Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
A estruturação de Grupos de Pesquisa
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Por quê montar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Programa aluno pesquisador
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Curso de Aperfeiçoamento Docente
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Plano de Negócio Elber Sales.
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Etapas da construção do PDI IFTO
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Percurso universitário Programa de educação tutorial
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Elaboração de Artigo Científico
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER – GEM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER – GEM Escola de Enfermagem da UFBA 2009.
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Apresentação do novo modelo
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Data da Apresentação: 1.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho Aristeu Gomes Tininis Agosto /2009

Ensino Fonte: Alberto Mesquita Filho

Extensão Fonte: Alberto Mesquita Filho

PESQUISA Fonte: Alberto Mesquita Filho

Modelo atual das IES Fonte: Alberto Mesquita Filho

PESQUISA  Aplicada  Tecnológica Básica Básica não possui aplicação imediata na sociedade. auxilia outros cientistas novas pesquisas. alcance fica circunscrito a comunidade científica.  necessita de Doutores e “Alicerces”.

Pesquisa Tecnológica  ligada à ciência aplicada.  têm aplicação mais imediata na sociedade.  o resultado é o desenvolvimento de um novo produto ou processo.

Pesquisa Tecnológica Isso não faz a pesquisa tecnológica ser menos científica do que as demais áreas do saber. Não se pode dizer que um pesquisador é melhor que o outro, pois isso depende muito dos interesses e objetivos de cada um. Existe dentro do campo das ciências uma grande diversidade de metodologias, objetivos e resultados a serem desenvolvidos e alcançados. A escolha de cada um deles depende das motivações/ aptidões de cientista.

Algumas Considerações A ciência é a forma de conhecimento que está presente no ensino escolar. As escolas servem para sua difusão. Permeia quase todos os momentos de nosso dia a dia. Saber “como funciona” ou “como é criado”, é uma forma de nos mantermos atualizados e informados. Editais do CNPq, FINEP, etc  Voltados para PT.

O que temos? Apoio e estrutura administrativa Condições físicas; Técnicos Administrativos e Docentes; Alunos; Comunidade; Idéias; 1 projeto escrito e enviado: Biodiesel

De que precisamos? Mudança “no pensar” Voluntários:  Alunos  Docentes  Técnicos Administrativos Verbas:  Reitoria  Agências de Fomento Apoio da Direção IDÉIAS x PROJETOS

Como a Reitoria nos enxerga hoje? Um Campus de dimensões interessantes porém sem nenhuma iniciativa para pesquisa ou extensão. Se quisermos conseguir verbas, devemos mostrar projetos e sermos insistentes.

Como iniciar um programa de pesquisa no IF Campus Sertãozinho Como iniciar um programa de pesquisa no IF Campus Sertãozinho? (Com visibilidade) RH? Idéias? Comunidade? Alunos e professores e/ou servidores alunos? E aí sim…Agencias de fomento à pesquisa!!!

Algumas formas de obtenção de $$$ FAPESP; CNPq; FINEP; BNDS; ONGs; Reitoria; Bancos; Empresas Privadas: Pequeno e médio porte

O que os projetos de pesquisa poderão nos trazer? Livros  Laboratórios  adequados e equipados;  Participação em congressos; Criação de cursos de pós graduação; Melhoria nas condições de ensino;  Capacitação Melhoria de salários; Egressos dos cursos superiores  pós graduação; Contribuição com a Comunidade.

Projetos Lançamento idéias capacitação implementação viabilidade Portão do projeto contrato Lancamento

Necessidades Imediatas Criação de um grupo de pesquisa registrado no CNPq; Elaboração das possíveis linhas de pesquisa do Instituto – Campus Sertãozinho; Elaboração/envio de projetos individuais; Elaboração/envio de projetos coletivos; Busca de empresas; Busca de alunos; Docentes; Busca de parcerias.

Reunião com os interessados Proposta Terça Feira (03/09 – 10:00h) Reunião com os interessados Definição de linhas de pesquisa e Subgrupos; Levantamento dos seguintes dados: Nome, CPF, Data Nascimento; Área de formação, Mês/Ano de formação, Área de atuação; Maior Nível de titulação, Linha de pesquisa que atuará.

Reunião com os interessados (Biodiesel): Proposta Terça Feira (03/09 – 14:00h) Reunião com os interessados (Biodiesel): Confirmação de linhas de pesquisa e Subgrupos; Confirmação dos dados: Nome, CPF, Data Nascimento; Área de formação, Mês/Ano de formação, Área de atuação; Parcerias/ edição de projetos, Participação confirmada de servidores de São Roque.

Consideraçoes Finais Processo Contínuo; Necessidade obrigatória do cadastramento Individual na Plataforma LATTES; www.cnpq.br Plataforma Lattes Cadastrar Currículo. Cadastramento na Plataforma Carlos Chagas

Reações de Obtenção de Biodiesel Catalisador Reações Biomassa Oléica Metanol ou Etanol Biodiesel Glicerina Ácido Básico Enzimático Automação, Mecânica, Química e Gestão

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!

Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho Aristeu Gomes Tininis Agosto /2009