Cleriston Marcolan Bianchessi

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Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Cleriston Marcolan Bianchessi UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS Melhoria da atenção ao usuário com hipertensão e/ou diabetes da USF Sitio Cassemiro – Redentora, RS Cleriston Marcolan Bianchessi Orientadora: Maria Auxiliadora Soares Pelotas, RS

Introdução > A prevalência da hipertensão no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32 % em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos; > Prevalência autoreferida da Diabetes Mellitus na população acima de 18 anos aumentou de 5,3% para 5,6%, entre 2006 e 2011. > A hipertensão e a diabetes são doenças crônicas, silenciosas e geradoras de problemas de saúde pública; (BRASIL, 2013)

Caracterização do Município de Redentora RS > Localização: Noroeste Rio Grande do Sul; > População: 10.222 hab. (Censo IBGE/2013) > IDH: 0.631 Rede de Serviços de Saúde no município: > 11 UBS e 4 posto satélites; > Na área não indígena: 03 UBS e 04 postos satélites com 03 ESF;

Caracterização da USF Sitio Cassemiro > Localização: Zona rural; > População: 1615 (2 micro áreas) > 01 Equipe (um médico clínico geral, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, 9 ACS, e uma auxiliar de limpeza);

Ação programática antes da intervenção Inexistência de ações voltadas aos usuários portadores de hipertensão e diabetes; Baixa cobertura (62% - 223 – portadores de HAS e 53% - 55 – portadores de DM); Registros inadequados e dados inespecíficos; Baixa cobertura odontológica.

Objetivo Geral Melhorar a qualidade da assistência prestada aos hipertensos e/ou diabéticos na Estratégia de Saúde da Família na comunidade Sítio Cassemiro no município de Redentora, Rio Grande do Sul.

Logística > Adotar os protocolos do Ministério da Saúde (Cadernos de Atenção Básica Números 36 e 37); > Capacitar a equipe durante as reuniões de equipe; > Registras as informações coletadas durante o atendimento de forma organizada e precisa; > Reativar os grupo de hipertensos e diabéticos; > Organizar o agendamento dos usuários;

Logística > Preencher a ficha espelho e a planilha de coleta de dados; > Realizar estratificação de risco cardiovascular dos usuários; > Discutir com a equipe durante as reuniões sobre o andamento da intervenção; > Realizar um controle sistemático do estoque de medicamentos e acesso aos medicamentos fornecidos pela Farmácia Popular;

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 01: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1: Cadastrar 95% dos hipertensos da área no Programa da unidade de saúde. 1º mês: 51 usuários (20,7%) 2º mês: 87usuários (35,4%) 3º mês: 147usuários (59,8%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 01: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.2: Cadastrar 95% dos diabéticos da área no Programa da unidade de saúde. 1º mês: 10 usuários (16,4%) 2º mês: 13 usuários (21,3%) 3º mês: 21 usuários (34,4%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos; Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. A meta relacionada a realização de exame clinico apropriado para os hipertensos e diabéticos de acordo com o protocolo foi totalizada em 100% nos três meses da intervenção.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1º mês: 45 usuários (88,2%) 2º mês: 83 usuários (83,9%) 3º mês: 127 usuários (86,4%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Esta meta foi alcançada em 100%.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês:44 usuários (86,3%) 2º mês: 74 usuários (85,1%) 3º mês: 130 usuários (88,4%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Esta meta foi atingida em 100% uma vez que todos os diabéticos estão fazendo uso de medicamentos da farmácia popular.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. 1º mês: 42 usuários (82,4%) 2º mês: 70 usuários (80,5%) 3º mês: 119 usuários (81%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 02: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Com bastante esforço foi possível organizar o fluxo e 100% dos diabéticos foram avaliados .

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º mês: 10 faltosos e 4 com busca ativa (40%) 2º mês: 11 faltosos e 4 com busca ativa (36,4%) 3º mês: 19 faltosos e 11 com busca ativa (57,9%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º mês: 02 faltosos e 01 com busca ativa (50%) 2º mês: 02 faltosos e 01 com busca ativa (50%) 3º mês: 04 faltosos e 03 com busca ativa (75%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 47usuário (92,2%) 2º mês: 82 usuário (94,3%) 3º mês: 141 usuários (95,9%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Referente aos diabéticos, 100% tiveram seus cadastros e ficha de acompanhamento completados corretamente.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 45 usuário (88,2%) 2º mês: 80 usuário (92%) 3º mês: 140 usuários (95,2%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Todos os usuários diabéticos tiveram a estratificação de risco realizado.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 6: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos; Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos; Todos os usuários foram orientados.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.3 e 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos. Todos os usuários foram orientados.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. 100% dos usuários foram orientados sobre os riscos do tabagismo.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.7 e 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos. Todos receberam as orientações necessárias.

Atividades realizadas durante a intervenção Visita domiciliar para busca ativa Reunião de equipe Grupo de Hiperdia

Discussão > Melhora na qualidade da atenção prestada aos hipertensos e diabéticos; > Implantação, organização e atualização nos registros de dados dos usuários atendidos; > Cadastramento de famílias e rastreamento dos diabéticos e hipertensos; > Ampliação da adesão dos usuários ao tratamento; > Integração entre a equipe e comunidade;

Reflexões do Processo de Aprendizagem > Aprimoramento profissional e crescimento pessoal; > Importância das ações de promoção e prevenção; > Dificuldades e conquistas;