Planejamento Estratégico ETAPA I: ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
Tempestade de ideias Discussão metodologicamente orientada Votação de propostas/diretrizes
DOIS DIAS DE INTENSO TRABALHO
Todas as IDEIAS geradas durante o alinhamento estratégico foram registradas para, posteriormente, serem traduzidas em ESTRATÉGIAS.
Planejamento Estratégico ETAPA II: REGISTRO DO MATERIAL PRODUZIDO NO EVENTO
12 participantes em média distribuídos em 41 mesas em 2 dinâmicas-chave, durante 2 dias de evento, produziram 82 flip-charts. Todo o material foi digitado na íntegra pela equipe da Subplan e está disponível na internet.
A etapa seguinte consistiu no registro de todo o material produzido durante o evento.
Os templates geraram INFORMAÇÃO. As informações foram QUANTIFICADAS e DISTRIBUÍDAS em TEMAS AFINS. Estes números representam a quantidade de votos de cada proposta.
Planejamento Estratégico ETAPA III: CONSTRUÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO
A 1ª Versão do Mapa Estratégico ficou assim
Evolução do Mapa Estratégico
Planejamento Estratégico ETAPA IV: ENTENDA A VERSÃO PRELIMINAR DO MAPA ESTRATÉGICO
A seguir, a Subplan e a 3Gen Consultoria apresentaram a versão preliminar do Mapa Estratégico ao Procurador-Geral de Justiça e aos Subprocuradores-Gerais de Justiça.
A pré-validação do Mapa Estratégico aconteceu separadamente com cada um deles. Foram reuniões muito positivas onde cada um deles teve a oportunidade de fazer observações de extrema relevância, fundamentais para a Versão Preliminar do Mapa Estratégico.
Finalmente, um mês após o Alinhamento Estratégico, IMPORTANTE LEMBRAR: A VERSÃO DEFINITIVA do Mapa Estratégico só será divulgada após realizada a validação por todos os setores do Ministério Público. Finalmente, um mês após o Alinhamento Estratégico, o Ministério Público do Paraná já tem uma VERSÃO PRELIMINAR DO MAPA ESTRATÉGICO
Entenda o Mapa Estratégico O Mapa Estratégico pode ser lido em qualquer sentido e não existe ordem hierárquica entre os campos Entenda o Mapa Estratégico 16
O MAPA ESTRATÉGICO É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL. ELE NÃO REPRESENTA, PORTANTO, O ORGANOGRAMA DA INSTITUIÇÃO. O MAPA CONTEMPLA AS PROPOSTAS ORIGINADAS NO ENCONTRO ESTADUAL, CONSOLIDADAS PELA EQUIPE TÉCNICA EM FORMA DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS. 17
Este campo representa nossa VISÃO O que queremos ser? 18
Como queremos ser reconhecidos? Neste campo constam os VALORES ESSENCIAIS pelos quais queremos ser reconhecidos pela sociedade Como queremos ser reconhecidos?
Estes campos correspondem às perspectivas Quais os nossos focos de atuação? Estes campos correspondem às perspectivas
ESTES CAMPOS REPRESENTAM OS TEMAS ESTRATÉGICOS DE ATUAÇÃO. ORDEM JURÍDICA E CIDADANIA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA PARCERIAS ESTRATÉGICAS CAPITAL HUMANO AMBIENTE ORGANIZACIONAL INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA
Cada um destes campos representa um objetivo estratégico O que precisamos fazer?
A estratégia é um passo de um processo contínuo Cada objetivo dará origem a um rol de ESTRATÉGIAS a serem adotadas para que seja atingido.
Planejamento Estratégico ETAPAS SEGUINTES
Acompanhe a sequência das etapas: Planejamento Estratégico Descrição dos objetivos estratégicos, um a um; Apresentação do Mapa Estratégico aos setores da instituição; Definição dos indicadores com os setores da instituição; Definição de Metas e Projetos. 1 Acompanhe a sequência das etapas: 2 3 4