Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
Advertisements

DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA EM GERIATRIA PROFESSOR: EDUARDO ANTONIO.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Microcontroladores – MCRA4 Curso: Técnico Automação Industrial Prof ª Ms Regina F. Etó Prof. Ms Alexandre A. Carniato.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Serviço Social Disciplina: Ética Docente: Claudia F. Ribeiro.
O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos.
Administração Financeira
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
Base Nacional Comum Curricular
Autoavaliação Institucional
FACULDADES INTA Curso de Graduação em Enfermagem
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
Direito da Infância e da Adolescência
Introdução a Engenharia de Alimentos
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
1º semestre Plano de Formação
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Disciplina de Banco de Dados II
Palestra Teresópolis: a cristalização da perspectiva modernizadora
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Resumo PARTE 1.
Psicologia Aplicada ao Direito
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
- Unidade curricular Teórico-Prática;
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Plano da Disciplina: Filosofia.
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS Maria Lúcia Barroco.
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
O viés formativo do coordenador pedagógico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Comunicação e Trabalho em Grupo TARDE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Oficina de Serviço Social
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Serviço Social Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social profa Ma. Enilda.
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES Prof. Francisco E. B
Transcrição da apresentação:

Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1

A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu sou – eu não aceito. Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai a fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc. Perdoai Mas eu preciso ser outros Eu penso renovar o homem usando borboletas. Manuel de Barros

EMENTA AUTOCRACIA BURGUESA SERVIÇO SOCIAL RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL PROJETO- ÉTICO POLÍTICO

OBJETIVOS Objetivos: Geral: Discutir as tendências históricas e teórico-metodológicas do debate profissional do Serviço Social no período da autocracia burguesa, como parte essencial do movimento de afirmação de sua direção ético-política e, portanto, de construção do seu Projeto Ético-Político. Específicos: Apreender a relação entre as direções do processo de Reconceituação no Brasil e o quadro sociopolítico e econômico do país, com ênfase no período de crise da autocracia burguesa; Apreender as principais referencias do Serviço Social adotadas pela categoria como resposta às demandas de cada contexto; Identificar os impasses e avanços na assimilação da tradição marxista para o amadurecimento da profissão; Capturar as linhas de força gestadas no seio da universidade no que se refere à pesquisa, produção de conhecimento, bem como dos eventos que passaram a integrar a formação e discussões da categoria.

Competências e Habilidades Compreender e analisar criticamente o processo histórico do Serviço Social com ênfase nas diferentes concepções teórico-metodológicas que embasam a profissão; Apreensão das principais teses produzidas pela categoria no sentido da interpretação de sua trajetória histórica; Proporcionar ao aluno uma leitura crítica do desenvolvimento histórico da profissão (três direções filosófica que caracterizam o processo de renovação da profissão) e a dinâmica de acumulação capitalista como subsídios necessários ao exercício profissional crítico- propositivo.

Metodologias de Ensino 1. Estratégias de Ensino ( x ) Aulas Expositivas ( x ) Seminários ( x ) Estudo dirigido ( x ) Leituras programadas ( x ) Atividades integradas ( x ) Aulas teóricas ( x ) Discussão em pequenos grupos 2. Recursos Audio-Visuais ( x ) Quadro Branco ( x ) Vídeos/Filmes ( x ) Retroprojetor ( x ) Textos ( x ) Data-show

Conteúdo Programático Unidade I Capitalismo monopolista e autocracia burguesa (o significado do golpe de abril) O processo de renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa O Movimento de Reconceituação latino americano

Unidade II Perspectiva modernizadora (positivismo) Reatualização do conservadorismo (fenomenologia); Intenção de Ruptura (marxismo)

Avaliação As avaliações dos discentes serão realizadas através de produção individual ou em grupo de, seminários, estudos dirigidos e avaliação escrita individual sobre os temas específicos além de um trabalho prático que proporcione um contato dos alunos com o trabalho dos assistentes sociais nos serviços de saúde. Como avaliação complementar será considerada a participação em sala de aula, assiduidade e pontualidade na entrega das atividades parciais solicitadas durante o semestre. A avaliação da disciplina: será contínua, sendo possível repensar ou manter aspectos metodológicos adotados e assim viabilizar um bom rendimento pedagógico.

Bibliografia NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Algumas dicas para ler Ditadura e Serviço Social Não há uma ordem cronológica! Passeio pelas décadas: 50, 60, 70, e 80  idas e vindas; Nesse movimento de ir e vir a volta é sempre recheada de novidades!!! Dialética

Uso de termos “diferentes” pouco utilizados e muitas vezes com significado pouco aplicado ao contexto  dicionário.