Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Redesenho Institucional CORI
QUÍMICA 2005 a 2009 IRENE GARCIA. INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS Fundado em 1969 (2778 M^2) Constituído de Três Departamentos Cursos Química Bacharelado,
Apresentação do Campus Porto Alegre
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Bacharelado em Sistemas de Informação
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Informação Profissional em Engenharia da Computação II
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Planejamento Triênio George Paulus Pereira Dias.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Prof. Dr. Luiz Antonio DANIEL.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO ITABAIANA-SE.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas : uma agenda propositiva junto aos Movimentos Comunitários.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada á Graduação CENTRO DE CIÊNCIAS

Centro de Ciências Missão Formar recursos humanos altamente qualificados, aptos a ingressar no mercado de trabalho; Gerar, difundir e divulgar o conhecimento em ciências, tecnologia e inovação; Contribuir para o desenvolvimento do Estado, da Região e do País atendendo às demandas da sociedade na forma de consultorias e prestação de serviços especializados.

Cursos de Graduação CursoModalidade Biotecnologia Bacharelado Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura Computação Bacharelado Estatística Bacharelado Física Bacharelado/Licenciatura Geografia Bacharelado/Licenciatura Geologia Bacharelado Matemática Bacharelado/Licenciatura Matemática Industrial Bacharelado Química Bacharelado/Licenciatura

Pós – Graduação stricto sensu Curso/Conc. CAPESNível Bioquímica/5Mestrado/Doutorado Ciências da Computação/4Mestrado/Doutorado Ecologia e Recursos Naturais/4Mestrado/Doutorado Física/6Mestrado/Doutorado Geologia/4Mestrado/Doutorado Geografia/4Mestrado/Doutorado Matemática/5Mestrado/Doutorado Química/5Mestrado/Doutorado Ensino de Ciências e Matemática/3Mestrado profissional PROFMAT/3Mestrado profissional PRODEMA/4Mestrado/Doutorado RENORBIO/5Doutorado

Pós – Graduação lato sensu Ensino de Física Ensino de Química Geografia do Turismo Tecnologia da Informação Paleontologia e Geologia Histórica (UFC- Campus Cariri/URCA

Graduação – Centro de Ciências Disciplinas/Turmas/Matrículas/Cursos atendidos (média semestral) Disciplinas: 420 Turmas: 820 Matriculas: Cursos atendidos: 45

Graduação – Centro de Ciências Indicadores do Desempenho Discente: Reprovação : acentuado índice de reprovação em disciplinas ministradas pelo CC. Aprov. Média ( ) Química (Bach.): 61% Evasão: taxa de evasão acentuada em disciplinas e cursos do CC. Taxa de Evasão ( ) Estatística (Bach.): 38%

PROPAG – Centro de Ciências PROGRAD PRPPG CPA SUPERV. PG/BOLSISTA PROPAG ESTUDANTE GRADUAÇÃO

BOLSAS PROPAG Curso Bioquímica Computação Ecologia Rec.Naturais Física Geologia Geografia Matemática Química PRODEMA TOTAL

PROPAG – Centro de Ciências Linhas de atuação dos Projetos Específicos: Acompanhamento/Participação em disciplinas teóricas e em atividades de laboratório Tutoria a grupos de estudos e orientação à produção acadêmica Curso de Nivelamento para disciplinas básicas Elaboração de Material didático Uso de ferramentas virtuais no suporte à aprendizagem Apoio à elaboração de monografias

PROPAG – Centro de Ciências Acompanhamento dos Projetos/Coordenadoria de Programas Acadêmicos: Reuniões periódicas (CPA, supervisores, bolsistas) Plano semestral de atividades Relato mensal das atividades Correio eletrônico Relatório Semestral (CPA, PROGRAD) Participação no Seminário PROPAG Apresentação de trabalhos nos Encontros Universitários da UFC e em Congressos

PROPAG – Centro de Ciências Avaliação preliminar da atuação do PROPAG: Nº de Projetos: 114 Nº de estudantes beneficiados: 3400 graduação e 104 pós-graduação Contribuiu para elevar a qualidade dos cursos de graduação do Centro de Ciências e dos demais cursos para os quais o CC ministra disciplinas Formar estudantes de Pós – Graduação para a docência universitária Promover o intercâmbio graduação/pós-graduação Apoio aos novos cursos de PG do CC

PROPAG – Centro de Ciências Projetos PROPAG do Centro de Ciências Disponível em Centro de Ciências da UFC