Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
Advertisements

A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;
CGI de Cobertura – Grupo F 05 e 06 de Junho de ª Oficina de Trabalho Interagencial.
Cuiabá – Mato Grosso, 30 de outubro de MISSÃO Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e representar o Movimento.
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Paula Xavier dos Santos Serviço de Gestão da Informação Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz I Reunião do Comitê técnico da BVS Brasil BIREME/
IDB-2011 Indicadores de Recursos Ripsa – 25ª OTI Brasília, 30 e 31 de outubro de 2012.
24ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) da Rede Interagencial de Informações para Saúde – Ripsa Brasília, 23 a 24 de Maio de 2012.
RESULTADOS E DESAFIOS DO CONTROLE EXTERNO Presidente Conselheiro Antônio Joaquim.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Marcelo Freitas Coordenação de Assistência e Tratamento Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
Síntese das Propostas GT Bolsas de Assistência Estudantil e Metodologias de Seleção em Santo André/SP UFABC – 10 a 12/04/2013 GT: Bolsas de Assistência.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
OFICINA DE TRABALHO ”SALAS DE SITUAÇÃO DE SAÚDE NO BRASIL: SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS” 26 e 27 de Maio de 2009.
OUVIDORIA PÚBLICA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Núcleo UNIFESP 02/12/2016.
Salas de Situação de Saúde no Brasil: Sistematização das Experiências
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
RIPSA NO ESTADO MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
RIPSA na Biblioteca Virtual em Saúde
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Atividades integradas III Prof. Zilda Pereira da Silva
Revisão da Matriz de Indicadores Básicos
Reunião Comitê Consultivo
Avanços das atividades do projeto no período de março a novembro de 2016 Brasil 21 de novembro 2016.
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Leitura na escola e na comunidade
Gestores de Aprendizagem
Relatório de Autoavaliação Institucional
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Trabalho de Conclusão de Curso
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Prof. Adm. Luciano Nicoletti Junior Docente Especialista CRA SP
Ensino Médio Integrado
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
"FORMAÇÃO PARA FORMADORES DE FORMADORES"
Reunião Ordinária COSEMS/RN
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
2ª Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Brasília-DF, 19 de julho de 2016
ASSESSORIA EDUCACIONAL (2018)
OS SISTEMAS DE CONTROLE E AS RESPONSABILIDADES DOS GESTORES FINANCEIROS NOS RPPS. O QUE A ATRICON E O MINISTÉRIO DA ECONOMIA, MPF, PF, TCE, CVM ESTÃO FAZENDO.
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Ministério das Relações Exteriores
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial Rede Interagencial de Informações para Saúde - RIPSA Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília, 21 de outubro de 2009 Ernani B. Bandarra

Planejamento Operacional de Produtos Metas do 5º Termo de Ajuste ao 14º Termo de Cooperação: Meta 1 Apoio a produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos; Meta 2 Análise e desenvolvimento de conteúdos temáticos da informação em saúde; Meta 3 Desenvolvimento de Padrões de representação da informação em Saúde;

Planejamento Operacional de Produtos Metas do 5º Termo de Ajuste ao 14º Termo de Cooperação: Meta 4 Metodologias de análise aplicadas ao processo decisório no SUS; Meta 5 Promoção da metodologia de trabalho da RIPSA; Meta 6 Inserção da RIPSA na BVS; Meta 7 Coordenação Técnica e Administrativa.

Apoio a produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos IDB 2008 Conteúdo finalizado; Publicado na página do DATASUS em julho; Providenciando a impressão de 40.000 exemplares do folder; IDB 2009 Revisão da Matriz de indicadores com propostas preliminares sendo discutidas nesta OTI.

Análise e desenvolvimento de conteúdos temáticos da informação em saúde 1 Saúde sexual e reprodutiva; 2 Alimentação e nutrição; 3 Saúde e ambiente; 4 Informação de base populacional; 5 Planejamento nacional em saúde.

Desenvolvimento de padrões de representação da informação em Saúde 1 Padrões para regular acesso à assistência; 2 Metodologia de gestão da qualidade de sistemas de informação em saúde; 3 Participação no processo de estabelecimento de padrões em saúde ABNT/ISO ; 4 Padrões de terminologia em saúde.

Metodologias de análise aplicadas ao processo decisório no SUS 1 Informe de Situação e Tendências ; 2 Análise de indicadores Básicos; 3 IDB integrado ao Pacto pela Saúde; 4 Sala de situação de saúde.

Promoção da metodologia de trabalho da RIPSA 1 RIPSA no Estado; Participação nas OTIs de 5 estados piloto; Metodologia para construção de indicadores desagregados; 2 Divulgação da RIPSA; 3 Cooperação internacional.

Inserção da RIPSA na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) 1 Portal BVS-RIPSA; 2 Portal de Fichas de indicadores; 3 Espaço colaborativo; 4 Capacitação e divulgação; 5 Diretório de participantes.

Coordenação técnica e administrativa da RIPSA 1 Atuação da Secretaria Técnica da RIPSA; Reuniões regulares de Abril a Outubro Videoconferência no DATASUS Recomposição da ST RIPSA 2 Apoio às instâncias operativas da Rede; Regularização de 3 postos de profissional nacional para apoiar a RIPSA;

Principais Desafios Concluir revisão da Matriz do IDB: 1 Uso de novas fontes de informação, sobretudo inquéritos amostrais; 2 Propostas dos CTIs de indicadores temáticos; 3 Necessidades dos estados atenderem o Pacto pela Saúde; 4 Manter um núcleo reduzido de indicadores básicos.

Principais Desafios Ampliar o uso da Internet: 1 Desenvolver metodologias e tecnologias que facilitem construção de indicadores usando a Internet; 2 Colocar essas tecnologias a disposição dos estados que realizam experiências piloto na implantação da RIPSA.

Principais Desafios Apoiar os pilotos da RIPSA nos estados a: 1 Incorporar a metodologia de trabalho de decisão colegiada; 2 Produzir indicadores de interesse da gestão estadual mantendo a compatibilidade com o IDB Nacional; 3 Consolidar uma experiência documentada que possibilite a expansão para outros estados.

Principais Desafios Promover debates sobre informes de situação e tendências com o objetivo de: 1 Promover o seu uso na formulação de políticas públicas de saúde; 2 Aperfeiçoar as metodologias para a sua elaboração.