Princípios de Didática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Didatização dos Saberes Escolares: A Transposição Didática Elio Carlos Ricardo FE-USP.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
Profa. Therezinha Conde
1 TRÂNSITO 21 - MATERIAIS DIDÁTICOS - (62 ) MEIO AMBIENTE PARTE 1 INTRODUÇÃO.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES.
Princípios de Administração de Recursos Humanos Humanos A Legislação previdenciária.
Fomento à Transparência Ativa como Instrumento de Controle Social
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
SABBAG,
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
Cursos Palestras TREINAMENTOS
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Reforma do Ensino Médio
Atividades de sala de aula no ECLE
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
IV Mostra Institucional de Resumos Científicos 31 de outubro a 01 de NOVEMBRO de 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Uso das TDIC no ensino de modelagem 3D
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Clínica de atendimento psicológico com foco na docência
Semiótica ou teoria dos signos
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Tensões entre projeto profissional e determinações institucionais.
CFO III – Dragões de Ferro
Proposta de Temas para o Desenvolvimento do PID
Direito Autoral e Ensino a distância
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
Teoria Geral de Sistemas
SABBAG,
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
DO ENSINO DA MATEMÁTICA Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ANO 2 UNIDADE 1.
ANO 2 UNIDADE 1.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Semiótica ou teoria dos signos
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Transferência Inter-hospitalar
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Semiótica ou teoria dos signos
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Os quatro Ps do Marketing
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE.
Transcrição da apresentação:

Princípios de Didática I - comunicação imagem/código canal Emissor Receptor A comunicação é um processo de transmissão de imagens codificadas e relacionadas entre o emissor e o receptor, (usando códigos). Código é o portador (veículo, invólucro, representante) da imagem que é (conteúdo).

Princípios de Didática Processo: a) Comunicação Didática ? Comunicação Didática é o processo de transferência de imagens codificadas do emissor (professor) para o receptor (aluno). b) Ensino? (solicitação) É o processo de construção e envio de imagens e seu inter-relacionamento. b) Ensino? (satisfação) É o processo de aquisição de imagens e seu inter-relacionamento.

Princípios de Didática II – Processo da Comunicação Didática: Fases/ Formas: 1ª - Construção da imagem; 2ª - Atribuição do código. 2 Formas: 1 - Direta, usando códigos massivos; 2 - Indireta, usando códigos discretos.

1 - Emissor e receptor devem ter: a) as mesmas imagens; II – Processo da Comunicação Didática: Pressupostos: 1 - Emissor e receptor devem ter: a) as mesmas imagens; b) o mesmo código para elas. 2 - Possuir canais de comunicação. 3 - Ter acesso a veículos de transferência.

Relação código x imagem Princípios de Didática II – Processo da Comunicação Didática: Relação código x imagem 1 - Unívoca (monossêmica) = (1 código x uma imagem) 2 – Plurívoca (polissêmica) = (1 código x várias imagens) ou = (vários códigos x uma imagem)

Natureza dos Códigos: 1- Código Massivo: 2- Código Discreto Princípios de Didática II – Processo da Comunicação Didática: Natureza dos Códigos: 1- Código Massivo: 2- Código Discreto Código Vazio?

Princípios de Didática II – Comunicação: Ruídos: Ausência de imagem e ou de código no receptor; Código inadequado; Canal impróprio ou obstruído por; a) Interferência do meio; b) Deficiência física; c) Obstrução psíquica etc.

Princípios de Didática Conjunto organizado de códigos usados na comunicação = Linguagem da comunicação Pressiva Neutra Co l oqu I a l P r o f e s s o r Ad l oqu I a l L i v r o s .

Cláusula de Comunicação Princípios de Didática Linguagem Pressiva Solicitação Emissor Receptor Cláusula de Comunicação Professor Aluno Receptor Emissor Solicitação

Informação: Linguagem neutra Princípios de Didática Solicitação Livro Texto Autor Leitor Aluno Informação: Linguagem neutra Satisfação