CINEMETRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Metodologias Inovadoras para Estimativa de População em Pequenas Áreas: Geotecnologias e Território em Perspectiva. 26 de Março de 2009 – São José dos.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Vivian Fróes Renó ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA PLANÍCIE AMAZÔNICA POR MEIO DE.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.
Aula Teórica 4 Pressão, força de pressão, energia de pressão.
Amintas engenharia.
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
Estudando Para o ENEM de forma invertida
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Cinemática de uma partícula
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Locomoção: andar e correr
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Estudando para o ENEM de forma invertida
TÍTULO Área do trabalho
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
ANÁLISE FATORIAL.
Planejamento.
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
Sistemas de Informação EM MARKETING
Sistemas de Controle III N8SC3
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Instrumentação Eletrônica
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
METODOLOGIA DE PESQUISA
LÓGICA FUZZI Prof. Dr. João Luiz Moreira Coutinho Azevedo
1.
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Planejamento de estratégias:
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
PRINCÍPIOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Análise estatística do movimento de elevadores
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Orçamento Participativo das Escolas
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
DETECÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS ATRAVÉS DA LUZ
Detecção e Identificação de Vogais
Gestão da Logística de Distribuição
Introdução à Estatística
Introdução à Estatística
Titulo do Estudo, do Projeto....
Exercícios: Introdução à cinemática.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Planejamento Global de Eventos
A Estratégia Six Sigma ( 6 ) e os profissionais Black Belts
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Aula 02 – Conceitos e Modelagem de Sistemas Dinâmicos Eng. Melkzedekue Moraes de Alcântara Calabrese Moreira
Biomecânica, Reabilitação e Tecnologia Assistiva (1)
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

CINEMETRIA

Cinemetria Metodologia biomecânica que se destina à obtenção de variáveis cinemáticas para a descrição de posições ou movimentos no espaço.

Cinemetria É um conjunto de métodos que permitem a determinação da posição e orientação dos segmentos corporais, buscando medir os parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, posição, orientação, velocidade e aceleração. O instrumento básico para medidas cinemáticas é o baseado em câmeras de vídeo que registram a imagem do movimento ou as coordenadas de pontos de interesse e então através de software específico calculam as variáveis cinemáticas de interesse.

Biomecânica e Movimentos Esportivos À partir do entendimento sobre a complexidade estrutural do movimento esportivo e que este apresenta-se em alto grau de variabilidade, ou seja, a sua reprodutibilidade pode estar comprometida, os resultados devem ser caracterizados por alto grau de objetividade, confiabilidade e validade. Observa-se também que a análise do movimento esportivo pode apresentar limitações intrínsecas, fator que pode justificar a dificuldade de padronização nas medidas biomecânicas (BAUMANN, 1992).

Métodos de medição: biomecânica do esporte Antropometria, Cinemetria, Dinamometria Eletromiografia Os sistemas de medições em biomecânica evoluiram à partir das áreas de investigação e mais recentemente, considera-se ainda novos sistemas alternativos de medição na eletrofisiologia e termometria.

Análise do movimento humano O primeiro passo é o estabelecimento de objetivos para o desenvolvimento da análise do movimento humano. Em seguida, o desenvolvimento de uma ampla base de dados relativa a informações acerca do movimento esportivo. A possibilidade de intensificar as interpretações estatísticas de modelos biomecânicos depende, em primeiro lugar, da expansão dos parâmetros e variáveis do movimento nesta ampla base de dados. Para atingir esta meta considera-se necessário o período de 8 a 10 anos para que este procedimento seja bem sucedido no sentido do estabelecimento de um verdadeiro sistema de diagnóstico biomecânico da capacidade de rendimento esportivo.

Na cinemetria os sistemas são orientados para as medições dos movimentos e posturas dos gestos desportivos realizados pelos atletas, através de imagens, registro de trajetórias, decurso de tempo, determinação de curvas de velocidade e de aceleração, entre outras variáveis derivadas. São usados normalmente sistemas de vídeo, com uma ou mais câmeras, de alta frequência, para reconstrução bi e tridimensional do gesto esportivo. Na dinamometria os sistemas de medição são orientados para a obtenção das forças de reação do solo (forças externas) e das pressões dinâmicas exercidas por partes do corpo na sua interação com o meio ambiente. Temos ainda sistemas para avaliação da força de grupos musculares e seus momentos resultantes.

Com a utilização conjunta dos métodos: antropometria, eletrofisiologias e cinemetria, o movimento pode ser descrito e até modelado matematicamente, permitindo a maior compreensão dos mecanismos internos reguladores e executores de movimentos do corpo humano, observamos as áreas para análise e medição do movimento de origem analítica e/ou experimental para a determinação destes parâmetros da biomecânica.

Entre os principais objetivos que indicam a utilização deste procedimento poderíamos indicar: avaliação da técnica para competição, desenvolvimento de técnicas de treinamento, monitoramento de atletas e detecção de talentos esportivos. Dessa forma esses métodos podem ser aplicados durante o treinamento técnico baseado no princípio de informação objetiva complementar que viabilize um feedback simultâneo na aprendizagem e no aperfeiçoamento da técnica de movimento.

Figura 1: Variáveis da trajetória do Centro de Gravidade (CG) durante a fase de impulsão de um salto no voleibol.