DIREITO TRIBUTÁRIO Revisão para OAB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Sistema Tributário Nacional Noções gerais de Direito Tributário.
Advertisements

Espécies tributárias. Impostos Taxas De polícia De serviço Contribuição de melhoria Empréstimo compulsório Contribuições especiais SociaisPara a seguridade.
ACADÊMICOS: Eduardo Rieger Franciele Aline Gutjahr.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
Danilo Guimarães Cunha – Advogado, especialista em direito tributário e em direito público – constitucional e administrativo, mestrando em direito e políticas.
DIREITO TRIBUTÁRIO CONTRIBUIÇOES SOCIAIS As Contribuições Sociais também são denominadas de Contribuições Paraestatais, Sindicais ou Previdenciárias são.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA CONCEITOS INICIAIS Profª. Luciana Alencar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal)
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Vamos ver nesta aula, as transferências constitucionais, que são cotas de participação nos tributos pagos à União. Ou seja, são parcelas de recursos arrecadados.
23 de fevereiro de 2017 Receita Pública
CAPÍTULO 3 DOS TRIBUTOS PREVISTOS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL: 3.1. Conceito de tributo Natureza jurídica Das espécies tributárias.
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
CAPÍTULO 4 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS: 4.1. Princípios e regras Natureza jurídica dos princípios Funções dos princípios Princípios constitucionais.
Do Processo Tributário
PIS e COFINS Creditamento sobre o IPI e o ICMS/ST destacados nas aquisições 24 de janeiro de 2013.
Decadência e Prescrição
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 9)
Imunidade tributária do ICMS na aquisição de mercadorias por instituições de educação e de assistência social Rafhael Wasserman.
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
TAURON OPERAÇÕES COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
AULA 12: Perda da propriedade
RECEITA FINANCEIRA E ORÇAMENTO
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 8)
IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS
Planejamento Tributário
QUESTÕES DE ÉTICA PROFISSIONAL
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Planejamento Tributário
Processo Judicial Tributário
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
20 ANOS DO ECA.
POLÍTICA FISCAL.
Direito do Consumidor Revisão para o XXI Exame da OAB
Com Nívea Cordeiro e os alunos do 5o “E” - Direito
Concessão de Serviço Público e seu regime jurídico
DIREITO TRIBUTÁRIO Karoline Schramm.
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
Variações Patrimoniais
3° QUA º QUA º QUA 2017 Set - Dez Jan - Abr Mai - Ago 2017.
GESTÃO TRIBUTÁRIA E EMPRESARIAL
Educação Fiscal.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EMPRESARIAL
Legislação Tributária
INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO- DIREITO FINANCEIRO
Legislação Tributária
IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÔNIO E A RENDA
BACHARELADO EM DIREITO
DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 07 Art
Londrina (PR) – Maringá (PR)
Londrina (PR) – Maringá (PR)
Direito Constitucional
Tributo – definição e espécies II Prof. Robinson Barreirinhas
POLÍTICA FISCAL.
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
AULA 4 – CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
PESSOA JURÍDICA aspectos materiais e processuais
Administração Financeira e Orçamentária
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Alagoas
Inscrição na OAB; Mandato judicial Prof. Arthur Trigueiros
40 dias XXIX EOAB.
Plano de Custeio: Novas Alíquotas de Contribuição
POLÍTICA FISCAL.
Transcrição da apresentação:

DIREITO TRIBUTÁRIO Revisão para OAB Prof. Ms. Mauricio Pichiliani (mauriciopichiliani@hotmail.com)

Dicas para a prova Respire fundo; Escolha e faça primeiro as matérias que você domina; Calcule o tempo que você demora em cada pergunta; Deixe anotadas nas questões difíceis as alternativas que você tem dúvidas para responder no fim; Responda por último as questões mais difíceis; Separe um tempo para preencher o gabarito;

Espécies tributárias São cinco as espécies tributárias impostos (art. 145, I, CF e arts. 5º e 16, CTN) taxas (art. 145, II, CF e arts. 77 a 79, CTN) contribuições de melhoria (art. 145, III, CF e arts. 81 e 82, CTN) empréstimos compulsórios (art. 148, CF e art. 15, CTN) contribuições (arts. 149 e 149-A, CF e art. 219 CTN)

XIII Exame de ordem (FGV/XIII Exame de Ordem – 2014) José recebeu auto de infração pelo inadimplemento de determinado tributo instituído por lei ordinária. José contesta a exigência fiscal sob o argumento, correto, de que o tributo em questão deveria ter sido instituído por lei complementar. A partir da hipótese apresentada, assinale a opção que indica o tributo exigido no referido auto de infração. A) Contribuição de Interesse de Categoria Profissional. B) Contribuição de Melhoria. C) Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. D) Empréstimo Compulsório.

Impostos União – II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF Discriminados Estados – ICMS, IPVA, ITCMD (típicos) Municípios – IPTU, ISS, ITBI ordinários Competência exclusiva da União indiscriminados Lei complementar (residuais) fato gerador e base de cálculo novos Impostos não cumulatividade Guerra e iminência de guerra extraordinários Lei ou MP Será suprimido gradativamente ao fim da guerra Atinge qualquer fato, inclusive aqueles já tributados

X Exame de ordem (FGV/X Exame de ordem - 2013) A União criou um novo imposto não previsto na CRFB mediante lei complementar sobre a propriedade de veículos de duas rodas não motorizados, que adota fato gerador e base de cálculo diferente dos demais discriminados na Constituição. Nessa situação, a União terá feito uso de competência   A) comum. B) residual. C) cumulativa. D) extraordinária.

Princípios Tributários L egalidade U niformidade geográfica C apacidade contributiva I sonomia A nterioridade N ão confisco A nterioridade nonagesimal   I rretroatividade Liberdade de T ráfego U niformidade tributária (não discriminação tributária) Princípios tributários - Estatuto do contribuinte (arts. 150, 151 e 152, CF)

XII Exame de ordem (FGV/XII Exame de Ordem – 2014) A respeito dos Princípios Tributários Expressos e Implícitos, à luz da Constituição da República de 1988, assinale a opção INCORRETA.   A) É vedado à União instituir isenções de tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. B) O princípio da irretroatividade veda a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. C) É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino. D) Pelo princípio da anterioridade, para que os tributos possam ser cobrados a cada exercício, é necessária a prévia autorização na lei orçamentária.

Imunidades Tributárias Imunidade (art. 150, VI, CF) a) Imunidade recíproca; b) Imunidade de templos de qualquer culto; c) Imunidade de entidades educacionais, assistenciais, partidos políticos e suas fundações, e sindicatos dos trabalhadores; d) Imunidade objetiva de imprensa; e) Imunidade objetiva de fonogramas e videofonogramas;

XXIII Exame de ordem O reitor de uma faculdade privada sem fins lucrativos (cujas receitas, inclusive seus eventuais superávits, são integralmente reinvestidas no estabelecimento de ensino) deseja saber se está correta a cobrança de impostos efetuada pelo fisco, que negou a pretendida imunidade tributária, sob o argumento de que a instituição de ensino privada auferia lucros. Na hipótese, sobre a atuação do fisco, assinale a afirmativa correta. A) O fisco agiu corretamente, pois a imunidade tributária apenas alcança instituições de ensino que não sejam superavitárias. B) O fisco agiu corretamente, pois a imunidade tributária apenas alcança instituições públicas de ensino. C) O fisco não agiu corretamente, pois não há impedimento à distribuição de lucro pelo estabelecimento de ensino imune. D) O fisco não agiu corretamente, pois, para que seja concedida tal imunidade, a instituição não precisa ser deficitária, desde que o superávit seja revertido para suas finalidades.

Linha do tempo Crédito tributário Exclusão Título executivo Execução Fiscal Fato gerador Lançamento Extinção Exclusão Hipótese de incidência Tributária (art. 114, CTN) Obrigação Tributária (art. 113, 1º, CTN) Crédito Tributário (art. 142, CTN) Hipóteses Previstas no (art. 156, CTN) Anistia (art. 180, CTN) Inscrição da dívida ativa (art. 2º, §3º LEF) Suspensão Isenção (art. 176, CTN) MODERE COCOPA (art. 151, CTN)

XV Exame de ordem (FGV/XV Exame de Ordem – 2014) Um empresário consulta um escritório de advocacia sobre a possibilidade de a sociedade da qual é administrador participar de uma licitação, sendo certo que, para tal, terá que apresentar uma certidão demonstrando a inexistência de débitos fiscais com o governo federal. Ele informa que a sociedade foi autuada pelo não recolhimento do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR), e a defesa administrativa, apresentada no prazo, ainda não foi apreciada pelo órgão competente. Considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que a sociedade   A) não poderá participar da licitação, pela existência de crédito tributário vencido e não pago. B) poderá participar da licitação, pois o crédito tributário está com a exigibilidade suspensa. C) poderá participar da licitação somente após a defesa administrativa ser analisada. D) somente poderá participar da licitação se depositar o valor do crédito tributário.

Fim (e boa prova!!!) mauriciopichiliani@hotmail.com