Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total

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Transcrição da apresentação:

Formação de Preço em marketing Profa. Amábile Santos Fatec Itapetininga

Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total para o consumidor Valor dos serviços Valor entregue ao consumidor Valor do produto Custo monetário (preço) Custo de tempo Custo total para o consumidor Custo da energia física Custo da energia mental

O “P” Preço O P de Receita O P mais flexível Define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca Elemento fundamental na determinação da participação de mercado e lucratividade Alta relação com a percepção de qualidade

Estratégia Preço-qualidade alto médio baixo Preço premium Alto valor Supervalor alta Qualidade do produto Preço excessivo Valor médio Valor bom média Assalto ao cliente Falsa economia Economia baixa Preferência pela qualidade, preferência pelo preço, ponderação dos 2 Mesma qualidade (verde), porém cobramos menos Qualidade inferior (verde), cobramos mais: “roubo”

Estabelecimento de Preço

Estabelecimento do preço 1 - Seleção do objetivo da determinação de preço 2 - Determinação da demanda 3 - Estimativa de custos 4 - Analise os custos, preços e oferta dos competidores 5 - Seleção de um método de determinação de preços 6 - Seleção do preço final

1 - Objetivos de preço Sobrevivência Maximização do Lucro Maximização da Participação de Mercado Desnatamento Máximo do Mercado - Skimming Liderança na Qualidade do Produto - Premium

2 - Determinação da demanda Sensibilidade a preço Estimativa da curva de demanda Elasticidade de preço da demanda Demanda Inelástica Demanda Elástica 13,0 13,0 PREÇO 10,0 10,0 QUANTIDADE DEMANDADA POR PERÍODO

3 - Estimativa de custos Tipos de custos CUSTOS FIXOS (indiretos) Custos que não variam com o volume de vendas ou produção salários dos executivos aluguel CUSTOS VARIÁVEIS Custos que variam diretamento com o nível de produção matéria prima CUSTOS TOTAIS somatória dos custos fixos e variáveis para um determinado nível de produção

4 – Análise de preços da concorrência Sistema de Informações de Marketing Avaliação das possíveis reações da concorrência

O modelo dos três C´s para fixação de preços 5 – Método de determinação de preço O modelo dos três C´s para fixação de preços Preço baixo Preço alto Nenhuma possibilidade de lucro nesse preço de demanda nesse preço Custos Preço do competidores e preço dos produtos substitutos Características exclusivas do produto disponibilizadas para os consumidores

Adequação do Preço

Adequação do preço Preço Geográfico: diferentes locais, países e clientes Preço com descontos e concessões: pagamento antecipado, grandes volumes, compra fora de temporada etc.. Preço Promocional: estimular compras antecipadas Preço isca Preço de ocasião Cupons de descontos Financiamentos de juros baixos Maior prazo para pagamentos Descontos psicológicos

Adequação de preço Preço Diferenciado: acomodar diferenças Preço por segmento de cliente Preço pela versão do produto Preço de imagem Preço por localização Preço por período Preço do Mix de Produtos: produto faz parte de um mix de produto Preço para características opcionais Preço para produtos complementares Preço composto Preço de subprodutos Outros...