Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Distribuição dos elétrons
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligações Covalentes Aula de Química Maio de 2013.
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos estáveis Mais.
Ligações Quimicas A maioria dos atomos fazem ligações na tentativa de obtenção de maior estabilidade quimica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligações Químicas.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Consiste na combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Substâncias: simples e compostas
O que você deve saber sobre
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
Átomo /1840 Nula Massa Partícula Carga Relativa Próton Elétron
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos estáveis Mais.
Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS A união entre átomos é chamada de ligação química, podendo ocorrer de três formas: Ligação iônica Ligação Covalente Ligação metálica.
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
Canal youtube: sebanna1
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
Ligação Metálica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Características dos retículos
Ligações Químicas I A visão clássica.
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Ligações iônicas e metálicas
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA.
Propriedades dos Elementos
Tipos de Ligação química
Ligações Químicas LIGAÇÃO IÔNICA
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Ligações Químicas Nilsonmar.
Ligações Químicas Prof.: Joyce Almeida.
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Ligações Químicas - Regra do Octeto: os átomos apresentam 8 elétrons na camada de valência (ultima camada) assim como os gases nobres; - Ao ligar-se a.
Ligações Químicas.
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligação Iônica.
AULA 2 CONCLUSÕES.
3.9 Ligação Química Professora Paula Melo Silva.
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
Universidade Paulista – UNIP Curso de Engenharia
As Ligações Químicas.
2º ANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Aula 11 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.2 Ligação iónica e ligação metálica. 9.2 Ligação iónica e ligação metálica.
Compostos Moleculares / Covalentes e
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Tabela Periódica. 2 Histórico da Tabela Periódica rio.br/condigital/video/tudo%20se%20transfor ma/historiadaquimica/historia_periodica/vide.
Para ter acesso a esse material acesse:
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS

O QUE SÃO AS LIGAÇÕES QUÍMICAS? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois átomos. Existem três tipos de ligações químicas: A ligação iônica (ceder/captar elétrons) A ligação covalente (partilha de elétrons) A ligação metálica (mar de elétrons livres)

O que é a ligação iônica? É a ligação química que se estabelece entre dois átomos, em que um deles captou um ou mais elétrons do outro, formando-se um cátion e um ânion. (ex: NaCl, CaF2) Transferência de elétrons.

A ligação iônica ocorre entre METAL e AMETAL, por transferência de elétrons. Ex de ligação iônica: Cloreto de sódio Propriedades dos compostos iônicos: - São sólidos nas condições ambiente. - Apresentam altos pontos de fusão e ebulição. - São BONS condutores de eletricidade quando EM SOLUÇÃO AQUOSA OU FUNDIDOS. - A maioria dos compostos são solúveis em água. - FORMAM CRISTAIS.

DETERMINAÇÃO DA FÓRMULA DE UM COMPOSTO IÔNICO

Alguns cátions Grupo 1 Grupo 2 Grupo 13 H+ Mg2+ Al3+ Li+ Ca2+ Na+ Sr2+ K+ Ba2+

O que é a ligação covalente? É a ligação que se estabelece entre dois átomos numa molécula por compartilhamento de elétrons. Elétrons compartilhados Cada átomo “disponibiliza” um ou mais elétrons de valência para ser compartilhado com outro átomo.

LIGAÇÃO COVALENTE: formação de pares eletrônicos Ocorre entre: AMETAL e AMETAL AMETAL e HIDROGÊNIO HIDROGÊNIO E HIDROGÊNIO

O antes, enquanto eram átomos isolados… H  H + E o depois de se estabelecer a ligação covalente… H H :

A COVALENTE PODE SER: a) Covalente comum – Compartilhamento de elétrons. Representação gráfica:

Quantos pares de elétrons poderão dois átomos compartilhar? Entre dois átomos poderá haver até três pares de elétrons compartilhados. Se houver: Um par de elétrons compartilhado, diz-se que é uma ligação covalente simples Dois pares de elétrons compartilhados, diz-se que é uma ligação covalente dupla Três pares de elétrons compartilhados diz-se que é uma ligação covalente tripla

Exemplos de ligações covalentes em diversas moléculas O2 Cl2 H2 H2O CO2 N2

A POLARIDADE DAS LIGAÇÕES COVALENTES. Nas ligações covalentes os elétrons poderão ser compartilhados de forma igual ou de forma diferente, dependendo da capacidade de atração dos elétrons de cada átomo Ligação covalente apolar – os átomos atraem os elétrons da mesma forma e a nuvem electrônica é simétrica (ex: H2, O2, F2) Ligação covalente polar – um dos átomos da ligação atrai os elétrons mais intensamente do que o outro átomo o que provoca uma nuvem eletrônica assimétrica , com um pólo positivo (+) e um pólo negativo (-). (ex: HF, CO, H2O) + -

b) Covalente Dativa ou Coordenada – O par de elétrons pertence ao mesmo elemento químico. Representação gráfica: Obs.: Só devemos estabelecer a Covalente Dativa quando não houver mais possibilidade de covalente comum.

H2SO4 H3PO4

Propriedades dos compostos moleculares: São sólidos (C12H22O11) , líquidos (H2O) ou gasosos (H2) nas condições ambiente (25°C e 1 atm). Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição (comparados aos iônicos), quando formam macro moléculas são sólidos e apresentam PF e PE elevados. Ex. (SiO2)n , Cgrafite, Cdiamante São maus condutores de eletricidade (exceto grafite), alguns podem conduzir quando em meio aquoso (ionização). Ex. Geralmente insolúveis em água; a maioria dos compostos são solúveis em solventes orgânicos; A solubilidade dependerá da polaridade da molécula.

O que é a ligação metálica? É a ligação química que se estabelece entre os átomos de diversos metais (ex: Ferro, Zinco, Alumínio, etc). Caracteriza-se pela existência de íons positivos (átomos que cederam elétrons) dispostos de forma ordenada. Entre os íons positivos circulam, com grande liberdade de movimento, os elétrons que foram cedidos pelos átomos (é devido ao fato de que os metais conduzem bem a eletricidade), por isso se chama a esse conjunto “mar de elétrons”.

Propriedades das ligações metálicas: São formadas entre átomos de elementos metálicos; Apresentam nuvem ou mar de elétrons; São insolúveis em água; Conduzem bem a corrente elétrica; Possuem brilho: Apresentam pontos de fusão e ebulição elevados; São maleáveis e dúcteis; Exemplos: Cu, Fe, Al, Au, Co.

Conclusão Na ligação iônica os corpúsculos mantêm-se ligados devido à atração entre o cátion e o ânion formados. Na ligação covalente os átomos mantêm-se ligados por partilha de elétrons. Na ligação metálica os corpúsculos mantém-se ligados por atração entre os íons e o mar de elétrons.

LIGAS METÁLICAS Materiais com propriedades metálicas que contém dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é metal. Ex.: Aço = Fe e C Aço inox = Fe, C, Ni e Cr Bronze = Cu e Sn Latão = Cu e Zn Ouro 18 = Au e Cu Ouro branco = Au, Pt, Pd ou Ni Amálgama = Hg, Ag e Sn

Valeu pessoal!!