Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.

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Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior

As IES mas precisamente as universidades desempenham separadamente Ensino, Pesquisa E Extensão Cidadania atrelada a todos Ou é cidadão ou não é? Planejar e administrar o processo da EA

Possibilidade de obter informações e conhecimentos Novos conhecimentos e novas realidades sócio- ambientais Universidade Ciência Aceitação da inter e da transdiciplinariedade Potencial para a EA fluir em abrangência e profundidade

Disciplina isolada S/ status Vem sido vencido por professores das Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas comprometidos com a causa sócio-ambiental Perspectivas: nível macro nível micro nível micro

Macro Participação das IES: Em órgãos nacionais de ea; sugestão de dimensão sócio-ambiental nas políticas publicas educacionais, políticas publicas de desenvolvimento e sócio ambientais. Em agências de fomento – distribuição de bolsas para alunos e professores do EF, EM, ES envolvidos em projetos de ea. Em projetos desenvolvidos por ONG´S

Em (organizar e participar) de seminários, encontros locais e regionais para debater a ea Alianças com autoridades publicas nos diferentes âmbitos Assegurar a aplicação do dispositivo da ea na constituição brasileira quanto a integridade de sua proposta. Inserção da comunidade nos diferentes âmbitos aqui apresentados.

Micro Integração EF e EM para desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão para captação de recursos Criação de programas de pós-graduação interdisciplinares em ciência socio-ambiental: parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais

Criação de núcleos inter e transdisciplinares de ea Inclusão da ea nas ementas de todas as disciplinas dos cursos de pós-graduação e de graduação Promoção de programas de capacitação de professores

Sensibilização dos alunos e comunidade para o papel da ea Cursos de extensão para alunos, professores, funcionários e comunidade em geral Estudos e atividades para definir atribuições sócio-ambientais características de cada profissional

Mecanismo para a continuidade do processo de formação do profissional em ea Criação de bancos de dados, centros de informação, material divulgativo, publicação, cartilhas, artigos, recursos audio-visuais na área. Estabelecimento do convênio com as mais diversas fontes de informação e/ou parcerias.

A questão de saber se teremos sucesso nesses empreendimentos, é uma questão prática, não teórica, que vai depender de cada um de nós!. Multi e interdisciplinar