UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
Advertisements

6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget Texto Base: A teoria de Piaget, (1975). p
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Teoria contingencial!! 1.
Introdução à prática da
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Introdução: grandezas físicas e suas unidades.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Lógica e argumentação O CONCEITO
Didática das Ciências Experimentais
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
A estruturação da personalidade
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
TERAPIA COGNITIVA Jorge Amaro.
Alteridade em Vygotski
Estudando para o ENEM de forma invertida
Pesquisa em Psicologia
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Observação participante (I)
Metodologia Científica
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Gestão e Desenvolvimento de Projetos
Lévy-Strauss e o Estruturalismo
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Introdução à Sociologia
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Método experimental.
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Estatísticos
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
SENSORES EM LINHA PARA PROPRIEDADES CELULARES
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Leitura dos Resultados EXEMPLO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Raciocínio Lógico e Matemático
História da Psicologia
Diferentes significados para sinal de igualdade?
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
...semana que vem: laboratório!
Reflexividade e formação de professores
Modelagem de Sistemas
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões Gerais– item V) Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010

FUNÇÕES DA INTELIGÊNCIA: adaptação: assimilação e acomodação organização: operação

A relação simplesmente FUNÇÃO ADAPTAÇÃO: Relação e função A relação simplesmente liga A com B A função dá a direção dos elementos

Interiorização e exteriorização:

A interiorização e a exteriorização são processos solidários (embora de sentidos opostos) que levam da periferia P para as regiões centrais da ação C e do objeto C’. Um leva à construção de estruturas lógico-matemáticas e o outro à elaboração de explicações físicas.

No nível da ação material:

No nível da ação material: Os dois processos são solidários porque: existe uma norma de acomodação qu e parece preceder à coordenação entre os esquemas. Quanto mais um esquema comporta ligação com os outros, mais flexível se torna em suas aplicações ao objeto. Mas inversamente, quanto mais ele multiplica suas acomodações, mais essas favorecem as assimilações recíprocas; as estruturas lógicas formadas são resultado das coordenações da lógica dos esquemas.

No nível da conceituação: Processo de Interiorização (P → C) È marcado por um processo geral da tomada de consciência da ação própria., portanto de interiorização das ações materiais por meio de representações semiotizadas (linguagem, imagens, mentais, etc...) A medida em que ocorrem os progressos dessa apropriação, a TC se polariza em função dos dois tipos possíveis de abstrações: A Empírica fornece uma conceituação de certa forma descritiva dos dados de observação constatados nas características materiais da ação. A Refletida extrai das coordenações da ações o necessário para construir as coordenações inferenciais, que (no nível do conceito) permite ligar e interpretar esses dados de observação

No nível da conceituação: Processo de Interiorização (P → C) Assim é que a conceituação se torna operatória, mas com esta única ressalva que, embora ela se torne capaz de engendrar raciocínios e estruturações (seriações, classificações, número de forma operatória), as estruturas subjacentes que permitem essa aplicações permanecem inconscientes, bem como o próprio mecanismo da ação refletidora.

No nível da conceituação: Processo de Exteriorização (P → C’) Dá origem a dois processos análogos Por um lado a abstração empírica a partir dos objetos ou acontecimentos singulares e até as funções, relações suscetíveis de repetição e a legalidade em geral. Por outro lado, a abstração refletida que, na direção C, é responsável pelas estruturações de formas operatórias, permite, por via de conseqüência, uma interpretação dedutiva dos acontecimentos na direção dos objetos ( C').

No terceiro nível : Num terceiro nível que é o das abstrações refletidas (como produtos consciêntes das abstrações refletidoras), a situação modifica porque a TC começa a tornar-se também uma REFLEXÃO do pensamento sobre si mesmo. No domínio lógico matemático, isto é, em função do movimento de interiorização, isso significa que o sujeito torna capaz de teoria e não mais raciocínios concretos. Embora estruturados logicamente, e a razão dessa modificação é seu novo poder de elaborar operações sobre as operações (Conjunto das partes e combinatório I.N.R.C.)

No terceiro nível : Do ponto de vista da Exteriorização, ele se torna apto a fazer variar os fatores em suas experimentações e a considerar os diversos modelos possíveis para a explicação do fenômeno. Numa palavra: A solidariedade dos dois movimentos de interiorização ou lógico-matemático e de exteriorização ou físico causal torna-se ainda mais estreita do que nos níveis procedentes, em conseqüência dos progressos de abstração e em virtude deste paradoxo bem conhecido segundo o qual a adaptação aos dados concretos da experiência depende do caráter abstrato dos quadros noéticos que permitem analisá-la e mesmo compreendê-la.