Parte 1 O conhecimento científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Conhecimento e seus Níveis
Advertisements

O conhecimento científico
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.
Classificação dos Métodos de Ensino:
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
METODOLOGIA DA PESQUISA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Abordagens Mistas e Triangulação
Introdução ao estudo da Psicologia
Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução
Como encaminhar uma pesquisa?
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Metodologia Científica
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Trabalhos científicos
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
A PESQUISA QUALITATIVA
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PESQUISA QUALI/QUANTI
O Que é Ciência?.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Clássicos da sociologia: Max weber
Métodos científicos Profª. Polliana Pires.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O Significado de Pesquisar
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Aula 07 CursoDireito. Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica.
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

Parte 1 O conhecimento científico

O histórico do método científico Capítulo 1 O histórico do método científico

O conhecimento e seus níveis Conhecimento empírico Conhecimento científico Conhecimento filosófico Conhecimento teológico

O conhecimento empírico É um conjunto de saberes apreendidos de maneira informal ou não-formal por meio das práticas e das experiências vividas. Pode possuir variados graus de certeza Permite a teorização e a conceituação, mas não deve ser utilizado para atribuir caráter de verdade à pesquisa. Serve, na maioria das vezes, como ponto de partida para a pesquisa científica.

O conhecimento científico Distingue-se de outras formas de conhecimento por buscar as causas e as leis em seu campo de estudo, que compreende os objetos, os fatos, os processos e os fenômenos. Busca a verdade por meio da aplicação de métodos e técnicas que proporcionem controle, sistematização, verificação e replicação.

O conhecimento filosófico Distingue-se do método científico pelo objeto de estudo e pelo método que utiliza. Ocupa-se das realidades abstratas, que são imperceptíveis aos sentidos e não podem ser submetidas ao crivo das experiências. A curiosidade gera interrogações; estas geram reflexões que podem ou não levar a conclusões, mas que permitem formar opiniões.

O conhecimento teológico Tem como objeto de estudo o mistério, aquilo que é oculto. Aquele que manifesta o oculto é o revelador; ele pode ser uma entidade supranatural ou uma figura de autoridade. A fé é teológica quando o revelador é Deus; a fé é humana quando o revelador é um homem ou uma mulher.

O trinômio Verdade: resultado do desvelamento do ser e da essência das coisas. Evidência: manifestação clara e transparente do ser e da essência das coisas. Certeza: estado de espírito que consiste na adesão a uma verdade.

A formação da postura científica Características da postura científica: crítica, objetiva e racional. Qualidades da postura científica: honestidade, imparcialidade e liberdade intelectual. Importância da postura científica: credibilidade, verificabilidade dos procedimentos e capacidade de replicar os resultados.

Conceitos, leis, teorias e doutrinas Capítulo 2 Conceitos, leis, teorias e doutrinas

Conceitos São construções lógicas elaboradas a partir de um determinado sistema de referências. Para ter validade científica, precisam ser operacionais, isto é, precisam ser experimentados por diferentes pesquisadores para que as hipóteses e teorias explicativas sejam confirmadas ou rejeitadas. São a pedra angular para a construção de teorias, assim como as células o são para a existência dos corpos.

Leis São as relações constantes e necessárias que derivam da natureza das coisas. As leis abordadas pela metodologia científica são as leis científicas, que presidem as relações de causa e efeito nos objetos, fatos, processos e fenômenos, e não as leis humanas, divinas ou de outras ordens. Sempre que um objeto, fato, processo ou fenômeno se enquadra em uma lei, ele se comporta conforme o estabelecido por ela.

Teorias São formuladas depois de uma lei ser descoberta e de os conceitos serem testados; são usadas para a interpretação e a explicação dos objetos, fatos, processos e fenômenos estudados. Conferem organicidade e unidade ao saber científico. Refletem sempre o estado da arte em determinado momento, e não a verdade propriamente dita.

Doutrinas São um corpus de conhecimentos de natureza ética. Elas não se limitam a explicar os fatos, processos e fenômenos e articulam uma determinada corrente de pensamento. Propõem diretrizes para a ação. Por representar interesses de classes, culturas ou corporações, preconizam certas coisas e proíbem outras.