Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
Advertisements

Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Max Weber ( ) Thiago Gonçalves.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Contexto histórico - “A modernidade”
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Atividade 3 - A teoria de Max Weber A Sociologia é uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva. Para ele, não basta descrever as atitudes e relações.
( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
TIPOS DE CONHECIMENTO
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Estudando Para o ENEM de forma invertida
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
VIDEOAULA 4 Max Weber ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Fundamentos das Ciências Sociais
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
ÉMILE DURKHEIM.
(Karl Emil Maximilian Weber)
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
Parte 1 O conhecimento científico
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
Profa. Mestre Marta Ajej
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
(Karl Emil Maximilian Weber)
Abordagem Comportamentalista
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Pierre Bourdieu ( ).
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Articulação estratégica e intervenção profissional Estratégias e trajetórias REFERÊNCIA Faleiros, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10.
Faculdade Sete de Setembro – FASETE
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
A África como protagonista da História
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Avaliação continuada.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
MAX WEBER
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Conhecimento e Verdade
WEBER Ação Social, Dominação e o Estado Moderno
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
Max Weber  .
Emile Durkheim ( ) Modelo orgânico de sociedade: Para Durkheim, a sociedade é como um organismo vivo, onde cada instituição funciona como um “órgão”
Introdução à Estética.
(Karl Emil Maximilian Weber)
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
Clássicos da sociologia: Max weber
Plano de aula de tipos sanguíneos
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Aula: Renascimento e Modernidade
Poder, dominação e Política
Transcrição da apresentação:

Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA 1864-1920 ESCOLA SOCIOLÓGICA IDEALISMO ALEMÃO Principais contribuições: Estabelece como ponto de partida da análise sociológica a ação individual; Base para o relativismo cultural; Crítica ao determinismo social positivista.

Objeto de estudo: AÇÃO SOCIAL Conduta humana (ato, omissão ou permissão) dotada de sentido subjetivo dado por quem executa tendo em vista a ação de outro(s) indivíduo(s). Quem dá sentido ao social é o indivíduo; As ações sociais são dotadas de causa, intenção e expectativa; Nem toda ação individual é social.

Condutas reativas Homogênea ou instintiva Imitativa ou de multidão São condutas destituídas de sentido, pois não se conectam às ações do outro, portanto não são ações sociais. Execução provocada por pressões naturais ou fisiológicas. Homogênea ou instintiva São espelhadas na conduta de outros: condicionada pelas massas. Imitativa ou de multidão

Você consegue compreender essas ações? 1- Uma pessoa desejando comprar sua casa própria avalia suas despesas mensais, seus recursos financeiros e estipula uma estratégia para alcançar seu objetivo. 2- Alguém que denuncia uma facção criminosa existente em seu bairro mesmo sabendo que isso pode colocá-la em situação de perigo. 3- Um aluno chega em sua sala de aula e senta-se na mesma carteira (cadeira) de sempre. 4- Um rapaz que, vendo sua namorada conversando com outro homem, deixa-se possuir pelo ciúme e vai tirar satisfações sobre o acontecimento.

Tipos puros de ação social Racionais Com relação a fins Com relação a valores Objetivos claros e estratégias para alcançá-los bem definidas. Leva-se em consideração as convicções e fidelidade a certos valores ao agir. Irracionais Afetiva Tradicional É aquela advinda de emoções imediatas: vingança, desespero, inveja e etc. Hábitos e costumes arraigados são a principal motivação.

Relação Social Conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos e expectativas. Não há necessidade de correspondência quanto ao conteúdo; Podem ser efêmeras (passageiras) ou duráveis; Pode alterar o sentido durante a execução.

Tipos puros de relação social Associativas Apóia-se num acordo de interesses motivado racionalmente. Mais caracterizadas por elementos impessoais, contratuais, formais, etc. Comunitárias Fundada num sentimento subjetivo de pertencimento mútuo. Mais caracterizadas por elementos pessoais, afetivos, informais, etc.

Associativa ou Comunitária ?

Escola Trabalho Religião Estado Família Moral

Tipo Ideal - Puro Definição Modelo conceitual elaborado pelo cientista que serve de referência para análise da realidade. Permite conceituar a realidade parcialmente; O cientista social ao tentar entender a realidade destaca dela seus aspectos mais relevantes cujo critério de seleção são seus valores pessoais. Aplicação Da comparação entre o projetado (tipo ideal) e o encontrado, chega-se à conclusões/resultados. Ele é abstrato, racional e unilateral

Racionalização Desencantamento Indícios do desencantamento Predomínio da razão; da ciência; da técnica Prevalência da lógica do capital; Decadência da cultura (vista como mercadoria); Progresso econômico / científico não acompanhado da diminuição da desigualdade social.