Introdução à Educação Física Educação Física Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Advertisements

Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
Introdução à Educação Física Educação Física Prof. Esp
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
“Todas as relações sociais exigem o exercício do domínio próprio, paciência e simpatia” (Ibid., p. 483). Para que nossa sensibilidade não seja facilmente.
Cultura corporal de movimento A Educação Física de três maneiras diferentes: Como componente curricular das escolas. Como uma profissão caracterizada por.
UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.

POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Didática das Ciências Experimentais
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Esp. Paulo José dos Santos de Morais.
Educação e Informática Reflexões e Filosofia Prof. Gilvan Viana
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
A estruturação da personalidade
- Introdução à Semiótica -
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
O que é Educação Ambiental?
Metodologia do Ensino de Física I
Problemas Filosóficos
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
Patrimônio Material e Imaterial:
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Expressão e Linguagem Corporal
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Introdução ao estudo da Química
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Direitos Fundamentais
Curso Básico de Espiritismo
Turismo.
O que é Educação Ambiental?
A organização da vida social na visão de Karl Marx
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
A Crítica da Razão Prática
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
Disciplinas Optativas
Conceitos importantes para o estudo da História
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

Introdução à Educação Física Educação Física Prof Introdução à Educação Física Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP

“CULTURA” ou “CULTIVO” Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CEAP – Curso de Educação Física Educação Educatio = amanho da terra; criação de animais. “CULTURA” ou “CULTIVO” “Educação é o processo que visa a levar o indivíduo, concomitantemente, a explicitar sua virtualidades e a encontrar-se com a realidade para nela atuar de maneira consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas necessidades e aspirações pessoais e sociais”. Hurtado, 1988

Educação “(...) Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas, e sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado , matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrarmos nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens.”

Introdução à Educação Física Prof Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CEAP – Curso de Educação Física Educação Visa o desenvolvimento das múltiplas potencialidades humanas, em sua riqueza e diversidade, para o acesso às condições de produção do conhecimento e da cultura. Atuações: Plano Individual Plano Social Neira, 2003

Educação OEA; IX Conf. Intern. Americana (Colômbia, 1948): Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CEAP – Curso de Educação Física Educação OEA; IX Conf. Intern. Americana (Colômbia, 1948): “que toda a pessoa tem direito à educação e ela deve ser estruturada nos princípios de liberdade, moralidade, solidariedade humana e democracia.” ONU; D. U. D. H. (França, 1948): “toda pessoa tem direito à educação.”

Introdução à Educação Física Prof Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CREF 08/0005/G/AP Educação LDB (9394/96), Art. 2º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Educação Função da Escola Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CREF 08/0005/G/AP Educação Função da Escola Divulgar criticamente a todos os membros da sociedade os bens culturais acumulados pelo trabalho, pela reflexão, pela ciência, tecnologia, etc.

Introdução à Educação Física Prof Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CREF 08/0005/G/AP Educação Viabilizar aos indivíduos condições para o desenvolvimento do domínio das diversas linguagens (matemática, lingüística, artística, científica e corporal), a compreensão de fenômenos naturais e dos processos histórico-geográficos, o enfrentamento de situações-problemas, a construção da argumentações e a proposição de intervenções solidárias na realidade.

Educação Cultura Corporal de Movimento Introdução à Educação Física Prof. ESP Paulo José dos Santos de Morais CREF 08/0005/G/AP Educação Cultura Corporal de Movimento Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica.