Desenvolvimento de Sistemas

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Desenvolvimento de Sistemas

Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, como estrutura de solução de problemas de sistemas de informação. Descrever e dar exemplos para ilustrar como você pode utilizar cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação para desenvolver e implantar um sistema. Explicar como a prototipagem pode melhorar o processo de desenvolvimento de sistemas para usuários finais e especialistas de SI.

Objetivos do Capítulo (cont.) Identificar as atividades envolvidas na implantação de novos sistemas de informação. Descrever diversos fatores de avaliação que devem ser considerados na avaliação de aquisição de hardware, software e serviços de SI. Identificar as várias soluções de administração de mudanças para a resistência do usuário final à implantação de novas aplicações de e-business.

Monitorar e avaliar os Resultados Abordagem Sistêmica à Solução de Problemas Projetar a Solução Definir o Problema Desenvolver Soluções Alternativas Selecionar Implantar Monitorar e avaliar os Resultados

Ciclo Tradicional de Desenvolvimento de Sistemas Implantação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Investigação de Sistemas Estudo de Viabilidade Análise de Sistemas Requisitos Funcionais Projeto de Sistemas Especificações do Sistema Manutenção de Sistemas Melhoria do Sistema Compreender Problema ou Oportunidade Empresarial Desenvolver uma Solução de Sistemas de Informação Implantar a Solução de Sistemas de Informação

Processo de Prototipagem Utilizar e Manter o Sistema Aceito Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Rever os Protótipos para Atender Melhor aos Requisitos do Usuário Final Ciclo de Prototipagem Manutenção

Investigação de Sistemas Viabilidade Organizacional Isso se ajusta bem? Operacional Será aceita? Econômica Dispomos de recursos? Técnica Existe tal capacidade?

Áreas Chaves da Análise de Sistemas Organizacional Requisitos Funcionais Sistema Atual

Projeto de Sistemas Projeto da Interface do Usuário Projeto dos Dados Processo Projeto de Tela, Formulário, Relatório e Diálogo Projeto da Estrutura dos Elementos dos Dados Projeto de Programas e Procedimentos

Controle Quais controles são necessários? Processamento Desenvolvimento pelo Usuário Final Controle Quais controles são necessários? Processamento Quais operações são necessárias nas entradas? Entrada Quais dados são requeridos? Saída Quais informações são necessárias? Armazenamento A aplicação precisará armazenar dados?

O Processo de Implantação Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento e Modificação Teste do Sistema Treinamento do Usuário Final Documentação do Sistema Conversão

Fatores de Avaliação de Hardware Desempenho Custo Confiabilidade Avaliando Hardware e Software Fatores de Avaliação de Hardware Desempenho Custo Confiabilidade Compatibilidade Tecnologia Ergonomia Conectividade Adaptabilidade Suporte Fatores de Avaliação de Software Qualidade Eficiência Flexibilidade Segurança Conectividade Linguagem Documentação Hardware

Fatores de Avaliação dos Serviços de SI Desempenho Avaliando Serviço de SI Fatores de Avaliação dos Serviços de SI Desempenho Desenvolvimento de Sistemas Manutenção Conversão Treinamento Backup Acessibilidade Posição Empresarial Hardware Software

Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento de Software Implantando Novos Sistemas Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento de Software Treinamento Teste Documentação Conversão

Métodos de Conversão Sistema Antigo Paralela Sistema Novo Piloto Sistema Antigo Por Etapas Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Direta

Administrando a Mudança Organizacional Visão Executiva Administração da Mudança Projeto Organizacional Missão e Papel da Organização Mensuração e Prêmios Núcleo de Desenvolvimento de Competências Redesenho do Trabalho

Resumo do Capítulo Profissionais de empresas e especialistas de SI utilizam uma abordagem sistêmica para desenvolver soluções com SI para atender às necessidades de negócios. Prototipagem é uma importante metodologia alternativa ao ciclo tradicional de desenvolvimento de SI cujas ferramentas e métodos promovem um processo repetitivo e interativo.

Resumo do Capítulo (cont.) O potencial de desenvolvimento de aplicações embutido em muitos pacotes de software tornaram mais fácil para o usuário final o desenvolvimento de suas próprias aplicações de e-business. O processo de implantação de projetos de SI envolve a aquisição, a documentação, o treinamento, a instalação e a conversão. Profissionais de empresas devem saber como avaliar os produtos de TI para aquisição. As propostas dos fornecedores de TI devem basear-se nas especificações estabelecidas durante a fase de projeto.

Resumo do Capítulo (cont.) As atividades de implantação incluem a administração da introdução e implementação de mudanças nos processos de negócios, estruturas organizacionais, atribuições de cargos, e relações de trabalho que resultam de iniciativas de e-business. FIM