Declínio funcional Dr. Sebastião Fernando P. Neves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Advertisements

Promoção à Saúde Aulas 1 e 2 Prof.(a) Vivianne Montezuma Promoção, Prevenção e Vigilância em saúde. EEEP Joaquim Albano.
ENVELHECIMENTO BRASILEIRO E EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico, e tratamento às IST, HIV/aids e hepatites virais para as populações chave e demais.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Introdução ao Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ambiente de trabalho e saúde
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
“Saúde em Todas as Políticas”
EPIDEMIOLOGIA.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Determinantes Sociais de Saúde
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Sistema de Saúde no Brasil
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
P R O D U T S E N Á V L SERVIÇOS Esporte Alimentação ATRATIVO Natureza
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
Transcrição da apresentação:

Declínio funcional Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Saúde funcional “Saúde funcional: é o estado de bem-estar do sujeito, no âmbito individual e das coletividades, no desempenho das atividades e na participação social, potencializando a funcionalidade, promovendo qualidade de vida e autonomia para o pleno exercício da cidadania” “Política Nacional de Saúde Funcional, proposta pelo Conselho Nacional de Saúde em 2007 durante 13ª Conferência. Dr. Sebastião Fernando P. Neves

“ Autonomia do indivíduo em seu poder de decisão, estando relacionada DECLÍNIO FUNCIONAL Capacidade Funcional “ Autonomia do indivíduo em seu poder de decisão, estando relacionada às funções cognitivas e à independência para a realização das atividades diárias instrumentais e básicas” Dr. Sebastião Fernando P. Neves

“A dependência constitui fator de risco significativo para a mortalidade na população idosa, mais relevante do que as próprias doenças que levam a ela.” (PEDRAZZO et al., 2007; CUNHA, 2009) Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Dr. Sebastião Fernando P. Neves

CONCEITO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE I Conferência Internacional da Saúde Ottawa, Canadá, 1986 “Processo de capacitação dos sujeitos e coletividades para identificar os fatores e condições determinantes da saúde e exercer controle sobre eles, de modo a garantir a melhoria das condições de vida e saúde da população (PROMOCIÓN DE LA SALUD, 2000, p. 12). “ Fonte:Curso de extensão em promoção da saúde para gestores do SUS com enfoque no programa academia da saúde / organização Cristiane Scolari Gosch ... [et al.] ; autores Alex Branco Fraga ... [et al.]. – Brasília : Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde : Fundação Universidade de Brasília, CEAD, 2013. 144 p. ; 21 cm. Dr. Sebastião Fernando P. Neves

PROMOÇÃO DA SAÚDE Estratégias: transetorialidade, mobilização social e de parcerias na implementação das ações, sustentabilidade, defesa pública da saúde Relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), que subsidiou o Capítulo Saúde da Constituição Brasileira (1988) e a legislação pertinente ao Sistema Único de Saúde (Lei Nº. 8080 de 19/9/1990). Dr. Sebastião Fernando P. Neves

PROMOÇÃO DA SAÚDE Campos de ação: implementação de políticas públicas saudáveis, Criação de ambientes saudáveis, Capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, reorientação de serviços de saúde. Fonte: Carta de Otawa Dr. Sebastião Fernando P. Neves

(66ª Assembléia Mundial de Saúde – resolução WHA66.10) Plano Global de Ações para Prevenção e Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2013-2020 (66ª Assembléia Mundial de Saúde – resolução WHA66.10) “Os países-membros, incluindo o Brasil, acordaram a meta de redução de 25% da mortalidade prematura por DCNT, entre os anos de 2015 e 2025, bem como o Marco Global de Monitoramento das DCNTs, com nove metas voluntárias e 25 indicadores de monitoramento da morbimortalidade, fatores de risco e resposta do sistema de saúde.” Dr. Sebastião Fernando P. Neves

CONSTRUINDO AS “LINHAS DO CUIDADO” . Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Práticas Populares de Cuidado Processos de Cuidado: Dialogados, Participativos, Humanizados, Acolhedores da Cultura e do Saber Popular (Fonte: Política Nacional de Saúde Integral das populações do Campo e da Floresta, 2013, Brasília DF. Dr. Sebastião Fernando P. Neves

“. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude “...Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.” Leonardo Boff Dr. Sebastião Fernando P. Neves

Determinações do Processo Saúde - Doença (Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2008,P.14) Fonte:Curso de extensão em promoção da saúde para gestores do SUS com enfoque no programa academia da saúde / organização Cristiane Scolari Gosch ... [et al.] ; autores Alex Branco Fraga ... [et al.]. – Brasília : Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde : Fundação Universidade de Brasília, CEAD, 2013. 144 p. ; 21 cm. Dr. Sebastião Fernando P. Neves