INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Curso de Docência Universitária
Flexibilização Curricular
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Bacharelado em Saúde Coletiva
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Universidade Pública na América Latina. Até 1950 instituições de elite na América Latina (2% dos jovens) Hoje, média regional de 19% dos jovens nas universidades.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Prof. Carlos Alexandre Netto Constatações: - Ingresso por meio de Concurso Vestibular e preenchimento de vagas decorrentes da evasão com ingresso extravestibular. - Os índices de evasão mais preocupantes ocorrem nas licenciaturas e nas engenharias (forte ação preventiva); -Alunos com poucos recursos financeiros para se manterem na Universidade. Soluções: - REUNI (prevê a expansão da rede, inclusão e conseqüente ampliação do acesso); - concentração das aulas em um único turno; - acompanhamento dos estudantes com dificuldades; - redução do preço das refeições no restaurante universitário; - ampliação da Casa do Estudante; - inclusão de ações afirmativas (sistema de cotas); - bolsas de iniciação científica e outras modalidades.

Universidade Tuiuti do Paraná – Profa. Carmen Luiza da Silva Constatações: - Expansão de IES torna o processo seletivo uma mera formalidade e dá a condição para que o aluno opte pelos atributos que a instituição oferece; -A permanência do aluno está diretamente relacionada com a satisfação das expectativas do aluno e a sua condição de manter-se na universidade. Soluções: - Processo Seletivo diferenciado; ingresso pelo PROUNI; - Projetos Pedagógicos atualizados e consistentes; corpo docente qualificado; projetos interdisciplinares que envolvam e incluam a extensão e a pesquisa no currículo; - bolsas de iniciação científica e de monitoria; - reforço a uma comunicação coerente entre o que é dito sobre a instituição e o que é praticado efetivamente.

Universidade Federal de Santa Maria – Prof. Jorge Luiz da Cunha Constatações: - Modalidades já existentes de ingresso: Processo Seletivo; Programa de Ingresso ao Ensino Superior – PEIES; reingresso/ingresso em vagas ociosas; - REUNI; - Emergência de inclusão social; - Emergência de uma nova pedagogia universitária. Sugestões: -Ações pedagógicas preventivas que considerem: a condição cultural e cognitiva dos estudantes; a competitividade no mundo do trabalho; a inclusão de novas tecnologias; o comprometimento do conhecimento com valores humanos; a redefinição do papel docente e das práticas de ensinar e aprender; a necessidade de discutir a pedagogia como campo do conhecimento.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Profa. Solange Medina Ketzer Constatações: - Diversidade de processos seletivos: Concurso Vestibular; Processo Seletivo Complementar; ENEM/PROUNI. -As principais causas da evasão centram-se em problemas financeiros/viagens/saúde/trabalho/mudança de residência/incompatibilidade com horário/insatisfação com o curso. Sugestões: - qualificação da gestão da aula de graduação e dos projetos pedagógicos dos cursos; - intercâmbios nacionais e internacionais; - programas de apoio ao estudante ( Centro de Apoio Psicossocial e Centro Integrado de Apoio à Aprendizagem/ Programas de Nivelamento/ Bolsas de Iniciação Científica/ Estágios não- obrigatórios ( TECNOPUC, MCT, CEPAC).