MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Currículo na Educação Infantil
Plano de Trabalho Docente
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Perfil do Profissional
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Plano de Trabalho Docente
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Características de um bom professor de biologia
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Pesquisa: Conceitos e Definições
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Avaliação Diagnóstica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Matemática em Ambiente Computacional
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Docência do Ensino Superior
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
INTRODUÇÃO ..
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (Didática da Matemática)
ESTUDO DO MEIO.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Método de Ensino.
PCN e PNLD.
O papel pedagógico do órgão gestor
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Formação continuada ANO 2015
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Softwares Educacionais
Saberes docentes.
Realização de Experiências escolares de Química
Transcrição da apresentação:

MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS A didática da matemática é considerada por nós como uma das tendências de pesquisa que constituem a área de educação matemática. Uma de suas características é a interpretação de problemas do ensino e da aprendizagem da matemática, através de conceitos didáticos. Os valores educacionais da matemática são os argumentos básicos para justificar a importância dessa disciplina no currículo escolar. Esses valores aparecem sob a forma de objetivos, concepções, princípios, metas ou intenções. A didática da metemática defende uma estreita relação entre o nível experimental da prática pedagógica e o território acadêmico da pesquisa e, finalmente, devemos lembrar da importância didática do estudo das relações estabelecidas entre professor, aluno e o saber. A importância da questão metodológica se revela pela fundamentação que ela permite à sistematização dos procedimentos operacionais da pesquisa. O método orienta a busca de novos conhecimentos e viabiliza o processo de validação do saber.

A aplicação do racionalismo aplicado significa a defesa de que todo ensaio experimental deva ser submetido ao controle de uma visão teórica, da mesma forma como toda teoria deve se realizar na dimensão prática. A engenharia didática é uma forma de organizar a pesquisa em didática da matemática, a partir da criação de uma sequencia de aulas planejadas com a finalidade de obter informações para desvelar o fenomeno investigado. A aplicação se inicia por uma fase de análises preliminares, valorizando experiências anteriores do pesquisador. Em particular, enfatizou-se relações entre seis conceitos: transposição didática, obstáculos didáticos, campos conceituais, situações didáticas, efeitos didáticos e contrato didático. A transposição didática permite uma visão panorâmica das transformações por que passa o saber matemático, desde sua genese academica, passando pelas idéias dos autores de livros, por especialistas em educação, responsáveis pela política educacional, pelas interpretações do professor, até chegar no espaço conflituoso da sala de aula e, daí, para o nível intelectual do aluno. Os obstáculos epistemológicos foram descritos por Bachelard, quando ele analisava as condições históricas de formação dos conceitos científicos. Trata-se da resistência oferecisda por conceitos considerados verdadeiros, em um determinado período, e que, na realidade, dificultam a formação de um novo saber.

A teoria dos campos conceituais está em sintonia com o problema do significado do saber escolarm visando a realização dos valores educacionais da matemática. Por meio da noção de situações didáticas é possível descreve uma tipologia de atividades previstas para o ensino da matemática, cada qual voltada para o desenvolvimento de uma competência ou habilidade associada a essa disciplina. A criação de uma situação didática pode ser iniciada pela escolha de um problema colocado para despertar a motivação do aluno. O funcionamento das situações didáticas ocorre sob o controle de regras e de condições que constituem a noção de contrato didático. Os efeitos didáticos se caracterizam como certos momentos decisivos para o sucesso ou para a continuidade da aprendizagem. A proposta da didática da matemática é constituída pelas relações existentes entre os conceitos e teorias aqui analisados e por vários outros que se encontram descritos nas fontes originais.