MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática para todos Educação Básica
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
1. Identificação do Produto Global Nós
Construção de Projectos de Intervenção
Reflexão do Professor.
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Desenvolvimento Curricular
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
O aluno elaborando conceitos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CURSOS EFA – NS.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A planificação e actividade planificadora
Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram.
Gerenciamento de Sala de Aula
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Docência universitária: repensando a aula
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
Transcrição da apresentação:

MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto que pode ser simples ou complexo Trabalho, é Qualquer actividade manual ou intelectual realizada pelo homem para produzir bens e/ou serviços Metodologia é, por um lado, A ciência que estuda os métodos da aquisição do conhecimento e por outro A aplicação de um dado método

Aprendizagem por descoberta autónoma com base em projectos ESPECIALIZAÇÃO E APOIO DOCENTE DE FÁCIL OBTENÇÃO MOTIVADORA RESPONSABILIZANTE E AGREGADORA DE COMPORTAMENTOS PLANEAMENTO E CONTROLO DE TEMPOS + FÁCEIS DE EXECUTAR ADEQUAÇÃO AOS CONCEITOS E ÀS SUAS ESTRUTURAS COOPERAÇÃO E CONSTRUTIVIDADE PESSOAL E INTERPESSOAL SIMPLICIDADE DE PROGRAMAÇÃO

METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJECTO Trata-se de criar um conjunto de saberes, sobretudo de modos de actuar (os saber-fazer) que permitem rentabilizar um espaço e um tempo, quer das aulas quer do trabalho fora delas, tempos esse privilegiados para que, sem se substituir ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas, os alunos se possam relacionar com o conhecimento através de realizações concretas.

Como se pode constatar, existe uma lógica de produção por detrás da ideia de aprender fazendo que esta metodologia preconiza. Mas produzir apenas não basta. Deve existir uma ideia precisa de que, quanto melhor for o produto, - digamos de uma maneira simbólica mais profissional – melhor foi a performance do grupo, de cada um dos seus membros e mais conseguidas foram as aprendizagens. Se a isto se acrescentar a eventual utilização de ferramentas ou procedimentos desconhecidos ou pouco compreendidos no início do projecto, então a lógica de produção foi eficaz. Trata-se portanto de um processo, em que se subordina a aprendizagem à lógica de produção, o que na generalidade das disciplinas não acontece. METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJECTO

O trabalho de projecto é, portanto, o modo como um grupo, participando de uma ideia comum que tenta pôr em prática, organiza a sua actividade - conjunto das tarefas - de modo a conseguir aquilo que idealizou. Trabalho de Projecto: Realização efectuada por um conjunto humano estruturado, que coordena a acção dos seus participantes,...como acção colectiva de um processo de mediação...entre a estrutura de um problema e a sua solução. Crozier e Friedberg

Dispositivo educativo constituído pela organização de actividades de aprendizagem através de uma dimensão dinâmica GERARD FIGARI Definições ( concepções ) referenciais: Um projecto educativo só tem legitimidade, como conceito, como um conjunto de procedimentos de antecipação e de escolha, quando for referido ( ou reportado ) a um sistema simultaneamente explicativo e teleológico que lhe justifique a utilização em termos de modelo de concepção da formação. GERARD FIGARI...construto de acção colectiva como processo de mediação autónoma entre a estrutura objectiva de um problema e a sua solução na acção colectiva. CROZIER E FRIEDBERG....conjunto humano estruturado que coordena as acções dos seus participantes por meio de mecanismos de jogos relativamente estáveis e que mantém a sua estrutura CROZIER E FRIEDBERG PROJECTO

Reagrupam actividades oriundas da autonomia da escola OS DISPOSITIVOS DESIGNADOS POR PROJECTOS Por norma: São um dispositivo pedagógico significativo porque Tem efeitos sobre os utentes do sistema Conceito derivado do de Projecto de Acção Educativa ( França década de 80 ) Organizam-nas em torno de uma ideia-chave que lhe dá unidade

São fundamentalmente um modelo de organização de aprendizagens, construídos em torno de necessidades específicas, partindo de diagnósticos reais, e procurando produtos determinados. OS DISPOSITIVOS DESIGNADOS POR PROJECTOS Exigem metodologias próprias de avaliação centradas em procedimentos de observação: Observação externa Estatística Amostragem Produto Critérios de realização

Pretende-se, portanto, com a metodologia de trabalho de projecto, que cada aluno adquira, treine e consolide práticas de: Como vimos, e segundo Gerard Figari, um projecto, estruturado nos termos de uma metodologia de aprendizagem, é: Um dispositivo educativo constituído pela organização de actividades de aprendizagem através de uma dimensão dinâmica. ObservaçãoObservação AnáliseAnálise CooperaçãoCooperação OrganizaçãoOrganização ResponsabilidadeResponsabilidade ProduçãoProdução

Um Projecto é: Uma actividade intencional, logo com objectivos precisos e claramente formulados. Suportado pela livre iniciativa dos participantes, o que implica co-responsabilidade e cooperação. Está associado à obtenção de um produto, onde a originalidade e a resposta a um problema previamente colocado são características chave. É complexo, faseado no tempo e colaborativo, ou seja, todos são responsáveis por tudo. Envolve negociação entre pares, ou seja, todos os passos são discutidos e decididos pelos elementos do grupo.

desenvolver a imaginação e criatividade; desenvolver a capacidade de questionar investigando; relacionar conhecimentos diversos sobretudo em termos de interdisciplinaridade; desenvolver a autonomia de cada um e a do grupo, a pesquisa e a reflexão; desenvolver o papel como participante responsável e interveniente; produzir materiais úteis e que sirvam para algo no contexto em que se realizam; desenvolver as capacidades de comunicação; exprimir as ideias, trabalhos e opiniões, publicamente. Um Projecto permite:

Um projecto é um conjunto de actividades de um grupo de pessoas Que coordena a generalidade dessas actividades Com o objectivo expresso de obter um produto Previamente pensados, analisados, discutidos e assumidos Através de procedimentos estruturados Então um Projecto é: