PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Educação profissional:
O trabalho com conceitos em História
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Educação e Práticas Pedagógicas
Concepções de Aprendizagem.
Ensino Tradicional/Expositivo
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Profª MSc Cássia Barbosa Reis
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Procedimentos de Ensino
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Softwares Educacionais – Cód
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
FACULDADE NOSSA CIDADE
Cognição nas organizações
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Docência universitária: repensando a aula
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Movimentos Dialógicos n n Mobilização n n Tradução n n Desconstrução/Construção n n Reconstrução n n Avaliação da Síntese.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Aprendizagem da matemática
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO PENSAMENTO COMPLEXO

* quantidade objetividade * fragmentação * privilegia fatos e consenso POSITIVISTA * quantidade objetividade * fragmentação * privilegia fatos e consenso * mito da neutralidade * generalizações ** preocupação com o presente * hipóteses prévias * todo = soma das partes ** descrever, explicar, prever

aulas centradas no professor/expositivas COMPORTAMENTALISMO aulas centradas no professor/expositivas aluno “passivo” transmissão de conteúdos aprendizagem receptiva, mecânica retenção pela repetição/ recapitulação pelo treino avaliação quantitativa (memória) feita para e pelo professor

INFORMÁTICA EM SALA DE AULA uso mecânico, acrítico, enfatizando a memória e repetição disciplina isolada/tarefa extra-classe preocupação com a programação máquina de ensinar com base no estímulo/resposta

INTERPRETATIVO * ênfase na totalidade * estrutura do fenômeno * crítica reflexiva * experiência na forma como o sujeito vê o mundo * qualidade subjetividade intersubjetividade

INTERPRETATIVO * necessidade de assumir o lugar do outro * transferência de hipóteses * compartilhar significações * ênfase nas diferenças e similaridades * todo maior do que a soma das partes * descrever, compreender,interpretar

aulas centradas no aluno HUMANISMO aulas centradas no aluno aluno ativo, criativo, participativo e livre para fazer escolhas base nos interesses e necessidades aprendizagem por descoberta avaliação qualitativa valorizando aspectos afetivos auto-avaliação

INFORMÁTICA EM SALA DE AULA ênfase no processo de desenvolvimento das relações e da comunicação busca do conhecimento pela descoberta na prática sem objetivos claramente definidos base no ensaio e erro

SÓCIO-CRÍTICO * base na práxis * relação teoria e prática * preocupação política *totalidade e historicidade * emancipação * real contraditório

* análise de determinantes * desvenda ideologias SÓCIO-CRÍTICO * análise de determinantes * desvenda ideologias * mediações/contradições * todo maior do que a soma das partes * *interpretar, explicar e intervir

ênfase na unidade teoria e prática COGNITIVISMO ênfase na unidade teoria e prática aprendizagem significativa: o conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente aluno determina e é determinado pelo contexto histórico-sócio-político e econômico

síncrese-análise-síntese COGNITIVISMO síncrese-análise-síntese avaliação: superação do senso comum para à consciência crítica

INFORMÁTICA EM SALA DE AULA desenvolvimento de projetos cooperativos e de forma interdisciplinar compreensão e aplicação de conhecimentos utilização crítica e criativa objetivos claramente definidos

* conhecimento do conhecimento * quantidade e qualidade PENSAMENTO COMPLEXO * conhecimento do conhecimento * quantidade e qualidade * realidade una/complexa, una/diversa * valorização do imaginário e do manifesto dialógica

* todo maior ou menor do que a soma das partes PENSAMENTO COMPLEXO * todo maior ou menor do que a soma das partes * observador/conceptor/ator/observado * limitações/possibilidades * desvelamento de interesses * ordem desordem organização * compreender, explicar, intervir

aluno co-responsável pela aprendizagem RE-CONSTRUTIVISTA aluno co-responsável pela aprendizagem aprendizagem como processo evolutivo em espiral ascendente avaliação como processo de desconstrução/reconstrução professor e aluno como avaliadores/avaliados acaso como propulsor de reinvenção e criação

INFORMÁTICA EM SALA DE AULA elaboração de projetos interdisciplinares entre nações consciência de como está construindo consciência da qualidade do que foi produzido auto-entendimento, auto-crítica e crítica coletiva objetivo de solidariedade e paz planetária

Tendências Pedagógicas PARADIGMAS INTERPRETATIVO Tendências Pedagógicas da Escola Nova POSITIVISTA Tendências Pedagógicas * Tradicional * Tecnicista SÓCIO-CRÍTICO Tendências Pedagógicas Progressistas PENSAMENTO COMPLEXO Emergente