Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Advertisements

Melhoria da atenção à saúde dos usuários com HAS e/ou DM da UBS/ESF Genésio Albuquerque, Eirunepé/AM Janieldo Araújo Cavalcante Orientadora: Marcela Soares.
Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Orientadora: Ana Luiza Cerdótes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 8 Melhoria na Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL Turma 8 – Julho de 2014 Melhoria da Atenção à Pessoa com Hipertensão e ou Diabetes na ESF XV Fátima,
Transcrição da apresentação:

Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas   Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na ESF 2 Florêncio , Santana da Boa Vista,RS. Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas

INTrodução A Hipertensão arterial sistêmica e a Diabetes Mellitus são doenças crônicas não transmissíveis freqüentes em nossas comunidades e a nível mundial. A hipertensão arterial é considerada uma das principais causas de morte prematura, responsável por mortes por doença cardiovascular e infarto. . Principais Fatores do Risco relacionados com doenças crônicas não transmissíveis(DCNT). Importância do diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

introdução Município: Santana Da Boa Vista– RS. População aproximada: 8440 hab. UBS – cobertura de 100%. 2 ESF. 1 Equipes de Saúde Bucal. Hospital municipal atende emergências/urgências.

MAPA RIO GRANDE DO SUL

CIDADE SaNTANA DA BOA VISTA

CIDADE SANTANA DA BOA VISTA

introdução ESF Florêncio – População cadastrada: 3621 hab. ESF fica na Policlínica Central. 291 usuários maiores de 20 anos portadores de HAS. 112 usuários maiores de 20 anos portadores de DM .

introdução Anteriormente a intervenção: Não havia grupos de hipertensos nem diabéticos . Não tinha registro dos usuários portadores de HAS e DM. Não existia agendamento de consulta, o 100% da atenção se realizava por demanda espontânea. As atividades de atenção a Hipertensão e Diabetes eram concentradas no médico.

objetivo Melhorar a qualidade da atenção aos usuários portadores de HAS e DM na ESF#2 Florêncio do município de Santana da Voa Vista -RS.

metodologia Período de 12 semanas. Capacitação da equipe. Aumento do número de usuários cadastrados com HAS e DM. Melhoria da qualidade da atenção . Melhoria da busca ativa. Melhoria dos registros.

metodologia Logística: Ficha espelho. Planilha de coleta de dados. Ficha de acompanhamento de hipertensos e diabéticos . Manual Técnico de HAS e o Manual Técnico de D M, ambos do Ministério da Saúde 2013 e disponíveis na UBS.

Objetivos, metas e resultados Ampliar a cobertura de hipertensos e diabéticos da área de abrangência. META: Cadastrar 70% dos hipertensos da área de abrangência. RESULTADOS: Cadastramos 291(52,8%) hipertensos, não atingindo a meta proposta pela diminuição das semanas da intervenção.

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados Ampliar a cobertura de hipertensos e diabéticos da área de abrangência. META: Cadastrar 70 % dos diabéticos da área de abrangência. RESULTADOS: Cadastramos 112 (82,4%) diabéticos, alcançando, assim mais da meta proposta .

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. METAS: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Realizar avaliação das necessidades de atendimento odontológico ao 100 % dos hipertensos e diabéticos.

Objetivos, metas e resultados Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. META: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares. RESULTADOS: Realizamos exames complementares a 291 (100%) dos hipertensos.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS

Objetivos, metas e resultados Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos META: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares. RESULTADOS: Realizamos exames complementares a 112 (100%) dos diabéticos.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS

Objetivos, metas e resultados Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. META: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos. RESULTADO: Realizamos a estratificação de risco cardiovascular a 261 (89,7%) dos hipertensos. O período de coleta dos dados terminou sem que tenha sido possível a 100% dos usuários retornarem com os resultados dos exames.

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. META: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos. RESULTADOS: Realizamos a estratificação de risco cardiovascular a 110 (98,2%) dos diabéticos. O período de coleta dos dados terminou sem que tenha sido possível a 100% dos usuários retornarem com os resultados dos exames.

Objetivos, metas e resultados

resultados Realizamos exame clínico ao 100% dos usuários portadores de HAS e DM. O 100% dos usuários portadores de HAS e DM adquirierom medicamentos através da farmácia popular. Realizamos avaliação odontológica ao 100 % dos pacientes portadores de HAS e DM. Realizamos a busca ativa ao 100 % dos usuários com HAS e DM faltosos a consulta.

Resultados Realizamos a ficha de acompanhamento ao 100% dos usuários portadores de HAS e DM. Realizamos orientação nutricional sobre alimentação saudável ao 100% dos usuários portadores de HAS e DM. Realizamos orientação sobre a importância da pratica regular de exercícios físicos ao 100% dos usuários com HAS e DM. Realizamos orientação sobre o risco de tabagismo ao 100% dos pacientes portadores de HAS e DM. Realizamos orientação sobre a importância da higiene bucal ao 100% dos usuários portadores de HAS e DM.

discussão Importância para a equipe e serviço: Aperfeiçoamento da prática profissional, maior comprometimento, propiciou a ampliação da cobertura da atenção , melhora da busca ativa, atualização do registro de cadastro e qualificação da atenção. Importância para a comunidade: Facilidade de acesso a consulta agendada. Facilidade de acesso a realização dos exames.

discussão Qualificamos a atenção com destaque para a ampliação do exame dos pés dos diabéticos. Identificação precoce de complicações e para a classificação de risco de ambos os grupos. Facilidade da busca ativa de pacientes faltosos a consulta.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Seriedade e comprometimento do curso. Prática profissional aprimorada de todos os profissionais envolvidos. Comprometimento na qualidade da assistência e registros das informações. Alta qualificação científica do curso. Alta preparação e qualidade acadêmica dos orientadores. O curso foi uma fonte de aquisição e expansão de conhecimentos sob a saúde da família e a comunidade.

Dania Rojas Gonzaléz. Medica do Programa Mais Médicos Dania Rojas Gonzaléz. Medica do Programa Mais Médicos. Email: daniarojasgonzalez@yahoo.es Tel: (53)81228972.