instructional Theory III 2009 Building a Common Knowledge Base IV 2016 The Learner-Centered Paradigm of Education

INSTRUCIONAL

Horizon Report

Sala de aula invertida Resumindo,

“Gamificação”

Aprendizagem adaptativa

Análise da aprendizagem

Dispositivos móveis na educação Resumindo,

Design da experiência educacional Resumindo,

Design Thinking

Bibliografia LEVY, A conexão planetária, 2001. CARR, Nicholas: Os superficiais: o que a internet está fazendo com o nosso cérebro. Lisboa: Gradiva, 2012. KENSKI. Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus, 2013. Paying attention to attention: new economies for learning. Suzanne de Castell e Jennifer Jenson. Educational Theory, vol. 54, no 3, 2004. ALDRICH, C. The Complete Guide to Simulations and Serious Games. San Francisco: Pffeiffer, 2009. MATTAR, J. Games em educação - como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson/Prentice-Hall, 2009. GEE, J. P. Learning by design: Games as learning machines. Interactive Educational Multimedia, number 8 (April 2004), pp.15- Apresentações da profa. Martha Gabriel – blog The Slow Design Principles Carolyn F. Strauss e Alastair Fuad-Luke2, 2013

(43:40 – 45:30)Roda Vida (TV Cultura)

Obrigada! www.andreafilatro.com