A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
As organizações e sua importância no mercado de trabalho.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Trabalho em Equipe. EQUIPE Conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho.
UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
para conhecerem pessoas novas.
O que é a Educação Física?
Seleção e organização de conteúdos
Disciplina: Teorias Geral da Administração
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO
CANVAS Business Model Canvas.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Extraído do livro “Professor Nota 10”. Adolfo Suarez, Prof. da UNASP
GRUPOS OPERATIVOS PICHON-RIVIERE.
Metodologia do Trabalho Científico
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO
Tecnologias de Informação e Comunicação
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS HUMANOS E DO CAPITAL INTELECTUAL
O que é Educação Ambiental?
Metodologia do Ensino de Física I
Motivação e Trabalho em equipe
Material para avaliação DP
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Prof. Carlos Eduardo Turino
Como se aprende História?
O tamanho da sua cruz.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Lev Semenovich Vygotsky
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Aula 3.2.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS
“ Parte de Nós ”.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Inquiry ao Microscópio:
DESIGN THINKING.
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
A Crítica da Razão Prática
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Reflexividade e formação de professores
Parte de nós..
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Tópicos sobre gestão educacional
Professor Flávio Toledo
Parte de Nós!.
Metodologia do Ensino de Física I
LOUNGE + DIVERSIDADE E CARREIRAS
“ Parte de Nós ”.
Transcrição da apresentação:

A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento Maria Judite Almeida & José Luís Coelho da Silva

CRIATIVIDADE? ...para quê? Tempos de supercomplexidade Demanda social e de mercado Novos modos de pensar Novas formas de ensinar e aprender CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE? ... é... o quê? Resolver problemas de forma competente? SIM! Resolver problemas de forma original? SIM! cada indivíduo, pensando como um todo, deve procurar várias soluções e saber escolher a que melhor resolve, naquele momento, aquele problema.

A diversidade é imprescindível à criatividade! a partir de quê? http://chinelada.com/besteirol/563/ A diversidade é imprescindível à criatividade!

CRIATIVIDADE ...na prática... Contexto: alunos que frequentaram em 09/10, UCs de Biologia (OCV e MIPSIC) na UM. Universo de cerca de 150 alunos. 1- A proposta: criar uma revista 2 - Um “brainstorming” 3 - A prática — das ideias à sua concretização. Ideias Processo(s) Resultados (revistas)

CRIATIVIDADE O que é? - uma habilidade: criar algo novo - uma atitude: aceitar a mudança e a novidade - um processo: melhorar ideias e soluções Como se processa? - evoluindo por incrementos - uma “revolução” - uma reaplicação - um “insight” - uma combinação de ideias

CRIATIVIDADE ATITUDES Bloqueadoras: ATITUDES Promotoras: - reacção negativa aos problemas - o “não se pode fazer”! - o “não consigo fazer” - o “não sou criativo(a)” - o “é muito infantil” - o que vão dizer os outros? - medo de falhar ATITUDES Promotoras: - curiosidade - capacidade de sentir necessidade de melhorar - acreditar que os problemas se podem resolver - evitar a crítica e o julgamento - procurar o “bom” no que parece mau - os problemas podem induzir soluções - os problemas devem ser vistos como algo interessante e emocionalmente aceitável

“QUES” e “SES” durante o trabalho - Conciliar pontos de vista diferentes - Para um problema há várias soluções - Escolher a “melhor ideia/ solução” - A “melhor” solução não o será para sempre... - As respostas criativas são geradas por pessoas “normais”...

OS RESULTADOS No início... No fim... “...Quando a professora falou na criação de uma revista fiquei assustada; ainda por cima com material que tem de ser inventado por nós, depois de estudarmos os conteúdos da disciplina! Não acredito que seja capaz...Uma revista!...” (I.R.C. - MIPSIc). No fim... “…as aulas foram muito proveitosas: aprendi muito mais que bioquímica. Aprendi a ser criativo, a estudar e pensar por mim e a não ser uma antena captadora das ideias e palavras dos professores...” (A.B.B. MIPSIc). “...fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado final! Nunca pensei que seria capaz de fazer uma revista!... deu um grande trabalho, mas até não senti muito... é pena não trabalharmos assim mais vezes...” (J.D. - OCV).

FOMOS CAPAZES PORQUE PENSÁMOS de FORMA CRIATIVA (Out of the box)