Planos de Negócios para a procura de financiador DPIF
Plano de Negócios Características: Objectivo/ Realista Completo Simples Objectivo/ Realista Completo 20 páginas DPIF
Estrutura Plano de Negócios P Sumário Executivo Identificação do Promotor Projecto Modelo económico-financeiro DPIF
Plano de Negócios Sumário Executivo - Menos de 500 palavras - Última parte do PN a ser escrita Estrutura - designação e área de actividade - negócio e mercado - inovação da proposta - pontos fortes e fracos - recursos humanos e financeiros - prazo previsto para “break even” - experiência relevante do promotor para o negócio DPIF
Identificação do Promotor Plano de Negócios Identificação do Promotor - Nome e data de nascimento BI, nº contribuinte; estado civil Morada Curriculum vitae, contactos DPIF
Projecto Plano de Negócios Descrição produto / serviço (incluindo componente de inovação e data de lançamento) Mercado (clientes, posicionamento de mercado, potencial de expansão no segmento ou para novos mercados) Produção (processo produtivo, fornecedores, grau de dependência) Distribuição (rede de distribuição) Recursos Humanos (equipas, know-how) Estratégia (objectivos, potenciais parcerias, posicionamento no mercado, etc). DPIF
Plano de Negócios Modelo económico-financeiro - Investimento - descrição do investimento e da cobertura financeira prevista - estrutura accionista - Projecções económico-financeiras DPIF
Mercado - Marketing DPIF
Mercado - Marketing Segmentação clientes - demográfica - geográfica - social e económica - outra. Abordagem - concentração em poucos segmentos - diferenciação para segmento alvo - indiferenciação. DPIF
Mercado - Marketing Distribuição Distribuição DPIF
Mercado - Marketing Concorrência Número de concorrentes Tendência de mercado (novos concorrentes, a desaparecerem …) Produtos de cada concorrente (posicionamento, preço, notoriedade …) Força e fraquezas de cada tipologia de oferta DPIF
Mercado - Marketing Análise Interna Face aos elementos disponíveis para a concorrência. Exemplo: - preço - notoriedade - distribuição - segmentos alvo - venda e pós-venda DPIF
Mercado - Marketing Análise SWOT Sistematizar a informação: oportunidades ameaças pontos fortes pontos fracos factores externos factores internos DPIF
Mercado - Marketing Análise SWOT Factores externos: Marketing - Meio envolvente - Mercado - Concorrência - Clientes DPIF
Marketing Análise SWOT Factores internos: DPIF Marketing: - Produto - Preço - Distribuição - Comunicação - Pontos de Venda. Outras áreas: - Financeira; Compras; Recursos Humanos; Produção DPIF
Marketing DPIF
Erros/Omissões mais frequentes Experiência própria Erros/Omissões mais frequentes
Plano de Negócios www.finicia.pt Kit do Empreendedor FINICIA +Guias Práticos Acordo Parassocial Inovcapital Declaração de Aceitação Estrutura do Plano de Negócios Formulário de apresentação da ideia Road map do empreendedor FINICIA DPIF